Universidade Paulista http://www.unip.br Últimas notícias pt-br Copyright Unip. Todos os direitos reservados. UNIP - Universidade Paulista http://www2.unip.br/img/layout/logo_unip_rss.gif http://www.unip.br 154 79 <![CDATA[12/11/2018 - Pesquisa de aluno de Odontologia é premiada em Reunião Anual da SBPC ]]> Por Pós - enviada por email

Aluno do curso de Odontologia do campus Indianópolis, Marcos Vinícius de Oliveira Salvador, orientado pelo professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia, Adriano Fonseca de Lima, teve sua pesquisa de Iniciação Científica premiada na Septuagésima Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sediada na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió, em julho de 2018.

Intitulado Influência de diferentes sistemas de iniciação de polimerização nas propriedades químico-físicas de cimentos resinosos experimentais, seu trabalho já havia ganhado o primeiro lugar no Décimo Oitavo Encontro de Iniciação Científica e Quarto Encontro de Iniciação Tecnológica da UNIP, o que lhe rendeu a viagem à Maceió para participar da SBPC, onde se destacou como o melhor na área de Odontologia.

Em seu depoimento, Marcos Vinícius destaca a importância do evento: “Minha participação na Reunião Anual da SBPC foi uma experiência única, pois este é um evento de grande peso científico e de relevância nacional, um evento que promove a Educação, a Ciência e a Tecnologia. Essa experiência se tornou ainda melhor pelo fato de Maceió ser uma cidade admirável, de natureza exuberante e com uma cultura encantadora. Voltei para casa maravilhado com tudo que vivi ali e com a sensação de dever cumprido. Após alguns dias, tive a felicidade de ter meu trabalho científico premiado como o melhor da área de Odontologia! Só posso agradecer à UNIP, em especial ao curso de Graduação em Odontologia da Universidade, pelo acolhimento e pelas oportunidades que são oferecidas a nós alunos. O contato do graduando com a pesquisa científica faz expandir os horizontes e ver um mundo diferente, desperta a busca aguçada pelo conhecimento, uma das chaves para o progresso da sociedade. Sinto-me orgulhoso de fazer parte deste time.”

]]>
DATA12/11/2018
<![CDATA[12/11/2018 - UNIP promove Primeiro Workshop Internacional em Indústria 4.0 ]]> Por Pós

O Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da UNIP realizou o Primeiro Workshop Internacional em Indústria 4.0, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no campus Indianópolis. O evento foi organizado pelos professores pesquisadores José Benedito Sacomano, Márcia Terra da Silva, Rodrigo Franco Gonçalves e Silvia Helena Bonilla, juntamente com o aluno de pós-doutorado Walter Cardoso Sátyro, que integram o Laboratório de Inovação e Pesquisa em Gestão de Sistemas de Operações da Indústria 4.0 (Lab. 4.0). E contou ainda com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP. A mesa da sessão de abertura foi composta pela coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, Marina Ancona Lopes Soligo, pelo coordenador do Programa de Doutorado em Engenharia de Produção da UNIP, Oduvaldo Vendrametto, pelo professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mauro de Mesquita Spinola, e pela gerente divisional de tecnologia da ABIMAQ e primeira palestrante do dia, Anita Dedding. Discorrendo magistralmente sobre o tema Industry 4.0The strengthening of the technology and innovation, Anita Dedding propiciou uma discussão científica bastante interativa com os participantes.

Ainda no primeiro dia, no período da tarde, a empresa NVIDIA marcou presença com a participação do doutor Márcio Gomes de Aguiar, que proferiu a palestra Development of Industry 4.0 in Brazil e mostrou excelente domínio tecnológico do assunto, oferecendo um panorama completo da realidade atual do país em termos de inovação.

