Universidade Paulista http://www3.unip.br Últimas notícias pt-br Copyright Unip. Todos os direitos reservados. UNIP - Universidade Paulista http://www2.unip.br/img/layout/logo_unip_rss.gif http://www3.unip.br 154 79 <![CDATA[23/05/2018 - Grupo de Pesquisa e Setor de Internacionalização Acadêmica recebe pesquisador de Lisboa ]]> Por Pós - enviada por email

O Grupo de Pesquisa “Relacionamentos Interpessoais e Familiares na Contemporaneidade” (UNIP/CNPq), em parceria com o Setor de Internacionalização Acadêmica da UNIP, recebeu o professor Carlos Daniel Moreira de Barros, pesquisador da Universidade de Lisboa.

Carlos Daniel manifestou interesse pelas pesquisas desenvolvidas pelo Grupo, liderado pela professora do curso de Psicologia e coordenadora de Iniciação Científica, Marília Millan, e, no dia 4 de maio, participou de um encontro com seus pesquisadores. Já no dia 5, no campus Paraíso, proferiu palestra para alunos e professores sobre o tema Impacto da emigração no indivíduo e no sistema familiar.

]]>
DATA23/05/2018
<![CDATA[22/05/2018 - Campus São José do Rio Preto realiza a Vigésima Primeira Jornada de Comunicação Social ]]> Por Débora Barbosa

Nos dias 7, 8 e 9 de maio, os alunos do terceiro semestre do curso de Publicidade & Propaganda do campus São José do Rio Preto realizaram a Vigésima Primeira Jornada de Comunicação Social 2018, com o tema Censura e Ética. Participaram do evento professores e alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda, além de renomados palestrantes do mercado de trabalho.

No dia 7, a diretora do campus, Simone Buchala, e o coordenador auxiliar do curso, Givaldo dos Reis, realizaram a abertura agradecendo a comissão organizadora e a todos os presentes. Em seguida, houve apresentação artística dos alunos do terceiro semestre e uma dança contemporânea com Bob Alves e Juliano Marcos, da Skills Núcleo de Dança.

Ainda no mesmo dia, o publicitário e proprietário da Odyn Marketing e Publicidade, Evandro Fedóssi Hernandes, ministrou a palestra Censura e Ética, com participação dos alunos de todos os semestres do curso de Publicidade & Propaganda, do primeiro semestre do curso de Jornalismo, do terceiro semestre do curso de Design Gráfico e do quinto semestre do curso de Pedagogia.

Já a programação do segundo dia contou duas apresentações artísticas da Skills Núcleo de Dança: um solo contemporâneo do bailarino Fabiano Marcos e um duo do professor e coreógrafo Charles Stoopa com a bailarina Isabela Lopes. Além de um bate-papo com a jornalista e diretora da empresa Assessore Comunicação, Sabrina Braga.

Encerrando a Jornada, no dia 9, foi realizada a palestra Marketing Digital, com o gestor de projetos e marketing e sócio-proprietário da agência Prospecta, David Borges. Ao final, os estudantes participaram de um coffee break, durante o qual receberam os certificados e houve ainda sorteio de vários brindes.

 

]]>
DATA22/05/2018
<![CDATA[22/05/2018 - Alunos da UNIP são selecionados para participar do Programa de Bolsas Top Espanha Santander ]]> Por Pós

O setor de Internacionalização Acadêmica da UNIP parabeniza os alunos selecionados para participar do Programa de Bolsas Top Espanha Santander Universidades 2018:

- Ana Carla Ereno

- Danilo José Garcia Turnes

- Felipe Passos Misura

- Larissa Barbosa Rebola

- Tamara Beatriz de Godoy

Para mais informações, acesse: https://www1.unip.br/servicos/aluno/relacoes_internacionais.aspx

 

 

]]>
DATA22/05/2018
<![CDATA[22/05/2018 - UNIP e Curso Objetivo oferecem palestras específicas para público da Expo CIEE 2018 ]]> Por Roberta Abrahao

Será oferecida programação intensa com 36 palestras – 27 da UNIP e 9 do Objetivo – sobre carreiras, aprofundando na realidade da formação de 19 profissões nas áreas Biológicas, Exatas e Humanas, e também sobre conteúdos voltados para o Enem. A programação especial volta-se para o conhecimento da área profissional, com abordagens diretas sobre a realidade do mercado de trabalho. Em paralelo, professores do Curso Objetivo darão palestras sobre conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio e nos vestibulares.

 

Informação, planejamento a longo prazo e coragem para dar uma guinada no futuro são fatores essenciais para escolher uma profissão. Medo, indecisão e insegurança são características marcantes dos jovens que estão às vésperas dos vestibulares. E a angústia só aumenta diante das centenas de opções de carreiras e de oportunidades de trabalho.

Ciente disso, a Universidade Paulista (UNIP) e o Curso Pré-Vestibular Objetivo realizam uma série de atividades que visam orientar os estudantes quanto à escolha da carreira e seus processos seletivos. Uma delas é a participação na Feira do Estudante Expo CIEE, que este ano será realizada entre 25 e 27 de maio (sexta-feira a domingo), no Pavilhão da Bienal no Ibirapuera, em São Paulo.

Com dois espaços, um estande próprio (número 6) e o auditório Objetivo-CIEE, localizado no 1º andar, a UNIP e o Objetivo oferecerão uma programação intensa. No estande da UNIP, sempre a partir das 9h30, palestras sobre carreiras e profissões serão ministradas por professores, mestres e doutores, dos cursos de graduação. Eles apresentarão informações sobre diversas carreiras, da teoria à prática, com dados atuais sobre a realidade no mercado de trabalho e perspectivas profissionais. Os professores estarão disponíveis para entrevistas.

Outro destaque da UNIP é o processo seletivo para a graduação presencial e a distância (EaD) para o segundo semestre de 2018, que oferecerá inscrições gratuitas no evento.

A rodada de palestras no estande da UNIP incluirá temas como: O que esperar do curso de Odontologia?; Qual a importância do Marketing no mercado?; Turismo: O que é esse negócio?; Cidades brasileiras no século XXI: O que o arquiteto e urbanista pode fazer por elas?; Medicina Veterinária: o que esperar do curso e onde atuar como profissional

 

SERVIÇO

Grupo UNIP-Objetivo na Feira Expo CIEE 2018

Dias 25, 26 e 27 de maio (sexta-feira a domingo)

Das 9h às 19h

Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3

Estande da UNIP – Nº 6

Auditório Objetivo-CIEE – 1º andar

]]>
DATA22/05/2018
<![CDATA[21/05/2018 - Alunos do curso de Administração do campus Santos apresentam Projetos de Responsabilidade Social ]]> Por Coordenador Dr. Evandro Guerreiro

A responsabilidade social é muito mais que indicadores estratégicos de um futuro sustentável. Trata-se de atitude, de comprometimento humano com seu legado e de condição de vida em suas diferentes expressões: educação, reciclagem, logística reversa, inovação e criatividade. Expressões que otimizam os recursos naturais e reinventam o modo de produção no planeta.

No dia 21 de maio, os estudantes do último ano do curso de Administração do campus Santos apresentaram 21 Projetos de Responsabilidade Social, de empresas do setor público e do terceiro setor, voltados a minimizar o impacto nas gerações futuras.

O evento foi uma demonstração de compromisso com a causa social em mais um processo de avaliação pedagógica, e contou com a presença especial dos artesãos da Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes (ABrasOFFA).

 

]]>
DATA21/05/2018
<![CDATA[19/05/2018 - Curso de Fisioterapia de Assis participa da Maratona Saúde e Movimento ]]> Por Divulgação

O curso de Fisioterapia do campus Assis participou da Maratona Saúde e Movimento promovida pelo Assis Tênis Clube (ATC), no dia 19 de maio. O evento foi realizado no Ginásio de Esportes da própria sede do Clube e contou com a presença de vários sócios.

A forte chuva no início da manhã cancelou a caminhada prevista na programação, mas não abalou de todo os participantes, que desfrutaram de um reforçado café da manhã. Logo após, o professor de zumba e dança Luís Carlos dos Santos aqueceu o público e, na sequência, os alunos do curso de Fisioterapia proporcionaram aulas de alongamento, treino de condicionamento físico e aferição de pressão.

Samira Coelho, organizadora da atração e educadora física do ATC, ressaltou que o principal objetivo foi estimular a prática de exercícios físicos e oferecer bem-estar aos associados. Segundo ela, o dia “foi muito bom, todos estão de parabéns por cuidar do próprio corpo e praticar atividades físicas.”

]]>
DATA19/05/2018
<![CDATA[19/05/2018 - Evento Científico de Letras ]]> Por Roseli Gimenes

No dia 19 de maio, no auditório do campus Cidade Universitária, ocorreu o Evento Científico de Letras, que abordou o tema Metodologias ativas e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). A abertura contou com a presença da diretora da UNIP Interativa, professora Bete Brihy, e da diretora do Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da UNIP, professora Marisa Regina Paixão.

Na primeira sessão, o tema foi desenvolvido nas palestras Aprendizagens mediadas por tecnologias exigem projetos de metodologias ativas. Vamos refletir sobre eles?, com a professora da Uninter Marilene Garcia, e Educação linguística por meio da tecnologia, com a professora da UFMS Nara Hiroko Takaki. Ambas as palestras foram mediadas pela professora da UNIP Mônica dos Santos Mandaji.

Já na segunda sessão, foi debatido em A pesquisa sobre letramentos e a formação de professores de língua, com a professora da USP Walkyria Monte Mor, e A Sala Invertida como meio para a participação ativa dos alunos, com a também professora da USP Heloísa Brito Albuquerque Costa. A professora da UNIP Solange Maria Sanches Gervai foi a responsável pela mediação.

Ao final, a coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes, e a coordenadora de Letras da UNIP Interativa, Cielo Festino, como organizadoras do evento, agradeceram a presença e a participação de todos. Para encerrar, houve sorteio de livros para os alunos. 

