Exposição Identidade Cultural – da Literatura para a Razão é aberta no campus Indianópolis

De 20 de março a 19 de abril, o campus Indianópolis recebe a mostra fotográfica Identidade Cultural – da Literatura para a Razão, com fotos de Márcio Lauria Filho que ilustram o livro homônimo da historiadora Vanilda Ribeiro dos Santos.

A coordenadora geral de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Marina Soligo, realizou a abertura da mostra, ocorrida no dia 20. A mesa contou ainda com a presença do fotógrafo Márcio Lauria, da coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da UNIP, professora Cintia Saraceni, e de Andressa Chaves, uma das retratadas no livro. O curador do projeto, Luciano Dib, especialista em cirurgia bucomaxilofacial e professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da UNIP, também participou discursando sobre o tema Nós devolvemos identidade apresentando as propostas do Instituto Mais Identidade, do qual é presidente.

Com um olhar atencioso e comprometido com as histórias dos personagens que protagonizam a obra, o fotógrafo captou o sorriso que é visto nos olhos e sentido na alma de cada um: “(...) após ter ouvido as histórias de vida dos retratados, busquei captar sorrisos que configurassem um outro tipo de apogeu: o apogeu de vinte trajetórias de superação diária, sem trégua, de enormes dificuldades pessoais (...)”, ressaltou Márcio Lauria.

Vanilda Ribeiro dos Santos, autora da obra e idealizadora do projeto Identidade Cultural – da Literatura para a Razão, explica que tanto o livro como a exposição buscam valorizar a autoestima da pessoa com deficiência. “A ideia do projeto surgiu da necessidade de criar algo que trouxesse como protagonistas os portadores de necessidades especiais”, destacou.

A exposição ficará aberta ao público em dois campi da UNIP e, simultaneamente, as fotografias poderão também ser vistas nas estações Fradique Coutinho, Paulista e Luz da Linha 4 – Amarela do metrô de São Paulo.

 

 

Serviço – Exposição Identidade Cultural – da Literatura para a Razão

 

UNIP

Campus Indianópolis – de 20 de março a 19 de abril

Rua Dr. Bacelar, 1212 – Vila Clementino, São Paulo, SP

Campus Campinas/Swift – de 25 de abril a 24 de maio

Rua Comendador Enzo Ferrari, 280, Swift, Campinas, SP

 

Metrô

 

Linha 4 – Amarela 
Estação Fradique Coutinho – de 2 de março a 2 de abril
Estação Paulista – de 3 de março a 2 de maio
Estação Luz – de 3 a 30 de maio