O segundo dia do Workshop teve o tema Transforming data into profits apresentado pela manhã pelo doutor André Bortolin Nery, do grupo Keyrus, que provocou muitas questões na plateia sobre novos modelos de negócios e inovação, estendendo a discussão após o coffee break. À tarde, a palestra Industry 4.0 – Prepared to the revolution?, com o doutor Ronaldo Fragoso, da empresa Deloitte, possibilitou uma análise sobre o reflexo que a Indústria 4.0 traz para as empresas ao redor do mundo, incluindo a situação do Brasil.

O evento foi gratuito e contou com a participação de professores, estudantes e profissionais interessados em aprimorar os conhecimentos nas áreas de Tecnologia e Inovação.

]]>
DATA12/11/2018
<![CDATA[09/11/2018 - CNPq aprova concessão de bolsas do PIBIC Júnior para a UNIP ]]> Por Pos

A consolidação na Universidade Paulista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), ambos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), propiciou a concessão da cota de três bolsas na modalidade PIBIC Júnior do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM).

O PIBIC-EM é um programa do CNPq que tem por finalidade fomentar a Iniciação Científica entre os alunos do Ensino Médio das escolas públicas, com orientação de pesquisadores qualificados da Universidade.

As pesquisas, com os alunos selecionados de escolas públicas, foram iniciadas em agosto de 2018, com término previsto para julho de 2019, sob orientação das doutoras Cristina Lúcia Feijó Ortolani e Elizabeth Cristina Pérez Hurtado, docentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIP. A Instituição firmou convênio com as instituições escolares, o que permitiu a concretização da parceria.

Essa é mais uma importante conquista da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade, que contribuirá para fortalecer a disseminação do conhecimento científico e tecnológico básico e desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes das escolas públicas. Sem dúvida, será um trabalho com dupla função, acadêmica e social.

]]>
DATA09/11/2018
<![CDATA[09/11/2018 - Professores e alunos de pós-graduação lançam livro sobre Indústria 4.0 ]]> Por Pós

O livro Indústria 4.0 - Conceitos e fundamentos, editado pela editora Blucher, foi lançado em 5 de novembro, na Livraria da Vila (Shopping JK Iguatemi, SP). A obra aborda, de forma integrada, vários aspectos do novo paradigma tecnológico da Indústria 4.0, tais como: seus elementos formadores e estruturais; reflexões sobre a organização do trabalho e sustentabilidade; consequências na segurança da informação e na gestão de manutenção; necessidade de formação e capacitação de profissionais e os desafios e perspectivas da indústria brasileira rumo à Quarta Revolução Industrial. Os professores José Benedito Sacomano, Rodrigo Franco Gonçalves, Márcia Terra da Silva, Silvia Helena Bonilla e Walter Cardoso Sátyro são organizadores e autores da obra.­­

O trabalho é fruto do esforço do grupo de pesquisadores da UNIP, que viram a necessidade de constituir o Laboratório de Inovação e Pesquisa em Gestão de Sistemas de Operações da Indústria 4.0 (Lab. 4.0), ligado ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade. O diferencial do compêndio está na forma como foi escrito, a várias mãos, durante dois semestres letivos do Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção, empregando a leitura e a discussão detalhada de cada capítulo entre todos os integrantes, professores, mestrandos e doutorandos.

É importante destacar também a participação dos convidados de empresas que ministraram palestras e inspiraram, com sua experiência prática, o conteúdo, os temas e a estrutura do livro. Alessandro Wendel Borges de Lima, Ataíde Pereira Cardoso Jr., Benedito Cristiano Petroni, Celso Affonso Couto, Edson Pereira da Silva, Elisângela Mônaco de Moraes, Enio Antonio Ferigatto, Irapuan Glória Júnior, José Carlos Jacintho, Jacqueline Zonichenn Reis e Oduvaldo Vendrametto são alguns desses coautores.

A obra foi prefaciada por Anita Dedding, gerente divisional de tecnologia da ABIMAQ e secretária executiva do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (IPDMaq).

]]>
DATA09/11/2018
<![CDATA[31/10/2018 - Curso de Secretariado Executivo promove Feira de Diversidade Cultural ]]> Por professora Elisângela Almagro Kvint.