O encontro contou com aproximadamente 500 participantes entre alunos da graduação de Letras dos campi da capital, Campinas e Sorocaba, e da pós-graduação lato sensu do campus São José dos Campos, além de estudantes dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Design e de polos da capital. Toda a programação foi transmitida aos polos do EaD, inclusive a alunos de Letras EaD e do curso presencial do campus Santos, acompanhados de sua coordenadora, Florcema Bacelar, e das professoras Denise Durante, Monique Angelica Sampaio e Claudia da Cruz Menezes.

Estiveram presentes as coordenadoras do curso de Letras Joana Ormundo, Lígia Menna, Simone Gonzalez, Ivani Abib Vecina, Maria Goreti Cepinho e Mônica Oliveira; os professores Adílson Silva Oliveira, Márcia Selivon, Silvana Nogueira Rocha, Deborah Gomes de Paula, Milton Gabriel Júnior, Ricardo José Orsi Sanctis, Murilo de Assis Macedo Gomes, Ana Lúcia Machado, Andréa Cotrim, Edna Tarabori Calobresi, Ilka Teixeira Rezende; e a diretora do campus Cidade Universitária, Sandra Kuka Mutarelli. Prestigiaram também o encontro o coordenador do curso de Artes Visuais, Alexandre Ponzetto, a coordenadora de Sociologia, Maria José da Silva Dias, e o coordenador de Gestão Comercial, Solimar Garcia.

O evento contou ainda com o apoio do diretor de tecnologia da UNIP, Marcello Vaninni, e com o trabalho dos profissionais da EaD, entre eles, a assistente do curso de Letras, Vanessa Pezzani; a chefe de planejamento pedagógico, Ana Paula Menezes; a líder da tutoria, Adriana Santos Cruz; e a assistente de planejamento, Jéssica Santos Gomes.

]]>
DATA19/05/2018
<![CDATA[18/05/2018 - Campus São José do Rio Preto participa de Feira de Profissões ]]> Por Cristiane Fedrigo

Os alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Nutrição, do campus São José do Rio Preto, participaram da Feira de Profissões do Colégio Albert Sabin (Coopec), realizada no dia 15 de maio. O evento ocorre anualmente e é uma oportunidade para os estudantes do Ensino Médio tirar dúvidas e conhecer os cursos de seu maior interesse.

Além de prestar orientações sobre os cursos, os graduandos, supervisionados pela enfermeira Cláudia Tozzo Garcia e pelos técnicos de laboratório Aline Fernanda Chessa e Lucas Pedro Bocchini, realizaram aferição de pressão arterial, testes de glicemia, tipagem sanguínea, pesagem e cálculo do índice de massa corporal (IMC). Foram prestados aproximadamente 80 atendimentos durante todo o dia.

No final da feira, os estudantes do colégio receberam um kit de divulgação da UNIP e manual do vestibular.

 

]]>
DATA18/05/2018
<![CDATA[18/05/2018 - Coordenadora de Letras prestigia lançamentos de Sílvia Anspach ]]> Por Roseli Gimenes

A coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes, prestigiou o lançamento das obras Melocromática, poemas, e A última esquina do tempo, contos, de Sílvia Anspach. Nos dois livros, publicados pela Scortecci Editora, há ilustrações de Mônica Regina Anspach. O evento ocorreu no dia 17 de maio, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, com a presença de familiares, amigos, escritores e do editor João Scortecci.

]]>
DATA18/05/2018
<![CDATA[17/05/2018 - Curso de Direito do campus São José do Rio Preto promove ação solidária ]]> Por Danilo Mesquita

Os alunos do curso de Direito do campus São José do Rio Preto promoveram, de 2 a 15 de maio, mais um movimento de arrecadação de roupas e sapatos que serão doados para o Lar dos Idosos de Engenheiro Schmitt.

Foram recolhidos aproximadamente 530 itens, durante ação cujo propósito é contribuir e incluir atividades de solidariedade entre os estudantes de todos os semestres do curso, como práticas sociais para favorecer a comunidade e instituições.

 

]]>
DATA17/05/2018
<![CDATA[15/05/2018 - Semana de Enfermagem no campus Assis ]]> Por Divulgação

O curso de Enfermagem do campus Assis realizou, nos dias 14 e 15 de maio, no auditório da Instituição, a Sexta Semana de Enfermagem. O evento ocorreu em comemoração do Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio.

No dia 14, a programação foi iniciada com um culto ecumênico, seguido da Cerimônia de Passagem da Lâmpada, na qual os alunos que estão prestes a se formar passam a seus sucessores a lâmpada que representa a Luz e a Esperança, proferindo o juramento da profissão.

No segundo dia, os participantes contaram com as palestras: Empreendedorismo na Enfermagem, ministrada pela enfermeira e sócia-proprietária da empresa Doce Maternar, Verusca Kelly Capellini; e Enfermagem – Uma voz para liderar – Saúde é um direito, com a enfermeira e fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Silvia Helena de Oliveira Campos, que encerrou as atividades do evento.

 

]]>
DATA15/05/2018
<![CDATA[15/05/2018 - Curso de Pedagogia promove o projeto Cantos Temáticos ]]> Por Débora Barbosa

No dia 26 de abril, a professora Kethi Squecola apresentou o projeto Cantos Temáticos para as alunas do primeiro semestre do curso de Pedagogia do campus São José do Rio Preto. A professora contou com a participação da diretora do campus e coordenadora auxiliar do curso, Simone Buchala.

A atividade compõe parte dos trabalhos elaborados na disciplina de Orientação e Prática de Projeto na Infância. O objetivo foi mostrar como se dá a organização de diferentes cantos temáticos na rotina da Educação Infantil, visando atender e ampliar de maneira dinâmica a vivência cultural e social do aluno com o mundo no qual está inserido.

Segundo Kethi Squecola, a brinquedoteca, por exemplo, é um ambiente organizado para estimular as crianças à diversão que proporciona, dada a diversidade de brinquedos e possibilidades de organização de cantos, analisar as ações e reações delas diante do que lhe é proposto no tempo e no espaço lúdico.

 

]]>
DATA15/05/2018
<![CDATA[15/05/2018 - Curso de Enfermagem participa de ações pelo Dia Mundial de Higienização das Mãos ]]> Por Caroline Silveira

Em 5 de maio, comemora-se o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Nessa data, liderados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), diversos países promovem atividades para sensibilizar os profissionais da saúde e os pacientes sobre a importância de higienizar corretamente as mãos.

Durante a primeira semana de maio, alunos do sétimo e do oitavo semestre do curso de Enfermagem do campus São José do Rio Preto, em parceria com as instituições Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto, Unimed e Unidade Básica de Saúde do Bairro São Francisco, participaram de várias ações para conscientizar a população sobre a higienização das mãos.

O evento contou com a supervisão das enfermeiras Danyara Garcia, Lais Balderrama, Gisele de Zambon e Ana Pinha, e das professoras Márcia Diana Zanoti e Lidimara Quintino de Lima.

Aproximadamente 600 pessoas participaram das atividades, entre colaboradores das instituições, pacientes e acompanhantes.

]]>
DATA15/05/2018
<![CDATA[12/05/2018 - Curso de Fisioterapia do campus Assis participa de evento em comemoração do Dia das Mães ]]> Por Divulgação

No dia 12 de maio, o curso de Fisioterapia do campus Assis participou de um evento voltado para o Dia das Mães no distrito de Frutal do Campo, pertencente ao município de Cândido Mota, SP.

Na ocasião, as mães puderam realizar diversos testes proporcionados pelos estudantes, tais como: aferição de pressão arterial, manobras cranianas, testes de força e flexibilidade e alongamentos.

O evento contou ainda com artistas que pintam com o dedo em quadros e louças, apresentações de danças e, para repor as energias, um delicioso café da manhã para os participantes.

]]>
DATA12/05/2018
<![CDATA[11/05/2018 - Curso de Administração realiza visita técnica à empresa canadense AGI ]]> Por Divulgação

O curso de Administração do campus Assis realizou, no dia 11 de maio, uma visita técnica à AGI, empresa canadense que trabalha na construção de silos e fabricação de equipamentos de armazenamento e condicionamento portuário.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da indústria, localizada no distrito de Nova Alexandria, pertencente ao município de Cândido Mota, SP. Além da área de produção, visitaram também o setor administrativo.

Para o coordenador do curso, professor Jobel Cândido Venceslau Júnior, foi uma oportunidade única para os alunos conhecerem uma grande empresa, o que “agregou bastante conhecimento, além de um aprendizado profissional imensurável”, enalteceu.

 

]]>
DATA11/05/2018
<![CDATA[11/05/2018 - Curso de Psicologia participa do Primeiro Seminário sobre Apadrinhamento Afetivo ]]> Por Cristiane Fedrigo

Os alunos do nono e do décimo semestre do curso de Psicologia do campus São José do Rio Preto, inscritos na disciplina de estágio supervisionado em Psicologia Jurídica, participaram do Primeiro Seminário sobre Apadrinhamento Afetivo. O evento ocorreu no dia 4 de maio, na Câmara Municipal de São José do Rio Preto, e visou a capacitação e formação da comissão de representantes envolvidos no projeto. Os alunos foram supervisionados pela coordenadora do curso, Rosana Garcia, e pelas supervisoras Cristiane Camargo de Oliveira Brito e Priscila Silveira Duarte Pasqual.

O Seminário faz parte do Programa Apadrinhamento Afetivo, que proporciona a crianças e adolescentes de abrigos municipais, sem possibilidade de retorno aos pais, a chance de encontrarem um padrinho ou uma madrinha. O objetivo é desenvolver estratégias e ações que estimulem a construção de vínculos afetivos individualizados, com direito à convivência familiar e comunitária, entre crianças/adolescentes acolhidos e seus padrinhos/madrinhas.

