Gestão de Turismo

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
CIDADE UNIVERSITÁRIA Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
INDIANÓPOLIS Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
MARQUÊS Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
NORTE Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
PARAÍSO Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
PARAÍSO Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
PAULISTA Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
PINHEIROS Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
TATUAPÉ Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
SANTANA DE PARNAÍBA Autorização Resolução CONSUNI n. 160615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo tem como objetivo desenvolver no aluno competências associadas à utilização de métodos e técnicas no ambiente de gestão, tornando-o um profissional capaz de atuar nos Departamentos de Administração, Finanças, Vendas, Planejamento, Recepção, Marketing e Compras de empresas do mercado turístico do setor privado, público ou de organizações não-governamentais.

2. Atividades Principais

  • Definir objetivos de planejamento estratégico de negócios e de projetos aplicados ao trade turístico;
  • analisar e diagnosticar a infra-estutura turística;
  • planejar, comercializar e executar atividades nos segmentos turísticos;
  • analisar e implementar negócios pelo e para o cliente;
  • definir e implementar diferenciais competitivos em organizações do segmento de turismo e hotelaria;
  • definir e implementar padrões de qualidade no segmento;
  • organizar e administrar os setores internos de estabelecimentos ligados ao turismo, como parques temáticos, pousadas, hotéis, clubes, espaços de eventos, entre outros;
  • definir e liderar equipes de trabalho.

3. Mercado de Trabalho

  • Supervisor/Coordenador de Operações em empresas de turismo e hotelaria
  • Responsável pelo atendimento ao cliente nos departamentos ligados à área do turismo e hotelaria
  • Gestor Operacional em empresas de lazer, entretenimento, eventos, agências de turismo e hotelaria
  • Gerente de setor responsável pelo contato com fornecedores de produtos e serviços e com os clientes de
    empresas de turismo, eventos, lazer e entretenimento e hotelaria
  • Gestor de Estratégias, Planejamento Tático e Operações em setores públicos e privados de turismo e lazer
  • Responsável por treinamento e surpervisão de funcionários das empresas fornecedoras de produtos e serviços nos setores de turismo e hotelaria

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenador

Rodrigo Stolf

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de Atendimento.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Agências de Viagem 60
Arte, Cultura e Patrimônio 60
Atividades Complementares 100
Cerimonial, Protocolo e Etiqueta 30
Controle de Custos e Formação de Preços 30
Desenvolvimento Sustentável 30
Dinâmica das Relações Interpessoais 30
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Elaboração de Roteiros Turísticos 60
Estratégia de Marketing e Vendas 60
Estudo de Viabilidade dos Projetos Turísticos e Hoteleiros 60
Estudo das Bebidas 60
Estudos Disciplinares 300
Evolução da Gastronomia 60
Fundamentos de Turismo 60
Gestão dos Meios de Hospedagem 60
Gestão em Serviços de Hospitalidade 60
Hospitalidade: Turismo, Hotelaria e Gastronomia 60
Lazer, Entretenimento e Recreação 60
Legislação Aplicada a Hospitalidade 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Organização de Eventos 60
Planejamento e Organização em Turismo 60
Plano de Negócios 30
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Segmentação de Mercado 60
Sistemas de Transportes em Turismo 30
Tendências em Hospitalidade 30
Turismo Gastronômico  60

Carga Horária Total: 2.020 horas-aula (1.683 horas)

INSCREVA-SE!