Universidade Paulista http://www3.unip.br Últimas notícias pt-br Copyright Unip. Todos os direitos reservados. UNIP - Universidade Paulista http://www2.unip.br/img/layout/logo_unip_rss.gif http://www3.unip.br 154 79 <![CDATA[13/10/2017 - Professor de mestrado em Administração ganha Prêmio Capes de Tese 2017 ]]> Por Pós

O professor do Programa de Mestrado em Administração da UNIP Victor Silva Corrêa foi agraciado com o Prêmio Capes de Tese 2017, na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.

 

Intitulada Pastores como empreendedores: análise sob as perspectivas comportamental e relacional, a tese, inovadora no contexto da Administração, refletiu sobre os fatores comportamentais e relacionais – entre os quais o das Redes, foco do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIP – que impactam o desenvolvimento de empreendimentos religiosos, altamente emergentes no Brasil.

 

Criado em 2005, o prêmio é outorgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) às melhores teses do país, aprovadas nos cursos de pós-graduação em cada uma das 49 áreas do conhecimento. São considerados diferentes critérios de avaliação, como a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

]]>
DATA13/10/2017
<![CDATA[10/10/2017 - Fundador da Microsiga-Totvs realiza palestra no campus Chácara Santo Antônio ]]> Por Alexandre Paglia

No dia 14 de setembro, o curso de Administração do campus Chácara Santo Antônio recebeu o sociofundador da Microsiga-Totvs, Ernesto Haberkorn.

A Microsiga-Totvs é uma empresa brasileira considerada a sexta maior desenvolvedora de software do mundo. Ernesto passou para os alunos sua experiência de vida, enfatizando os princípios que devem nortear os profissionais que almejam o sucesso. Em paralelo, explanou a respeito dos principais avanços tecnológicos que estão mudando o mundo organizacional.

 

]]>
DATA10/10/2017
<![CDATA[10/10/2017 - Décimo Nono Encontro de Iniciação Científica e Quarto Encontro de Iniciação Tecnológica da UNIP ]]> Por Pós

No dia 13 de setembro, no campus Indianópolis, a Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP realizou o Décimo Nono Encontro de Iniciação Científica e o Quarto Encontro de Iniciação Tecnológica. Os eventos contaram com a presença de alunos e professores e foi uma oportunidade de confraternização e divulgação das pesquisas concluídas pelos discentes.

 

Os alunos dos campi Brasília, Goiânia, Manaus e os de EAD apresentaram suas pesquisas via Skype; os demais expuseram seus trabalhos por meio de pôsteres para o comitê avaliador, composto por docentes pesquisadores da Instituição. Já os bolsistas PIBIC – PIBITI/CNPq realizaram exposições orais e foram avaliados pelo Comitê Externo do CNPq.

 

Na ocasião, os graduandos concorreram ao Sexto Prêmio de Iniciação Científica e Tecnológica da UNIP e os cinco melhores em cada uma das grandes áreas do conhecimento (Ciências da Saúde, Exatas e Humanas) foram laureados com uma placa de menção honrosa. Ao primeiro colocado de cada área concedeu-se ainda passagens, estadia e inscrição para a 70ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, importante evento científico de projeção nacional, além de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu oferecido pela UNIP.

 

A cerimônia de premiação foi conduzida pela professora e coordenadora do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UNIP, Marília Millan, que exaltou a importância da pesquisa discente na Universidade e o mérito dos trabalhos escolhidos. “O prêmio de Iniciação Científica e Tecnológica é reconhecimento de qualidade das pesquisas realizadas e do compromisso da comunidade acadêmica com o trabalho científico”, declarou.

 

Segue a relação nominal de cada um dos quinze premiados, respectivo(a) orientador(a), curso e campus.