O Programa foi lançado em novembro de 2017 e, atualmente, conta com 73 menores de zero a 18 anos incompletos. A ação de estabelecer o direito à convivência a essas crianças e adolescentes que têm vínculos familiares fragilizados será executada por uma comissão formada pelo juiz da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, pelo promotor da Vara da Infância de Rio Preto, André Luís de Souza, e representantes da Secretaria de Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Associação Mamãe Idalina e de universidades locais.

]]>
DATA11/05/2018
<![CDATA[10/05/2018 - Alunos do curso de Administração realizam visita técnica no Paraná ]]> Por Divulgação

No dia 10 de maio, os alunos do curso de Administração do campus Assis realizaram uma visita técnica à empresa Caterpillar, localizada na cidade de Campo Largo, PR.

A fabricante é líder mundial de equipamentos na área de construção, mineração, motores diesel e a gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas a diesel-elétricas. Há 17 anos consecutivos, é uma das indústrias mais admiradas do mundo, de acordo com o Fortune’s World’s Admired Companies 2018.

Para os estudantes, a viagem serviu de parâmetro do mercado de trabalho e possibilitou uma nova vivência para o crescimento profissional.

 

 

]]>
DATA10/05/2018
<![CDATA[09/05/2018 - Curso de Ciências Contábeis do campus São José do Rio Preto auxilia população no IRPF 2018 ]]> Por Débora Barbosa

O curso de Ciências Contábeis do campus São José do Rio Preto prestou auxílio gratuito à população para a elaboração do Imposto de Renda Pessoa Física 2018 (IRPF). Os atendimentos foram realizados nos dias 7, 14 e 28 de abril, com a participação de professores e alunos do terceiro e do quinto semestre do curso de Ciências Contábeis, com apoio dos alunos do terceiro semestre do curso de Direito.

A atividade compõe a grade do curso de Ciências Contábeis e foi coordenada e supervisionada pelos docentes do curso. Os alunos esclareceram dúvidas e instruíram sobre a maneira correta de elaborar a declaração. Além de atender a comunidade local, a ação teve o intuito de desenvolver entre os próprios estudantes a habilidade da elaboração e envio da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

]]>
DATA09/05/2018
<![CDATA[09/05/2018 - A Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa comunica as defesas de abril de 2018 ]]> Por Pós

Data da defesa: 06/04/2018

Autor: Ivanilce Santos Oliveira

Orientador: Profa. Dra. Carla Reis Longh

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: Redes sociais on-line e o impeachment da presidenta Dilma Rousseff: uma análise do discurso e das relações de poder nas fanpages do Facebook

Resumo: Este estudo almeja entender o modo como foram construídos nas fanpages do Facebook os discursos de grupos da esquerda e da direita relacionados ao processo de impeachment contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, sobretudo no período de votação para o prosseguimento do processo da Câmara para o Senado Federal. Na primeira etapa de pesquisa, levantou-se as fanpages que mais mostraram engajamento com o tema, chegando-se a um total de 14 páginas, sendo 7 de cada lado. Um novo mapeamento pelo aplicativo Netvizz possibilitou a extração das mensagens postadas e, em um quadro geral, as fanpages do Movimento Brasil Livre (MBL) e da Frente Brasil Popular (FBP) foram as páginas com maior número de mensagens no período de recorte da pesquisa, entre os dias 16, 17 e 18 de abril de 2016. A um total de 367 postagens – 222 do MBL e 145 da FBP – aplicou-se a metodologia da Análise do Conteúdo (Bardin, 1977) e organizou-se os dados em 4 categorias semânticas: Configurações da Fanpage, Vozes do Discurso, Fonte de Informação e Política em Pauta. A análise do discurso contido nessas categorias foi feita com base nas acepções de Michel Foucault, sobretudo em seus escritos contidos em A ordem do discurso (2009), Arqueologia do saber (2000), Vigiar e punir (1987) e Microfísica do poder (1997), com as quais se buscou entender a regularidade e as estratégias discursivas presentes nos discursos dos dois grupos ideologicamente opostos. Buscou-se também respaldo em Jesús M. Barbero (1997), Manuel Castells (1999, 2013 e 2015), Maria da Glória Gohn (2013 e 2017), entre outros, com o intuito de compreender as temáticas que percorrem o estudo aqui apresentado, quais sejam, comunicação, cultura, cibercultura, ciberativismo e redes sociais on-line e off-line. Como resultado parcial, destaca-se que as dissonâncias ideológicas entre MBL e FBP perpassam suas estratégias discursivas, pois imagens, textos e expressões, ainda que compartilhados pelos dois grupos, ganham significação adequada às ideias de cada um dos movimentos.

 

Data da defesa: 13/04/2018

Autor: Regina Maria Albuquerque Bari Tacola

Orientador: Prof. Dr. Luciano Lauria Dib

Programa: Mestrado em Odontologia

Título: Avaliação da eficiência das terapias aplicadas na síndrome da ardência bucal: revisão sistemática e metanálise

Resumo: A síndrome da ardência bucal (SAB) é uma desordem crônica e complexa da sensação orofacial caracterizada pela ardência da mucosa bucal na ausência clínica de sinais patológicos locais ou sistêmicos e achados laboratoriais. É uma condição clínica incapacitante. A fisiopatologia da SAB é mal compreendida e provavelmente envolve interações entre fatores locais, sistêmicos e/ou psicogênicos. Relatórios recentes sugerem apresentar um mecanismo neuropático. Várias possibilidades terapêuticas para SAB têm sido utilizadas, tais como: medicações sistêmicas (paroxetina, clonazepam, gabapetina, ácido alfalipoico (ALA), capsaicina, benzidamina, trazodona), medicações tópicas (clonazepam, lidocaína, capsaicina, saliva artificial) e terapias não farmacológicas (psicoterapia, abordagem cognitiva, ioga, meditação, terapia de relaxamento, acupuntura, protetor lingual, laserterapia, eletroconvulsoterapia). O objetivo desta revisão sistemática (RS) foi avaliar a eficiência das terapias utilizadas no tratamento da SAB idiopática. Uma ampla pesquisa de dados conduzida nas diferentes bases de dados – EMBASE, MEDLINE, PubMed, BIREME (BVS), LILACS, IBECS, BBO, e SIBiUSP –, após sistemático critério de busca e elegibilidade dos estudos, resultou em 21 ensaios clínicos randomizados (ECRs), com baixo risco de viés. Da síntese qualitativa, sete estudos placebo comparados foram considerados elegíveis para síntese quantitativa (metanálise). Concluímos, pelo resultado da metanálise (WMD:-1.82,95%Cl:-3.09,-0.55; p=0.0051), que a utilização de uma terapia é significativamente mais eficiente em pacientes portadores de SAB do que o placebo. Contudo, mais estudos padronizados dentro de uma mesma terapêutica e ECRs placebo comparados são necessários.

 

Data da defesa: 20/04/2018

Autor: Patrícia Gomes Cardim Anastasi Martins

Orientador: Prof. Dr. Antonio Adami

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: A comunicação e o desafio educacional para a geração millennials na 'era bios virtual'

Resumo: Bombardeados por imagens, informações e estéticas diversas, a geração millennials é reconhecida pela sociedade como a primeira a vivenciar com profundidade experiências digitais desde o nascimento de seus indivíduos, que são também os maiores consumidores e utilizadores desse ambiente tecnológico no qual atuam com total destreza e competência. Assim, um dos nossos interesses com esta pesquisa é buscar entender o fosso comunicacional que se instala entre a universidade e esse aluno millennials no sentido de conseguir com que esse jovem em sala de aula mantenha-se atento e, ao mesmo tempo, interessado nos diálogos colocados de forma tradicional, estabelecidos no local físico da sala de aula, tendo em vista sua possível distração com acontecimentos e com o conteúdo mundial à sua disposição via celular. Esse nosso objetivo se justifica na visão de Bauman (2010, p. 43), que questiona “como fazer quando o mundo muda de uma forma que desafia constantemente a verdade do saber existente, pegando de surpresa até os mais bem ‘informados’”? Também buscamos justificá-lo com base na perspectiva de Lipovetsky (2011, p. 150), para o qual “pode parecer elementar dizer que, para instruir-se sobre o mundo, tudo passa pela Educação”. Encontramos também subsídios para nossa pesquisa em Edgar Morin, quando este escreve sobre a educação: “O grande desafio é navegar em um oceano de incertezas, através de arquipélagos de certezas” (MORIN, 2015, p. 51). Essas são questões de grande interesse em nossa pesquisa. Os millennials utilizam as mídias sociais digitais como forma simbólica de expressão e constroem a própria história profissional partilhando experiências e valores, criando relacionamentos no ambiente virtual, fazendo da ubiquidade a concepção de novas experiências, às vezes compreendendo mais ou menos seu próprio percurso, sua própria história. A convivência com esta nova era, esta nova geração, nos obriga a uma nova postura cultural perante a educação, o conhecimento e o trabalho, traduzindo o clássico e coexistindo com novos paradigmas comunicacionais, da própria carreira e da sociedade: são os millennials apontando possivelmente para uma convergência de experiências.

 

 

 

]]>
DATA09/05/2018
<![CDATA[09/05/2018 - Campus São José do Rio Preto promove a Oitava Jornada de Ciências Contábeis ]]> Por Débora Barbosa

Nos dias 24 e 25 de abril, no auditório do campus São José do Rio Preto, ocorreu a Oitava Jornada de Ciências Contábeis, organizada pela turma do sétimo semestre do curso. Alunos e professores receberam palestrantes renomados do mercado de trabalho.

No primeiro dia, o professor Paulo Pignataro realizou a abertura, agradecendo a presença de todos e o apoio e empenho da comissão organizadora. Em seguida, foram proferidas as palestras: Empreendedorismo tributário, com o advogado tributarista Henrique Melo; e Fazendo um balanço do futuro, com o professor do curso de Administração e Ciências Contábeis da UNIP Jorge Lima. Houve ainda a participação do presidente da Associação Empresas Serviços Contábeis de São José do Rio Preto (ASSESCRIP) e diretor regional da SESCON, Sergio Ricardo Salomão Ernandes.