No dia 29 de outubro, no campus Vergueiro, foi realizada a Feira de Diversidade Cultural, promovida pelas turmas do quinto e do sexto semestre do curso de Secretariado Executivo.

A atividade procurou levar às comunidades interna e externa da Universidade um pouco da história, dos hábitos, das curiosidades e do mercado, entre outros temas, de alguns países do mundo. Neste ano, o enfoque foi África do Sul, Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Índia e Japão, com estandes que destacaram um pouco das cores, costumes e cultura destes países.

Os estudantes foram orientados e avaliados pela coordenadora do curso na unidade, Elisângela Almagro Kvint. Segundo ela, “o evento foi de grande relevância para os discentes de Secretariado Executivo, que não só precisam falar outros idiomas como devem também saber lidar com a diversidade, valorizando sua própria tradição e respeitando a do outro.”

 

 

]]>
DATA31/10/2018
<![CDATA[31/10/2018 - Aluna do curso de Administração da UNIP participa de congresso internacional de Educação ]]> Por Pós - enviada por email

Aluna do curso de Administração e bolsista do CNPq, Nelize Siqueira participou do Segundo Congreso Internacional Virtual en Investigación e Innovación Educativa, organizado em outubro pela Red de Investigación e Innovación Educativa (Redine), com sede em Madrid, Espanha.

Junto com o seu orientador Ernesto Giglio, professor do Programa de Mestrado em Administração da UNIP, Nelize apresentou o trabalho As cooperativas de material reciclável como espaço social de educação ambiental.

O Congresso propiciou ainda à aluna conhecer as tendências de estratégias de Educação que se apresentam na Espanha, especialmente em relação ao uso de tecnologias em sala de aula e à didática Aprendizagem-Serviço.

]]>
DATA31/10/2018
<![CDATA[31/10/2018 - Curso de Letras participa do Terceiro Congresso Nacional Letr@s em Rede ]]> Por Roseli Gimenes

Entre os dias 24 e 26 de outubro, a coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes, a coordenadora de Letras do campus Chácara Santo Antônio, Lígia Menna, e a professora de Letras do campus Marquês, Edna Tarabori, participaram do Terceiro Congresso Nacional Mackenzie – Letr@s em Rede.

O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, abordou o tema Linguagens, Educação e Sociedade e suas interfaces existentes. 

Durante o Congresso, Roseli Gimenes, proferiu a palestra Blade Runner: cinema, literatura de ficção e sintomas da cultura, no Quinto Simpósio Intermidialidades: Literatura e Adaptações Audiovisuais. Lígia Menna, por sua vez, apresentou o trabalho As múltiplas Rainhas da Neve: (re)figurações contemporâneas em Once upon a time e em The Huntsman, no Décimo Oitavo Simpósio Narrativas e Meios: Diálogos Contemporâneos. Já a professora Edna Tarabori, ministrou a palestra Entre textos: a leitura (re)significada, no Décimo Quarto Simpósio Leituras Literárias e Outras Leituras na Escola.

]]>
DATA31/10/2018
<![CDATA[29/10/2018 - Campus São José do Rio Preto participa de Workshop de Profissões em escola estadual ]]> Por Danilo Mesquita

No dia 29 de outubro, o campus São José do Rio Preto participou do Segundo Workshop de Profissões da Escola Estadual Professor Edmur Neves, localizada na cidade vizinha de Mirassol.

O evento faz parte do projeto Mundo do Trabalho – Pensando o Futuro, desenvolvido pelos professores e pelo Grêmio Estudantil da escola e que tem como público-alvo os alunos do Ensino Médio.

O intuito principal foi informar os alunos sobre os cursos superiores, o mercado de trabalho e as atribuições de cada profissão nas diversas áreas de atuação. Aproximadamente 400 estudantes visitaram o estande do campus, onde receberam material sobre os cursos e o manual do vestibular.

]]>
DATA29/10/2018
<![CDATA[29/10/2018 - Quarta Jornada dos cursos de Saúde do campus São José do Rio Preto ]]> Por Caroline Beatriz

Nos dias 8 e 9 de outubro, nos períodos diurno e noturno, o campus São José do Rio Preto promoveu a Quarta Jornada da Saúde. O evento envolveu os cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Nutrição, e contou com a participação de alunos, professores, supervisores, técnicos e coordenadores.

A abertura oficial do evento, no período diurno, foi realizada pela diretora do campus, Simone Azevedo Buchala, e pelos coordenadores Augusto Azevedo da Silva, do curso de Ciências Biológicas, Graziella Oller, do curso de Enfermagem, e Sueli Gobbo, do curso de Nutrição. Em seguida, foram proferidas as palestras: Papel dos profissionais da saúde na intersetorialidade da rede pública municipal, com a bióloga especializada em Saúde e Gerenciamento de Gestão de Saúde, Amena Cury, e mediação da professora adjunta do curso de Enfermagem, Lidimara Quintino de Lima; e Cuidados dos profissionais na reabilitação do paciente com feridas crônicas, com a enfermeira especialista em Enfermagem em Dermatologia, Regina Helena Squizatto, e com a nutricionista especialista em Nutrição Oncológica, Bruna Baptista de Freitas, mediadas pela professora adjunta do curso de Enfermagem, Nathalia Peres.

No período noturno, a abertura contou com uma apresentação cultural da Escola de Ballet Cleide Lerro Filiage. Logo após, a bióloga Amena Cury apresentou novamente sua palestra, desta vez mediada pela professora titular dos cursos de Enfermagem e Nutrição, Rosemeire Aparecida Milhim Cordova. Houve ainda a mesa-redonda Visão interdisciplinar no cuidado do paciente com doença de Alzheimer, com três especialistas: a bióloga e mestre em Farmacologia Michele Lima Gregório, que falou sobre Biomarcador na doença de Alzheimer; a especialista em Nutrição Clínica Juliana Marchesi, que abordou a Terapia nutricional na doença de Alzheimer; e a enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e docente do curso de Enfermagem, Leiza Franco Garcia, que falou sobre Cuidados ao paciente com doença de Alzheimer.

No último dia da Jornada, no período diurno, foi realizada a palestra Os aspectos éticos do plágio na vida acadêmica e profissional, com o doutor em Ciências da Saúde, membro da Diretoria de Pesquisa e do corpo editorial da Revista Arquivos de Ciências da Saúde da Famerp, Alexandre Lins Werneck, que contou com a mediação da professora titular do curso de Enfermagem, Adriana Delloiagono. E novamente foi apresentada a mesa Visão interdisciplinar no cuidado do paciente com doença de Alzheimer, com Juliana Marchesi, que abordou o mesmo assunto, e com o enfermeiro especialista em Urgência e Emergência, Renato Mendonça Ribeiro, que falou sobre Cuidados ao paciente com doença de Alzheimer. A mesa foi moderada pela professora adjunta do curso de Nutrição, Lara Bérgamo.

 

]]>
DATA29/10/2018
<![CDATA[27/10/2018 - JUNIP promove treinamento de atendimento ao cliente para colaboradores do campus Assis ]]> Por Divulgação

No dia 27 de outubro, funcionários dos setores de atendimento do campus Assis  participaram do treinamento de Capacitação e Aperfeiçoamento de Atendimento ao Cliente. A ação foi promovida por alunos do curso de Administração que integram a Empresa Júnior da UNIP (JUNIP), uma organização sem fins lucrativos gerenciada por alunos e professores da Universidade.

Os colaboradores conheceram um pouco mais sobre os pilares da comunicação e as etapas do atendimento presencial, além de receberem dicas para um bom atendimento, sobre como lidar com os diferentes tipos de clientes, atuação do atendente e atendimento telefônico.

Segundo o presidente da JUNIP e também estudante do curso de Administração, Yuri Lucas de Oliveira, a parte emocional e motivacional é preponderante para se conquistar objetivos. “Vivemos uma cultura em que se é muito fácil transferir a culpa e achar desculpa para tudo, mas quando olhamos para nós mesmos e vemos que nossa situação é melhor que a de muitas pessoas, isso nos motiva muito”, ressaltou.