Já no dia 25, data em que se comemora o Dia do Profissional de Contabilidade, foram ministradas as palestras: Reforma trabalhista, com o advogado especialista em Direito Empresarial João Ricardo dos Reis; e Carreira, com o gestor de controladoria e reporting do Grupo Tereos no Brasil, Rodrigo David.

No encerramento, o coordenador auxiliar do curso de Ciências Contábeis, Luís Antônio Vieira, agradeceu a todos e destacou a dedicação dos alunos da comissão organizadora. A Jornada arrecadou mais de 462 litros de leite, que foram doados para o Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores. Houve ainda sorteio de brindes e entrega de certificados.

]]>
DATA09/05/2018
<![CDATA[09/05/2018 - Exposição Fotográfica “Instantâneos” no campus Santos ]]> Por Coordenador Prof. Me. Matheus Tagé

De 9 a 16 de maio, o curso de Fotografia do campus Santos promoveu a Exposição Fotográfica Instantâneos. A produção foi criada pelos alunos do segundo e terceiro semestres, sob orientação do coordenador auxiliar do curso, Matheus Tagé.

O projeto se iniciou com o intuito de materializar a produção dos alunos nas aulas práticas de saídas fotográficas, realizadas durante a disciplina de Fotografia Digital. A proposta era realizar ensaios em lugares públicos, incentivando o olhar sobre o cotidiano e a fotografia de rua, além de enfatizar o repertório de linguagem e a técnica fotográfica desenvolvida ao longo do curso.

A curadoria, seleção e montagem da exposição Instantâneos foi realizada de forma coletiva, levando em conta as opiniões e escolhas dos alunos, sempre com a mediação do professor, refletindo em uma experiência única de edição e seleção de trabalhos por meio da perspectiva técnica e autoral dos estudantes.

 

]]>
DATA09/05/2018
<![CDATA[08/05/2018 - Campus Marquês realiza Encontro de Propaganda e Marketing ]]> Por Prof.ª Regina Cavalieri

O campus Marquês realizou, no dia 8 de maio, o Encontro de Propaganda e Marketing, que contou com diversas atividades acadêmicas, como exposições e palestras.

Os alunos do curso prepararam uma exposição sobre a evolução estética dos anúncios publicitários ao longo das décadas, uma espécie de linha do tempo histórica da propaganda e das marcas. Figuraram grandes marcas como Coca-Cola, Nestlé, Toddy, entre outras, com suas peças de diferentes períodos. Houve ainda exposição de fotografias.

O Encontro também contou com a palestra O novo profissional de marketing, com a gerente de marketing da IBM, Bianca Mello, que mostrou aos alunos a importância de se trabalhar com dados de maneira estratégica.

A palestrante explicou que são gerados 2,5 quintilhões de dados por dia na rede e que, por isso, as empresas que utilizam inteligência artificial levam vantagens competitivas nas tomadas de decisão. A palestra O futuro do mercado, proferida pelos sócios da Vivarte Escola de Teatro, Marília Góes e Junior Medeiros, chamou a atenção dos alunos por apresentar as novas formas de organização de trabalho, como o modelo horizontal, em que o chefe passa a ser um líder não mais acima do colaborador, mas, sim, ao seu lado.

Para a coordenadora do curso de Propaganda e Marketing, professora Regina Cavalieri, ações como esta colocam os alunos mais próximo da realidade do mercado de trabalho, além de funcionarem como atividade de integração entre alunos de diferentes períodos. Ainda no evento, foram entregues os certificados para os melhores trabalhos de 2017.

]]>
DATA08/05/2018
<![CDATA[08/05/2018 - Curso de Estética e Cosmética do campus Araraquara promove o Dia de Vênus ]]> Por Prof. Dr. Paulo Renato Yamasaki

No dia 26 de abril, o curso de Estética e Cosmética do campus Araraquara promoveu o Dia de Vênus. Realizado anualmente, o evento foi idealizado para homenagear todas as mulheres, sobretudo as mães, pois todas são naturalmente belas, corajosas e vencedoras, assim como a deusa grega Vênus.

Pela primeira vez a edição ocorreu no laboratório de Estética e Cosmética da unidade e contou com a participação efetiva de 53 alunas do primeiro ao terceiro semestre. As alunas prestaram quatro tipos de atendimentos ao público: Quick Massage, utilizando cadeiras específicas para esse tipo de procedimento; orientação nutricional com degustação de suco detox produzido pelas alunas do curso; higienização facial, com aplicação de higienizantes e máscaras nutritivas, gentilmente cedidos pela empresa Valmari; e design de sobrancelhas com as alunas Larissa Soares Ferreira e Jhenifer de Souza Vieira.

No total, foram realizados 43 procedimentos de Quick massage, 37 atendimentos de orientação nutricional, 32 sobrancelhas e 55 atendimentos de higienização facial.

Os procedimentos de higienização facial e sobrancelhas foram conduzidos pelas alunas do segundo ano do curso, sob supervisão da professora Alessandra Sant’ana. Os professores Paulo Renato Yamasaki e Juhan Scardelato Pereira participaram da organização e supervisão das alunas do primeiro ano na aplicação da Quick massage e na triagem para os atendimentos. A professora Rosana Franco, por sua vez, supervisionou e orientou as alunas na preparação do suco detox e na orientação nutricional. O evento contou ainda com o apoio da professora Rafaela Benedetti.

A empresa Art Astro contribuiu com todos os artigos utilizados na decoração e a Academia da Beleza Lumina ofereceu brindes e kits para sorteio, além de auxiliar na divulgação de informações sobre o curso na cidade de Araraquara.

Segundo o professor Renato Yamasaki, o evento alcançou o objetivo proposto de incentivar os alunos do curso na prática da profissão e sensibilizá-los quanto à ética e ao respeito no ambiente de trabalho, assim como contribuiu para a divulgação do curso de Estética e Cosmética da UNIP na região.

]]>
DATA08/05/2018
<![CDATA[08/05/2018 - UNIP presente na Educar 2018 ]]> Por Sandra Miessa

O evento acontece de 8 e 11 de maio, no São Paulo Expo, todos os dias, das 9h às 18h. Diretores, coordenadores e professores, representantes de todos os níveis de ensino do Grupo, conduzirão palestras, diariamente nos estandes 120B e 130B

 

 

Imagine uma aula em que o aluno precise aprender sobre clima, relevo, vegetação. Em vez de abrir a mochila e pegar o material, ele fecha o colete de flutuação, coloca a máscara de mergulho e imerge nas águas do conhecimento... Imagine que na escola desse aluno a janela é uma escotilha, o portão de entrada é um deque, o transporte é um barco. Uma escola em que um manguezal é o berçário... marinho. Estamos falando da Escola do Mar, implantada pelo Objetivo, em 1988, em Angra dos Reis, RJ. Os alunos do Ensino Fundamental (a partir do 8º ano) e Ensino Médio mergulham no estudo sobre planctologia, química da água marinha, ecossistema, aquicultura. Em 2018, a Escola do Mar completa 30 anos.

 

O alto nível no desempenho dos estudantes nos vestibulares, já na década de 1960, levou os professores ao estudo da inteligência, do talento, da criatividade, da superdotação, da inclusão. Cursos e projetos foram sendo implementados, de forma pioneira.

 

Robótica e informática foram os primeiros cursos criados pelo Objetivo, na década de 1980. Das primeiras placas microeletrônicas, que abriam portões ou giravam carrosséis, aos robôs de hoje — montados com diferentes materiais e auxiliados por impressoras 3D —, os estudantes têm tido à disposição os mais variados recursos para o exercício do talento e da criatividade.

 

Os alunos do Objetivo já receberam mais de 6.300 medalhas em olimpíadas científicas, nacionais e internacionais. Começam a competir aos 6 anos de idade. Para citar apenas um exemplo de atuação, em uma importante olimpíada mundial de ciências, a IJSO, que envolve Física, Química e Biologia, os alunos do Objetivo já conquistaram mais de 40 medalhas. Isso quer dizer que, se fosse um país, o Objetivo estaria à frente de nações como China, Irlanda, Austrália, Hong Kong, Holanda, Bulgária, entre outros. Estaria em um ranking superando países com alta qualidade de ensino.

 

A dedicação dos estudantes cientistas, que pediam por mais tempo na escola, levou à criação do Colégio Objetivo Integrado. O Integrado conquistou o 1º lugar geral no ENEM por 7 anos consecutivos. Os estudantes talentosos são disputados por escolas internacionais, e o Objetivo os prepara para vivenciar diferentes realidades. Esse trabalho atende a todos alunos interessados em estudar fora do País. A UNIP mantém mais de 90 parcerias internacionais.

 

Dos estudos sobre alta inteligência à inteligência artificial como recurso educacional, do robô de competição ao bot digital, o Objetivo tem se mantido inovador. Inova até quando não usa de tecnologia. Nas aulas de Educação Física, a interdisciplinaridade é regra. E os alunos aprendem nos jogos de Álgebra, de Química e de Informática, entre outros.

 

O Objetivo nasceu como curso preparatório para vestibulares, expandiu-se com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e criou uma grande universidade, a UNIP. Sim, o curso fez escola. Há dois anos, é o eleito da população paulistana, segundo pesquisa feita pelo DataFolha. 

 

Texto de Sandra Miessa, 7 de maio de 2018.

 

 

 

Na BETT Educar, a programação do Sistema de Ensino Objetivo e da UNIP prevê até 5 palestras diárias.

 

Terça-feira (8-5): Transformação digital do ensino, utilizando Inteligência Artificial, com bots e vídeos. Marcello Vannini, coordenador da área de Tecnologia, apresentará a experiência do grupo com robôs virtuais (bots) e machine learning e demonstrará como funciona a plataforma de desempenho.

 

O uso da inteligência artificial como complemento ao ensino multidisciplinar, nas salas de aula do Objetivo, também será apresentado por Vannini em outros momentos da BETT Educar. Em palestra, no estande da Microsoft (133B), e em mesa-redonda na programação oficial do evento _ ainda em parceria com a Microsoft _, ele abordará a experiência do sistema de ensino com o uso da plataforma Microsoft Keynote (as datas e horários ainda serão confirmados).

 

Quarta-feira (9/5): Conheça a Robótica do Colégio Objetivo. A criação de robôs pelos alunos e a participação dessas máquinas em campeonatos científicos será tema no estande do Sistema de Ensino Objetivo e da UNIP. A palestra será proferida pelo Coordenador de Informática, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, professor Esmeraldo Caniloi Junior. Uma miniaula será apresentada nesse dia, com a participação de alunos, para que todos possam conhecer as experiências dos estudantes e dos professores em sala de aula.

 

Quinta-feira (10/5): A inteligência é múltipla e se divide nos talentos. A conferência será ministrada pela Vice-reitora de Graduação da UNIP, doutora Marilia Ancona-Lopez. A palestra, preparada especialmente para mantenedores, diretores e coordenadores de escolas, acontecerá na A professora abordará os diversos tipos de inteligência. Falará sobre como manifestamos a inteligência no dia a dia e em situações específicas e como a reconhecemos em nós mesmos e no outro, entre outros temas relacionados.

 

Os alunos ensinam

 

Na BETT Educar, crianças e jovens estarão presentes para demonstrar como se realizam aulas e atividades práticas. 

 

Quarta-feira (9/5), das 13h às 14h10: Escola do Mar – Ciências do Meio Ambiente.

 

Quinta-feira (10/5), das 15h às 16h10: Escola do Mar – Ciências do Meio Ambiente.

 

Nas duas ocasiões, haverá transmissão, EM TEMPO REAL, de aulas em pleno mar de Angra dos Reis. A palestra abordará o tema e será apresentada pelo professor e biólogo Carlos Oliveira de Freitas e pela professora de ciências do Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano, Angela Noronha.

 

Quarta-feira (9/5): Vamos tirar um autorretrato? é uma atividade que desenvolve a criatividade da criança a partir de uma ação muito comum nos dias de hoje aos portadores de smartphones: a foto selfie.

 

Quinta-feira (10/5): Oficina criativa _ Circuito de papel. A construção de um circuito elétrico de papel, utilizando componentes eletrônicos básicos, desperta nos alunos o espírito investigativo, a curiosidade e a criatividade, no movimento “faça você mesmo”.

 

Sexta-feira (11-5): Você aprende para jogar ou joga para aprender? Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental demonstrarão como as aulas de Educação Física podem ajudar no ensino de outras disciplinas.

 

 

Ensino Básico, Ensino Superior e Inovação

 

Terça-feira (8-5): Internacionalização do Ensino. A Diretora do Setor de Relações Internacionais da UNIP, Doutora Laura Ancona, e a School Counselor do Objetivo, Aline Mello de Lima Chmatalik, falarão sobre o papel da escola junto às universidades estrangeiras. Aline falará sobre como pode ser dado o suporte a esse processo tão importante a jovens do Ensino Médio. Já Laura Ancona discorrerá sobre o intercâmbio de estudantes entre universidades. A UNIP mantém mais de 90 parcerias internacionais.

 

Terça-feira (8-5): A música e a motricidade oral. Renato Cardoso, professor do Objetivo, vê na música instrumento no desenvolvimento da pronúncia, dicção, articulação e entonação das palavras, bem como um grande personagem no processo de alfabetização e coordenação motora.

 

Terça-feira (8-5): EAD. Na BETT Educar 2018, o ensino a distância também integrará a programação do estande do Objetivo. O gerente nacional de vendas e trade marketing de EAD da UNIP, Marcelo Campos Carvalho, falará sobre o cenário atual desse segmento no País, bem como sobre as tendências e o perfil dos alunos que demandam a graduação ou a pós-graduação por EAD.

 

Terça-feira (8-5): Corrida Espacial. Momento interessante, que poderá ser aproveitado por profissionais e alunos do Ensino Médio ao Pré-vestibular. Trata-se de debate que mesclará História, Física, Química e Astronomia.

 

 

Sexta-feira (12-5), das 13h às 14h10: Relatividade e buraco negro. O Professor José Carlos Garcia, do Curso e Colégio Objetivo, fará uma aula-show sobre esse tema.

 

A programação completa do Sistema de Ensino Objetivo e da UNIP, na BETT Educar 2018, segue anexada.

 

Referências institucionais

 

 

UNIP EAD

 

A UNIP EAD foi criada em 2006 e hoje está presente em todo o Brasil. São 40 cursos na Graduação Tradicional e Tecnológica e 21 na Pós-graduação. São mais de 900 polos de apoio presencial. São mais de 200 mil alunos atendidos por 550 professores.

 

A UNIP EAD dispõe de um amplo parque tecnológico, de última geração, sediado em São Paulo. O qualificado corpo docente é composto por especialistas, mestres e doutores. Completa estrutura de apoio envolve equipes de plantão, com tutores disponíveis todos os dias, por 24 horas. E o diploma obtido no EAD tem a mesma validade do documento do curso presencial.

 

O suporte tecnológico garante que todo o conteúdo educacional – integralmente digitalizado – possa ser acessado de qualquer local, plataforma ou ambiente operacional, o que proporciona efetivo aprendizado.

 

Os cursos da UNIP EAD são oferecidos nos formatos SEI (Sistema de Ensino Interativo) e SEPI (Sistema de Ensino Presencial Interativo).

 

Curso Objetivo é eleito o melhor pré-vestibular da cidade de São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, segundo o DataFolha

 

Pesquisa publicada em abril/2018, pelo Instituto DataFolha, na Revista São Paulo, do jornal Folha de S.Paulo, aponta que o Curso Objetivo é, pela 2ª vez consecutiva, o pré-vestibular preferido pelos paulistanos. A pesquisa “Qual é o melhor serviço da cidade de São Paulo?”  entrevistou 1.102 pessoas, a partir dos 16 anos, das classes A e B.

 

A história do Curso Objetivo começou em 1965, quando os estudantes de Medicina João Carlos Di Genio e Drauzio Varella e os médicos Roger Patti e Tadasi Ito uniram-se para dar aulas a candidatos aos vestibulares de Medicina.

 

SERVIÇO

Grupo UNIP-Objetivo na BETT Brasil Educar 2018

De 8 a 11 de maio (terça a sexta-feira)

Das 9h às 19h

São Paulo Expo

Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo-SP

Stands 120B e 130B

 

PROGRAMAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO OBJETIVO E DA  UNIP NA BETT EDUCAR 2018

 

Terça-feira – 08/05

 

Horário: 11h às 12h10      

Título: Educação a Distância (EAD) no Brasil

 

Palestrante: Marcelo Campos Carvalho

Gerente Nacional de Vendas e Trade Marketing de Educação a Distância na UNIP. Mais de 15 anos de experiência no mercado educacional. Graduado em Administração em Marketing. MBA em Estratégia Empresarial. Especialização em Marketing Educacional. Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância.

 

Resumo da palestra: O EAD vem experimentando continuamente maior participação no total de matrículas de graduação, nos últimos anos, em relação ao ensino presencial. Concomitantemente, percebe-se alteração do perfil etário e socioeconômico do estudante. Os perfis de alunos do Presencial e do EAD estão mais próximos, o que revela maior fluxo de matrículas entre essas opções de ensino.

 

Horário: 13h às 14h10      

Título: Transformação digital do ensino com uso de Inteligência Artificial, com boots e vídeo

 

Palestrante: Marcello Vannini

Formado em Gestão de Sistemas de Informação. Coordena o Departamento de Tecnologia do Grupo UNIP-Objetivo.

 

Resumo da palestra: Uso de inteligência artificial em conteúdos adaptativos, bots e plataforma de vídeos.

 

Horário: 15h às 16h10      

Título: A música e a motricidade oral

 

Palestrantes: Professor Renato Cardoso

Músico, professor, compositor, arranjador e produtor musical. Experiência nos mais variados segmentos musicais. Formado pela Faculdade Souza Lima e Berklee. Licenciado em música pela Universidade UniSant’anna. Pós-graduado pela FACCAMP (Faculdade Campo Limpo Paulista). É professor no Colégio Objetivo. Leciona motricidade oral e coral na Educação Infantil, Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. Realiza oficina de música para professores de escolas que utilizam o Sistema de Ensino Objetivo.

 

Resumo da palestra:  A música como instrumento no desenvolvimento da pronúncia, dicção, articulação e entonação das palavras, bem como um grande personagem no processo de alfabetização e coordenação motora.

 

Horário: 17h às 18h10      

Título: Internacionalização na escola

 

Palestrantes: Aline Mello de Lima Chmatalik e Drª Laura Ancona

 

Aline Mello de Lima Chmatalik: School Counselor. Estudou na Piedmont Virginia Community College e na University of Central Florida, ambas as instituições nos Estados Unidos. Possui 12 anos de experiência profissional. Trabalhou no Education USA, órgão afiliado do governo norte-americano. Recentemente foi convidada pelo Colégio Objetivo para implementar o setor de Orientação Internacional.

 

Laura Ancona: Doutora pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Mestrado em Comunicação, pela Universidade Paulista-UNIP (2002). É diretora do setor de Relações Internacionais da Universidade Paulista-UNIP.

 

Resumo da palestra:  O objetivo é oferecer o suporte necessário aos alunos que desejam fazer graduação ou cursos de férias fora do Brasil, bem como ampliar o conhecimento por meio de feiras e palestras com representantes de universidades internacionais e órgãos governamentais ligados à educação. E promover o intercâmbio de alunos da UNIP junto a instituições internacionais.