]]>
DATA27/10/2018
<![CDATA[25/10/2018 - Campus Assis recebe alunos do Ensino Médio no Um dia no Campus ]]> Por Divulgação

O campus Assis realizou, no dia 25 de outubro, o Ciclo de Profissões – Um dia no Campus, para alunos de escolas públicas e particulares da cidade e região que estão concluindo o Ensino Médio. Os estudantes puderam conhecer o ambiente universitário participando de diversas ações.

O evento ofereceu palestras, estandes, atividades nas áreas de Humanas, Exatas e Saúde, além de visitas guiadas pelo campus para os estudantes explorarem todas as instalações, como salas de aula, biblioteca, ambientes especiais e laboratórios com a mais avançada e atual tecnologia. Participaram os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Arquitetura & Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Mecânica & Mecatrônica, Estética & Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.

Empresas parceiras da UNIP também marcaram presença com estandes de divulgação, tais como OAI Internet, CNA escola de línguas, CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, Ótima Nutri – Suplementos Esportivos, Cócegoterapia – Stand’up do Bem e WS Eventos. Houve sorteio de vários brindes oferecidos pelas lojas Florença Pães e Doces, Ótica e Relojoaria Tesouro, Loja Seller, Di Paula Semijoias, Carlito Modas, Loja Erva-Doce, Loja Sumirê e Vita Derm Cosméticos. Os convidados puderam ainda fazer gratuitamente a inscrição para o vestibular da UNIP, bem como concorrer a descontos na mensalidade.

Por fim, o campus Assis realizou o sorteio de um tablet, cujo ganhador foi um estudante da Escola Estadual Clybas Pinto Ferraz, localizada na cidade de Assis, e um show musical encerrou o dia.

]]>
DATA25/10/2018
<![CDATA[23/10/2018 - Cursos de Saúde participam de ação voltada para os colaboradores da Visual Systems ]]> Por Danilo Mesquita

No dia 5 de outubro, os alunos dos cursos de Biomedicina e Farmácia do campus São José do Rio Preto participaram da ação Semana de Qualidade de Vida no Trabalho, em prol dos cuidados de saúde dos funcionários e colaboradores da empresa Visual Systems.

Durante a atividade estiveram presentes a coordenadora do curso de Biomedicina, Marta Moreira, a coordenadora do curso de Farmácia, Lya Bueno, e a técnica de laboratório Camila Zavan, que supervisionou os alunos na programação de atendimentos aos colaboradores. Na ocasião, foram realizados teste de tipagem sanguínea, teste de glicemia e aferição de pressão arterial.

 

 

]]>
DATA23/10/2018
<![CDATA[23/10/2018 - Curso de Letras participa da Nona Jornada sobre Ensino-Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais ]]> Por Roseli

No dia 19 de outubro, o curso de Letras participou da Nona Jornada sobre Ensino-Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais (JEALAV), promovida pelo Departamento de Letras Modernas e pelo Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

O evento, organizado pelas professoras da USP Mônica Mayrink O’Kuinghttons e Heloísa Albuquerque Costa, abordou o tema Metodologias ativas e ensino de línguas. Durante a Jornada, a coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes, a coordenadora de Letras EaD, Cielo Festino, e a coordenadora de Letras do campus Marquês, Simone Gonzales, foram mediadoras das mesas 01, 05 e 06, respectivamente.

As três professoras da UNIP apresentaram ainda, na mesa 12, o trabalho Metodologias ativas no ensino-aprendizagem na produção de vídeos de narrativas de alteridade, que consistiu em uma reflexão sobre a segunda etapa do projeto do Grupo de Pesquisa “Encontros interculturais na EaD: narrativas de vida dos diferentes brasis”.

]]>
DATA23/10/2018
<![CDATA[22/10/2018 - Campus São José do Rio Preto promove Jornada da Saúde ]]> Por Danilo Mesquita

Nos dias 1 e 2 de outubro, no campus São José do Rio Preto, ocorreu a Jornada da Saúde: Biomedicina, Estética & Cosmética e Farmácia. A cerimônia de abertura foi realizada pela Banda Regimentar da Polícia Militar, que interagiu e alegrou a todos.

O evento contou com a colaboração da coordenadora do curso de Biomedicina, Marta Ester Mafei Moreira, e da coordenadora do curso de Estética & Cosmética e Farmácia, Lya Bueno, e estiveram presentes alunos dos referidos cursos, professores e palestrantes renomados do mercado de trabalho.

Nos dois dias de programação da Jornada, foram ministradas as seguintes palestras:

- As razões da queda na vacinação, com a doutora do Laboratório de Pesquisa em Virologia do Departamento de doenças Dermatológicas, Infecciosas e Parasitas da Faculdade de Medicina São José do Rio Preto e professora da UNIP, Tatiana Elias Colombo.

- Empreendedorismo na área da saúde, com a advogada e empresária das lojas Farmais Rio Preto Shopping e Havanna Rio Preto Shopping, Karla Pastorelli.

­- Questões jurídicas e questões éticas na área da saúde, com o advogado atuante em Direito Sanitário, Stefano Cocenza.

- Me formei. E agora?, com a professora de graduação e pós-graduação da Unilago, Crislene Almeida.

- Humanização, disruptura no cuidar, com o economista e especialista em gestão empresarial e gestão de projetos, André Luís Moretto.

- Desenvolvimento de protocolos de injetáveis, com a empresária e proprietária da Clínica de Estética PG, Patrícia Guimarães.

O evento contou ainda com sorteio de vários brindes e coffee breaks, servidos no hall do teatro para todos os participantes.

O encerramento da Jornada foi realizado pela diretora do campus, professora Simone Azevedo Buchala, que em seu pronunciamento agradeceu a presença de todos, a comissão organizadora, professores e coordenadoras. Na oportunidade, anunciou também a posição dos cursos de Biomedicina e Farmácia em primeiro e sexto lugar, respectivamente, no Ranking Universitário da Folha.

]]>
DATA22/10/2018
<![CDATA[22/10/2018 - Campus São José do Rio Preto participa de Caravana da Cidadania ]]> Por Danilo Mesquita

No dia 20 de outubro, o campus São José do Rio Preto participou da Caravana da Cidadania, uma iniciativa da Associação Comercial de São José do Rio Preto (Acirp). Trata-se de um mutirão solidário em que empresas, secretarias municipais e universidades prestam, durante o dia todo, serviços gratuitos à população carente.

Neste ano, o evento foi realizado na Escola Estadual Doutor Oscar de Barros Serra Dória, no Bairro Solo Sagrado, uma área carente e populosa da cidade de Rio Preto.

Alunos do curso de Pedagogia, acompanhados da orientadora pedagógica Beatriz Braga, promoveram interação social com brincadeiras, desenhos e pintura. Já os estudantes de Nutrição, sob orientação do técnico responsável Francisco Bortolossi, fizeram testes de IMC e apresentaram catálogos com dicas de alimentação saudável. Por fim, alunos do curso de Enfermagem, acompanhados pelas técnicas da Clínica de Saúde, Lais Palota e Ana Pinha, realizaram teste de tipagem sanguínea.

Segundo estimativas da Acirp, cerca de 2 mil pessoas passaram pelo local durante o dia, com acesso gratuito a serviços de cidadania, beleza e saúde. Cada instituição presente tinha sua equipe de prestação de serviços, que incluiu performances sobre educação no trânsito, corte de cabelo, distribuição de mudas de espécies nativas, entre outros.

A diretora do campus, Simone Azevedo Buchala, esteve no evento e ressaltou que “O dia todo foi ótimo e muito especial, pudemos compartilhar um pouco de conhecimento com a comunidade, além da oportunidade de doar atenção e carinho, essencial para o crescimento das pessoas.”