 

        

Quarta-feira – 09/05

                       

Horário: 10h às 11h          

Título: A inclusão na Educação Básica: caminhos a serem percorridos pela escola e pela sociedade

 

Palestrante: Prof. Dra. Lisienne Navarro

Doutora, pela Unicamp, na área de Psicologia Educacional. Mestre em Psicologia da Educação. Psicopedagoga na Área de Formação. Professora titular da Universidade Paulista-UNIP, ministra aula nos cursos presenciais e na Educação a Distância. Líder de disciplina, escreveu livros e textos para EAD. É co-autora do livro A Escola e o Aluno: Relações entre o sujeito-aluno e o sujeito-professor.

 

Resumo da palestra: A inclusão escolar é um tema bastante delicado. Há escolas que recebem as crianças e conseguem fazer um bom trabalho. E outras, que não conseguem dar conta do processo, acabam por efetivar um movimento contrário, de exclusão.

 

Nas escolas, a exclusão se apresenta em várias situações, como na diferença de horário de entrada e saída, nas atividades totalmente diferentes dos demais alunos e nas regras diferenciadas. Muitas vezes as atividades são feitas de forma mal planejada e acabam por desconsiderar a capacidade e as condições de cada aluno.

 

O processo de inclusão é lento e gradual. Perpassa pela formação de professores, por materiais apropriados e por ambientes adequados.

 

Horário: 11h10 às 12h20 

Título: Vamos tirar um autorretrato?

 

Palestrantes: Prof.ª Lígia Freitas e Prof.ª Patrícia Sartori

 

Professora Lígia Freitas: Formada em Artes Visuais e em Pedagogia. Pós-graduação em Psicomotricidade. Fotógrafa profissional, com ênfase em documentação pedagógica.

 

Professora Patrícia Sartori: formada em Artes Plásticas> Pós-graduação com ênfase em Arte, Ecologia e Sustentabilidade. Autoria do material didático de Artes Visuais do 2.° ao 5.° ano do Ensino Fundamental do Sistema de Ensino Objetivo.

 

Resumo da palestra:

Na atualidade, como as crianças se relacionam com a sua imagem? Olhar-se no espelho, tirar uma foto selfie, desenhar um autorretrato contribuem para a sensibilização de um olhar mais atento e investigativo sobre si mesmo?

 

Horário: 13 às 14h10        

Título: Escola do Mar – Ciências do Meio Ambiente

 

Palestrantes: Professor Carlos Oliveira de Freitas e Professora Angela Noronha

 

Professor Carlos Oliveira de Freitas

Biólogo. Mestre em Ciências Ambientais pela UFRJ. Professor do grupo UNIP-Objetivo. Diretor da Escola do Mar, em Angra dos Reis (RJ).

 

Professora Angela Noronha

Formada em Ciências, ênfase em Biologia, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Ciências, pelo programa de pós-graduação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Docente, há mais de 15 anos, em escolas do Ensino Fundamental e Médio e em Programas de aprimoramento profissional em Saúde Pública. Professora de Ciências no Ensino Fundamental do Colégio Objetivo desde 2014.

 

Resumo da palestra: A Escola do Mar é um projeto educacional ecológico pioneiro do Objetivo. Barco-laboratório, mergulhos monitorados, pesquisas no manguezal, noções de aquicultura fazem parte de uma metodologia de ensino completamente inovadora. Os alunos observam, na prática, o que antes só era visto nos livros. Há três décadas, a Escola do Mar representa um sonho de viagem para os alunos.

 

Horário: 15h às 16h10      

Título: Conheça a Robótica do Colégio Objetivo

 

Palestrante: Prof.º Esmeraldo Caniloi Junior

Graduado em Processamento de Dados, com ênfase em Análise de Sistemas e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Especialização em formação em EAD. Esmeraldo Caniloi Junior é o coordenador das disciplinas Informática e Robótica do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Colégio Objetivo. Ele é também o fundador do site www.informaticaeducacional.com.

                  

Resumo da palestra: No mundo todo, pessoas comuns e especialistas utilizam a Robótica e a Programação para criar projetos profissionais, educacionais e até mesmo caseiros (hobby). Essas pessoas integram os movimentos conhecidos como DIY, do inglês (do it yourself – faça você mesmo) e makers (fazedores). A cultura maker está inserida na programação do material didático do Objetivo. Estimula e capacita os alunos a criar no mundo tecnológico, utilizando kits de robótica, Arduíno, Shields, impressora 3D, linguagens de programação. Desde cedo, os alunos participam de torneios científicos, como Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Competição Latino-americana e Brasileira de Robótica (LARC).

 

Horário: 17h às 18h10      

Título: Corrida espacial   

 

Palestrantes: Professor Valnir Rogério Trava Airoldi, Professor Ricardo Felipe Di Carlo e Professor Bruno Valle 

 

Professor Valnir Rogério Trava Airoldi

Engenheiro Elétrico formado pela Escola Politécnica da USP. Físico formado pelo Instituto de Física da USP. Professor do Colégio e Curso Objetivo desde 1995.  Desenvolve curso e palestras de capacitação de professores para o sistema Objetivo. Fundador/Diretor da startup de Meio Ambiente Sustentando.

 

Professor Ricardo Felipe Di Carlo

Formado pela Universidade de São Paulo, USP, em 2007, é bacharel e licenciado em História. Defendeu dissertação de mestrado em 2011, no programa de História Econômica, também da USP. Desde o início de 2011, é professor do Colégio e do Curso Objetivo. Preparou aulas digitais. Orientou os alunos para as olimpíadas de História. Desenvolve capacitação de professores no Departamento Pedagógico do Objetivo. Desde 2013 passou a atuar como professor do curso EAD de História da UNIP.

 

Professor Bruno Valle

Bruno Xavier do Valle, 33 anos, é bacharel e licenciado em Química pelo Instituto de Química da USP de São Paulo. Possui Mestrado em Ensino de Ciências pela USP. Trabalha no Curso e no Colégio Objetivo desde 2005.

 

Resumo da palestra: A palestra pretende percorrer, de modo interdisciplinar, História/Física/Química/Astronomia, associado ao cinquentenário do homem na Lua (1969), as relações da efervescência dos anos 1960, com o avanço científico propiciado pela corrida espacial. Nesse sentido, desenvolve as várias inovações capazes de garantir um dos marcos mais famosos da tecnologia humana, em um período de fortes contradições e tensões sociais e políticas. 

 

 

        

Quinta-feira – 10/05

Horário: 10h às 11h

Título: Gestão escolar e os grandes desafios

 

Palestrante: Prof. Nonato Assis de Mira

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuou como professor e Diretor na Educação Básica como por mais de 25 anos. Atualmente é Coordenador Geral do Curso de Pedagogia da Unip e Líder do Grupo de Pesquisa (Cnpq) Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores.

 

Resumo da palestra: A ideia é falar um pouco dos desafios da gestão escolar frente ao processo de implementação da BNCC no que tange ao currículo escolar e a formação de professores fazendo um paralelo entre a formação inicial (ainda não adaptada à BNCC) e formação continuada que acaba se tornando um desafio para a gestão escolar.

 

Horário: 11h10 às 12h20 

Título: Oficina Criativa: circuito de papel

 

Palestrantes: Professora Maria Fernanda Tedesco Scatena e Professora Mônica Valls Indalêncio Moreira

 

Maria Fernanda Tedesco Scatena: Pedagoga com especialização em Orientação Educacional. Pós-graduação em Psicopedagogia. Autora do material didático das áreas de Ciências, Matemática, História e Geografia do Sistema de Ensino Objetivo.

 

Mônica Valls Indalêncio Moreira: Pedagoga com especialização em Tecnologia Educacional. Coordenadora e autoria na área de Tecnologia do Sistema de Ensino Objetivo da Educação infantil e Ensino Fundamental, do 1° ao 5° ano.

 

Resumo da palestra: A proposta dessa oficina é a construção de um circuito elétrico de papel, utilizando componentes eletrônicos básicos, despertando nos alunos o espírito investigativo, a curiosidade e a criatividade no movimento “faça você mesmo”.

 

Horário: 13h às 14h10      

Título: Literatura infantil e formação de leitores

 

Palestrantes: Professora Deborah Cristina Catarinacho e Professora Bruna Fabiani Carvalho Fonseca

 

Deborah Cristina Catarinacho: Mestre em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Coordenadora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental do Sistema Objetivo de Ensino, do 2º ao 5º ano. Autora do material didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental do Sistema Objetivo de Ensino, do 1. ° ao 5. ° ano.

 

Bruna Fabiani Carvalho Fonseca: Psicopedagoga pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Inclusão e Altas Habilidades. Pedagoga especialista em Múltiplas Inteligências. Versada em Processo de Comunicação e Comunicação Institucional, pela Fundação Getúlio Vargas. Tutoria em EAD, pela Universidade Paulista. Docente e autora de material didático. Docente e palestrante (Sistema Objetivo de Ensino).

 

Resumo da palestra: Reconhecer a literatura infantil como manifestação artística – e não como instrumento pedagógico – é indispensável a quem se dispõe a trabalhar com a formação do leitor literário. Destacando a relevância do papel do professor mediador de leitura, a palestra apresentará a vivência de estratégias de intervenção que mesclam teoria e prática aplicadas a textos diversos, nos quais a criança encontrará a possibilidade de (re)vistar universos literários motivadores e propícios para o desenvolvimento da imaginação criadora, bem como de sua competência leitora.

 

Horário: 15h às 16h10      

Título: Escola do Mar – Ciências do Meio Ambiente  

Palestrantes: Professor Carlos Oliveira de Freitas e Professora Angela Noronha

 

Professor Carlos Oliveira de Freitas

Biólogo. Mestre em Ciências Ambientais pela UFRJ. Professor do grupo UNIP-Objetivo. Diretor da Escola do Mar, em Angra dos Reis (RJ).

 

Professora Angela Noronha

Formada em Ciências, ênfase em Biologia, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Ciências, pelo programa de pós-graduação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Docente, há mais de 15 anos, em escolas do Ensino Fundamental e Médio e em Programas de aprimoramento profissional em Saúde Pública. Professora de Ciências no Ensino Fundamental do Colégio Objetivo desde 2014.

 

Horário: 17h às 18h10      

Título: A inteligência é múltipla e se divide nos talentos    

 

Palestrante: Vice-reitora da UNIP, Professora Doutora Marília Ancona-Lopez

 

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Vice-reitora de Graduação da Universidade Paulista – UNIP. Membro da Academia Paulista de Psicologia.

 

Resumo da palestra: O que é inteligência e os diversos tipos que a envolvem. Como a reconhecemos em nós mesmos e nos outros. Como manifestamos nossa inteligência no dia a dia e em situações específicas. Habilidades auxiliares ao comportamento inteligente. Condições que dificultam o comportamento inteligente. Como desenvolver a inteligência. Como auxiliar os alunos a desenvolvê-la.

 

        

Sexta – 11/05

 

Horário: 11h às 12h10      

Título: Você aprende para jogar ou joga para aprender?

 

Palestrantes: Professora Vanessa Gervásio e Professor Giorgio Falco

Vanessa Gervásio: Formada em Pedagogia. Pós-graduação em Psicomotricidade. Autora do material didático na área de Matemática do Sistema de Ensino Objetivo.

 

Giorgio Falco: Formado em Educação Física. Pós-graduação em Magistério do Ensino Superior. Coordenador de Educação Física da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, do 1.° ao 9.° ano.

 

Resumo da palestra: É possível vivenciar a Matemática em uma aula de Educação Física? Um jogo em uma quadra poliesportiva pode favorecer a construção de um conceito geográfico? Diante do compromisso com a formação integral do aluno, é preciso considerar e ampliar as significativas relações que existem entre as diversas áreas de conhecimento, de modo a potencializar o pensamento lógico e a organização de ideias diante de situações-problema, numa dinâmica ativa de produção do conhecimento.

 

Horário: 13h às 14h10      

Título: A Relatividade e o buraco negro, aula-show que o Fantástico mostrou

 

Palestrante: Professor José Carlos Garcia

Professor de Física do Curso e Colégio Objetivo. Palestrante. Autor de material didático do Curso e Colégio Objetivo.

 

Resumo da palestra: A Mecânica Quântica descreve a matéria em sua essência mais fundamental, em uma escala microscópica. A Relatividade Geral descreve as interações da matéria na escala das galáxias. Essas teorias têm sido ferramentas poderosas para a compreensão da natureza. O dilema se estabelece quando tentamos usar o arcabouço teórico de uma para descrever os fenômenos na escala da outra, quando então elas se mostram antagônicas e inconclusivas.

Nos últimos anos, observações experimentais obtidas em laboratórios da mais alta tecnologia, juntamente com novas abordagens teóricas, trouxeram fortes indícios de que a compreensão dos buracos negros pode ser a chave para que uma “Teoria de Tudo” seja estabelecida. São dois os protagonistas dessa empolgante caçada: Albert Einstein e Stephen Hawking. Como esses dois físicos, com suas teorias de uma abissal complexidade, foram transformados em ícones da cultura mundial? Os buracos negros são a resposta.

 

Horário: 15h às 16h10  

Título: Os elementos que se cristalizam no estudo da ciência – Oficina de cristais

Palestrante:  Prof.ª Angela Noronha

Formada em Ciências, com ênfase em Biologia, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Ciências, pelo programa de pós-graduação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Docente, há mais de 15 anos, em escolas do Ensino Fundamental e Médio e em Programas de aprimoramento profissional em Saúde Pública. Professora de Ciências no Ensino Fundamental do Colégio Objetivo desde 2014.

 

Resumo da palestra: Os cristais são considerados como joias da química. Os formatos dos cristais são resultado do fato de seus constituintes, que podem ser átomos, moléculas ou íons, se organizarem em um padrão tridimensional definido, que se repete continuamente. Criam uma estrutura cristalina, que podemos ver como sólidos com formatos geométricos específicos. Encantam pela beleza e brilho. Convidamos você para participar de uma oficina de cristais, para que você possa fazer com seus alunos.

Sobre a BETT Educar

Maior evento de educação e tecnologia da América Latina, a BETT Educar congrega, anualmente, mais de 200 empresas nacionais e internacionais e mais de 30 startups do setor. Cerca de 17 mil participantes da comunidade educacional, de todos os estados brasileiros, buscam discutir o futuro da educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação dos educadores e dos estudantes.

 

Este ano, o cerne do evento é a implementação de duas importantes políticas educacionais: a Base Nacional Curricular Comum e a Reforma do Ensino. Palestras conduzidas por especialistas nos assuntos. Mais informações e credenciamento em  www.bettbrasileducar.com.br.

 

 

 

 

]]>
DATA08/05/2018
<![CDATA[06/05/2018 - Curso de Enfermagem participa de Campeonato Paulista de Kickboxing ]]> Por Divugação

No dia 6 de maio, os alunos do último ano do curso de Enfermagem do campus Assis participaram como socorristas do Primeiro Campeonato Paulista de Kickboxing, realizado no ginásio municipal Jairo Ferreira dos Santos, o “Jairão” de Assis.

O evento ocorreu das 8h às 19h e contou com a presença de grande público. Ao todo, participaram mais de 200 atletas de 34 cidades diferentes.

Para assistir às lutas, os organizadores promoveram uma ação social. A entrada cobrada do público foi a doação de um quilo de alimento não perecível por pessoa.

 

]]>
DATA06/05/2018
<![CDATA[05/05/2018 - Aluno de Engenharia Mecânica do campus Araraquara realiza intercâmbio em Portugal ]]> Por Profa. Simoni Gheno

O intercâmbio de um semestre em Portugal foi uma experiência inesquecível que, sem dúvida, superou todas as expectativas do aluno de Engenharia Mecânica do campus Araraquara Djalma Junior. Além de poder estudar em uma das melhores universidades da Europa, a oportunidade proporcionou um aprendizado que certamente o aluno levará para o resto da vida.

Djalma estudou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo aulas em período integral e com nível de exigência elevado. Apesar das dificuldades, com foco e dedicação foi possível alcançar aprovação em todas as cadeiras que o estudante cursou.

“Fiquei encantado pela cidade do Porto. Existem vários pontos turísticos, como, por exemplo, as belas pontes que cruzam o Rio Douro. Com relação a especialidades locais, além do famoso Vinho do Porto, eu recomendaria um prato típico chamado Francesinha e o queijo produzido na Serra da Estrela”, relatou Djalma.

O intercâmbio também possibilitou ao aluno algumas realizações pessoais, tais como: assistir a um jogo da Champions League; assistir a um show de sua banda favorita, a Dream Theater; visitar castelos e vários outros lugares históricos. Porém, morar em outro país também trouxe desafios ao estudante, que teve de aprender a gerenciar acomodação, transporte, documentações e alimentação.

“De volta ao Brasil, posso afirmar que realmente valeu a pena todo o esforço e dedicação. Estou muito feliz e grato por essa oportunidade única que já está trazendo bons frutos, principalmente nas áreas profissional e acadêmica. Agradeço a todos que participaram direta ou indiretamente para que esse sonho se tornasse realidade”, concluiu o aluno.

]]>
DATA05/05/2018
<![CDATA[05/05/2018 - Alunos do campus Araraquara apresentam trabalho de Iniciação Científica em importantes congressos ]]> Por Profa. Cristiane Krohling P. B. Bernardi

O aluno do oitavo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Araraquara Michel Carvalho, sob orientação da professora Nora Cappello de Oliveira, apresentou um artigo oriundo de sua pesquisa de Iniciação Científica no Segundo Simpósio do ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios. O evento foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 27 de abril de 2018.

Sendo uma organização não governamental global associada à UNESCO, o ICOMOS tem como objetivo promover a conservação, a proteção, o uso e a valorização de monumentos, centros urbanos e sítios históricos.

Outro destaque merece ser dado à também aluna do mesmo curso Bruna Cristina Beviláqua, que, em outubro de 2017, participou do Primeiro Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural, realizado na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Na ocasião, ela apresentou um artigo sobre sua pesquisa de Iniciação Científica.

A participação dos discentes em eventos externos de grande relevância nacional reforça a qualidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no âmbito acadêmico da UNIP.

]]>
DATA05/05/2018
<![CDATA[04/05/2018 - Alunos de Enfermagem participam de atividades no Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial ]]> Por Cristiane Fedrigo

No dia 26 de abril, os alunos do quarto e do quinto semestre do curso de Enfermagem do campus São José do Rio Preto, sob orientação da professora Lidimara Quintino de Lima e da enfermeira Ana Pinha, participaram do Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial.

O evento foi uma parceria do curso da UNIP com a Liga de Hipertensão da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) e com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), e ocorreu no Rio Preto Shopping, onde foram realizados aproximadamente 80 atendimentos. A população atendida recebeu orientações sobre hipertensão e pôde realizar aferição de pressão arterial, índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal.

A campanha teve o intuito de conscientizar a população sobre a importância de se conhecer e entender os valores da pressão arterial.

]]>
DATA04/05/2018
<![CDATA[04/05/2018 - Coordenadoras do curso Letras colaboram no e-book Educação no Século XXI ]]> Por Roseli Gimenes

Roseli Gimenes e Cielo Festino, coordenadoras do curso de Letras, publicaram um capítulo na obra Educação no Século XXI – Volume 6, da editora Poisson, lançada em abril de 2018.

No capítulo, intitulado Narrativas em EaD: uma experiência de escritura digital, as autoras relatam uma experiência inovadora realizada com alunos do curso de Letras da EaD – Educação a Distância. O trabalho consistiu na possibilidade de os estudantes narrarem suas histórias de vida apontando para questões de suas comunidades locais, tendo em vista que estão em diversos pontos do Brasil, ou até mesmo em outro país, e que cada um carrega suas próprias indagações regionais.

No e-book, destacam-se ainda estudos sobre conhecimento, desafios e experiências na forma de ensino presencial e ensino a distância. Os artigos do volume foram anteriormente apresentados no XXIII CIAED – Congresso Internacional da ABED, realizado em Foz do Iguaçu, PR, em 2017.