]]>
DATA22/10/2018
<![CDATA[22/10/2018 - Alunos são pré-selecionados para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades ]]> Por Fernanda Milani

A UNIP pré-selecionou 30 alunos de graduação para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades 2018, conforme a seguinte classificação:

1º - Iris Regina Silverio Chagas

2º - José Augusto Santos Oliveira

3º - Thiago Gonçalves Novaes

4º - Mayara Prado Hauch Pinto

5º - Lucas Vinícius de Lima M. Alves

6º - Vinicius de Morais Martins

7º - Saulo Meucci Shimabukuro

8º - Sandra Regina B. M. Herscu

9º - Maria Amélia S. Silva

10º - Tassia Franco de Souza

11º - Siara Beatriz Pacheco Flosi

12º - Deivson Fernando Soares Lima

13º - Gabriel Cesar de Melo

14º - Guilherme Evante F. Assumpção

15º - Maria Beatriz Hernandes de Barros

16º - Leticia Mateus Chaves

17º - Thamara Lima Vieira Santos

18º - Danilo Carvalho Andrade

19º - Bernard Kalison Novelli Cimino

20º - Leticia Mendes Silveira Gandelim

21º - Caio Ramos Costa

22º - Victor Hugo Buzim Fantini

23º - Joyce Emanuelle S. Lacerda

24º - Luisa Pereira P. de Oliveira

25º - Lavinia Costa R. P. Soares

26º - Hilary Golzer Raug

27º - Isabela Helena de Carvalho

28º - Priscila Lopes Navarrete

29º - Amanda Alves Santos

30º - Gleyce Kelly T. Ronque

Os estudantes passarão por avaliações das universidades de destino antes do aceite final.

O setor de Internacionalização Acadêmica da UNIP parabeniza a todos pela conquista.

Para mais informações, acesse:  http://www1.unip.br/servicos/aluno/relacoes_internacionais.aspx ]]> DATA22/10/2018 <![CDATA[22/10/2018 - Alunos de Enfermagem realizam atividades de incentivo ao autoexame de mama ]]> Por Tais Fortes

Alunos do curso de Enfermagem do campus Chácara Santo Antônio promoveram atividades engajadas nas causas do Outubro Rosa, incentivando o autoexame de mama e a busca por acompanhamento regular de saúde. Entre os dias 1º e 16 de outubro, foram realizadas apresentações e palestras nas UBS Umuarama e Jardim Selma, com atendimentos prestados para mais de 500 pessoas.

No campus da Universidade, alunos e colaboradores receberam material educativo, além de orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre o autoexame de mama e exames preventivos. Na Clínica de Saúde da unidade houve dinâmicas com jogos e discussões que reuniu alunos, professores, supervisores e mais de 20 clientes.

As atividades foram realizadas por alunos do último ano do curso e contaram com a participação das supervisoras Thais Cristina Silva e Thalita Serrano, sob orientação das professoras Eloise Borriel Vieira e Karen Murakami Yano.

]]>
DATA22/10/2018
<![CDATA[22/10/2018 - Campus Cidade Universitária realiza palestra motivacional ]]> Por Diretora Sandra Kuka

No dia 22 de outubro, no campus Cidade Universitária, foi realizada a palestra motivacional Novas atitudes para novos tempos, com o professor e coordenador do curso de Jornalismo no campus Chácara Santo Antônio, Elvis Wanderley dos Santos. A atividade contou com a participação de alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Psicologia, Publicidade & Propaganda Gastronomia e Gestão de Recursos Humanos.

A abertura do evento foi realizada pela diretora do campus, Sandra Kuka, com a presença de alunos, professores e coordenadores. O objetivo da palestra foi ampliar a visão dos estudantes sobre suas possibilidades profissionais e pessoais. Em sua explanação, Elvis discorreu sobre fatores essenciais para o alcance do êxito pessoal e profissional, mantendo-se sempre o comprometimento, a ousadia, a iniciativa, a criatividade e o foco.

]]>
DATA22/10/2018