A obra está disponível no site da editora.

]]>
DATA04/05/2018
<![CDATA[04/05/2018 - Curso de Publicidade e Propaganda expõe identidades visuais das agências do PREX 2018 ]]> Por Débora Barbosa

No dia 18 de abril, os alunos do sétimo semestre do curso de Publicidade e Propaganda apresentaram as identidades visuais, os portfólios e os clientes das agências do PREX 2018. O evento ocorreu no anfiteatro do campus São José do Rio Preto, onde se apresentaram seis agências experimentais: Pixel, Ink, Marketeria, Nauta, Zebu e Alcateia.

O projeto, que faz parte da disciplina Direção de Arte Aplicada ao Projeto Experimental, contou com a presença de alunos de todos os semestres do curso de Publicidade e Propaganda e do primeiro semestre do curso de Jornalismo. Houve ainda a participação do coordenador auxiliar do curso, Gil Reis, e dos professores Alessandra Possato, Silvana Nery e José Ricardo Villani.

Além de prepará-los para as futuras apresentações públicas, programadas para todo o ano de 2018, o objetivo da atividade foi estimular os estudantes a expor a técnica e a criatividade que adquiriram nos três anos anteriores do curso.

]]>
DATA04/05/2018
<![CDATA[03/05/2018 - Campus São José do Rio Preto sedia Simpósio Internacional de Estomaterapia ]]> Por Cristiane Fedrigo

O campus São José do Rio Preto sediou pelo quarto ano consecutivo o Simpósio Internacional de Estomaterapia do Noroeste Paulista, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de abril. O evento foi realizado pela Educative - Ciências da Saúde e Educação em parceria com a Pós-Graduação em Enfermagem em Estomaterapia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

A estomaterapia é uma especialidade da Enfermagem que cuida de estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinências anal e urinária.

Na abertura oficial do evento, a mesa de honra foi composta pelos convidados: coordenadora técnica da Pós-Graduação de Enfermagem em Estomaterapia da Famerp e coordenadora técnica do evento, professora Adriana Pelegrini dos Santos Pereira; diretora do campus São José do Rio Preto, professora Simone Azevedo Buchala; conselheira titular do COREN-SP, professora Cléa Rodrigues; diretora da Associação Brasileira de Estomaterapia, professora Sônia Regina Perez Dantas; presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia, professor Diego Bonil de Almeida; e pela coordenadora do curso de Enfermagem do campus, Graziella Oller.

Durante os três dias foram discutidos diversos assuntos acerca dos avanços da estomaterapia, do cuidado especializado, da pesquisa, da ética e do exercício profissional. Além das apresentações e debates, houve ainda uma feira de produtos e tecnologias organizada no pátio anexo ao teatro.

 

 

]]>
DATA03/05/2018
<![CDATA[03/05/2018 - Segundo Encontro com Trabalhadores e Gestantes no campus São José do Rio Preto ]]> Por Cristiane Fedrigo

No dia 26 de abril, os alunos do quinto e oitavo semestres do curso de Enfermagem do campus São José do Rio Preto realizaram o Segundo Encontro com Trabalhadores e Gestantes.

Com os colaboradores da UNIP, os alunos discutiram os temas Lesões por esforços repetitivos (LER) e Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), sob orientação da enfermeira Laís Balderrama. O objetivo foi orientar sobre prevenção para evitar lesões, diminuir tensões generalizadas, fadiga muscular e emocional, bem como sobre prática de relaxamento, postura e condição do estado de saúde geral.

Já para as gestantes da comunidade, os assuntos foram relacionados a aleitamento materno, primeiros socorros e higiene do bebê, com orientações e práticas de banho. Os estudantes foram supervisionados pela enfermeira Danyara Garcia.

Os encontros ocorrem mensalmente, são gratuitos e abertos à comunidade.

]]>
DATA03/05/2018
<![CDATA[03/05/2018 - Segundo Seminário Conectando Peixes, Rios e Pessoas ]]> Por Pós

Nos dias 19 e 20 de abril, no campus Sorocaba, foi realizado o Segundo Seminário Conectando Peixes, Rios e Pessoas. Debatendo o tema A importância de rios livres e várzeas conservadas, o evento ocorreu em comemoração do Dia Mundial da Migração de Peixes, celebrado em 21 de abril.

O Seminário contou com a presença de participantes de diversas instituições, como UNIP, UFSCar, Uniso, Unesp, USP, UFPA, Universidade de Mogi das Cruzes, Universidade de Coimbra, Instituto de Pesca, escolas estaduais e empresas de consultoria ambiental. Foram realizadas 240 inscrições e estiveram presentes 30 convidados, entre vereadores e técnicos de órgãos ambientais.

Nos debates, abordou-se questões sobre os impactos causados por pequenas centrais hidrelétricas, sobre a Lei de Proteção da Vegetação Nativa, a importância das áreas de várzeas e dos pequenos riachos para a conservação dos recursos hídricos, a ecologia de riachos, entre outros temas. A professora Cristina Canhoto, da Universidade de Coimbra, por exemplo, ministrou a palestra Riachos temperados e o aquecimento global por meio de videoconferência.

Foram apresentados também 33 trabalhos na forma de banner, avaliados pela Comissão Científica, composta por professores do curso de Ciências Biológicas da UNIP, que selecionou os três melhores para serem publicados na Revista do Instituto de Ciências da Saúde da UNIP.

Visando propostas sustentáveis, no primeiro dia do Seminário, a Comissão Organizadora plantou 30 mudas de árvores nativas no campus para a compensação de carbono emitido durante o evento. Além disso, os participantes levaram seus próprios copos ou canecas para que não fossem utilizados descartáveis durante as palestras e coffee breaks.

Por fim, duas moções que tratam do desassoreamento de rios e da conservação de várzeas foram apresentadas e assinadas por todos os presentes. Elas serão entregues ao prefeito de Sorocaba, à Câmara Municipal de Sorocaba, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e demais autarquias municipais, à Câmara Técnica de Meio Ambiente da Região Metropolitana de Sorocaba, ao Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (COMDEMA) e ao Ministério Público.

Site do Seminário:

https://conectando-peixes-rios-e-pessoas.webnode.com/

Eventos World Fish Migration Day:

https://www.worldfishmigrationday.com/events/1302/connecting-fishes-rivers-and-people-the-importance-of-free-rivers-and-conserved-floodplains

]]> DATA03/05/2018 <![CDATA[03/05/2018 - Campus Cidade Universitária promove o Dia de Vênus ]]> Por Prof. Ms. Thiago Macrini

A coordenação geral do curso de Estética e Cosmética da UNIP criou o Dia de Vênus em maio de 2008, com o intuito de homenagear as mães no mês dedicado a elas. Desde então, todos os anos, no mês de maio, os alunos do curso realizam o evento, praticando procedimentos estéticos, usando a criatividade e contando com o auxílio da Instituição e de empresas parceiras. Neste ano, no campus Cidade Universitária, a homenagem ocorreu nos dias 3 e 4 de maio.

Complementando os atendimentos, os alunos recepcionaram as mães com café da manhã, chás e coquetéis, além de presenteá-las com lembranças e brindes de diversos temas.

O Dia de Vênus do curso de Estética e Cosmética é um evento de Extensão Comunitária, aberto ao público e realizado em todos os campi da UNIP em que o curso é oferecido.

 

]]>
DATA03/05/2018
<![CDATA[02/05/2018 - Curso de Direito do campus São José do Rio Preto promove ação solidária ]]> Por Danilo Mesquita

Os alunos do curso de Direito do campus São José do Rio Preto promoveram, de 2 a 15 de maio, mais um movimento de arrecadação de roupas e sapatos que serão doados para o Lar dos Idosos de Engenheiro Schmitt.

Foram recolhidos aproximadamente 530 itens, durante ação cujo propósito é contribuir e incluir atividades de solidariedade entre os estudantes de todos os semestres do curso, como práticas sociais para favorecer a comunidade e instituições.

 

]]>
DATA02/05/2018
<![CDATA[28/04/2018 - Campus Assis realiza SIPAT 2018 ]]> Por Divulgação

De 23 a 28 de abril, o campus Assis realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2018. O evento mobilizou funcionários de vários setores da Instituição, que puderam assistir a palestras sobre variados temas.

No dia 23, o professor Luiz Roberto Borges abordou o tema Motivação. Nos dias 24 e 25, respectivamente, os assuntos foram Imagem pessoal, com a professora Andressa Candelária Furnier, e Drogas, com o coordenador da Comunidade Terapêutica para Farmacodependentes Monte Sião (CREMOS) Orestes Gomes da Silva. Já no dia 26, a professora Andréia Gatti, juntamente com alunos do oitavo semestre do curso de Enfermagem, falou sobre as Infecções sexualmente transmissíveis. Por fim, houve as palestras A chave para um futuro de sucesso, com o consultor de negócios Fabio Ibid (27), e Reforma trabalhista, com o advogado Bruno Modesto Silingardi encerrando o evento (28). 

Além das palestras, os colaboradores foram contemplados com brindes concedidos por empresas parceiras da Universidade. O evento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

 

]]>
DATA28/04/2018
<![CDATA[28/04/2018 - Curso de Enfermagem participa de Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele ]]> Por Divulgação

Os alunos do curso de Enfermagem do campus Assis participaram, no dia 28 de abril, da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele. A ação ocorreu na Praça da Igreja da Vila Prudenciana da cidade e foi realizada pela Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Assis (AVCCA), com apoio de diversos patrocinadores.

Intitulado “Sinta na Pele”, o evento atendeu e orientou a população sobre o que é, como prevenir-se, como identificar, quais os principais fatores que aumentam e como se proteger do risco de contrair o câncer de pele.

A supervisora de estágio, enfermeira Andréia Gatti, acompanhou os alunos durante a ação que lhes proporcionou contato com a prática da profissão.

 

]]>
DATA28/04/2018