 

 

Ciências da Saúde

 

1º lugar

Aluno: Marcos Vinícius de Oliveira Salvador

Curso: Odontologia

Campus: Indianópolis

Orientador: Prof. Dr. Adriano Fonseca de Lima

 

2º lugar

Aluna: Rhayssa Fernandes Damasceno

Curso: Medicina Veterinária

Campus: Bauru

Orientadora: Profa. Dra. Silvia Helena Pereira Vergili Sgarbosa

 

3º lugar

Aluna: Bruna Gonçalves de Carvalho Nóbrega

Curso: Fisioterapia

Campus: Manaus

Orientador: Prof. Marcos Giovanni Santos Carvalho

 

4º lugar

Aluna: Bianca Cristina de Melo Junqueira

Curso: Farmácia

Campus: Jundiaí

Orientadora: Profa. Dra. Nilsa Sumie Yamashita Wadt

 

5º lugar

Aluna: Bianca Caroline Silva

Curso: Nutrição

Campus: Marquês

Orientadora: Profa. Patrícia Helena Gilberto Rios Pereira

 

 

Ciências Exatas e Tecnologia

 

1º lugar

Aluna: Islane Bahiano Menezes dos Santos

Curso: Engenharia Elétrica - Eletrônica

Campus: Santos-Rangel

Orientadora: Profa. Paula Maria Neves Rodrigues Fernandes

 

2º lugar

Aluno: Bruno Eduardo Xavier

Curso: Ciência da Computação

Campus: Marquês

Orientador: Prof. Dr. Alan Rodrigo Navia

 

3º lugar

Aluna: Maria Karoline Souza Garcia

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Campus: Araraquara

Orientadora: Profa. Cristiane Krohling Pinheiro Borges Bernardi

 

4º lugar

Aluno: Rubens Pereira da Silva

Curso: Engenharia Elétrica - Eletrônica

Campus: Indianópolis

Orientador: Prof. Dr. Marcel Stefan Wagner

 

5º lugar

Aluno: Anderson Martins de Novais

Curso: Engenharia Civil

Campus: Marquês

Orientadora: Profa. Cibele Alves de Marco

 

 

Ciências Humanas / Ciências Sociais e Comunicação

 

1º lugar

Aluna: Andrea Ciccarelli Alves da Silva

Curso: Psicologia

Campus: Santos-Rangel

Orientadora: Profa. Dra. Cristina de Andrade Varanda

 

2º lugar

Aluno: Mauro Gomes de Camargo

Curso: Pedagogia

Campus: Araraquara

Orientadora: Profa. Dra. Sônia Aparecida Belletti Cruz

 

3º lugar

Aluna: Dariane Doria Ribera Vidal

Curso: Psicologia

Campus: Marquês

Orientadora: Profa. Dra. Vanda Lúcia Vitoriano do Nascimento

 

4º lugar

Aluna: Ana Carolina da Silva Oliveira

Curso: Direito

Campus: Goiânia-Flamboyant

Orientadora: Profa. Larissa Priscilla Passos Junqueira Reis Bareato

 

5º lugar

Aluna: Gabriela Thomas da Roza

Curso: Fotografia

Campus: Paulista

Orientadora: Profa. Rosângela Aparecida da Conceição

]]>
DATA10/10/2017
<![CDATA[09/10/2017 - Cursos de Saúde do campus Alphaville prestam atendimento a instituição beneficente ]]> Por Dulce Vagenas

Entre os dias 2 e 6 de outubro, o campus Alphaville realizou, pelo quarto ano consecutivo, o evento Outubro Rosa na Instituição Beneficente Rainha da Paz. Tal atividade interventiva, em caráter de extensão, é uma iniciativa direcionada às mulheres cuidadoras de crianças e adolescentes com síndromes diversas e deficiências múltiplas.

O projeto vem gradativamente mudando paradigmas e dogmas em relação à valorização e bem-estar das mulheres cuidadoras da comunidade de Santana de Parnaíba e região. Neste ano, foram ministradas as palestras Importância da valorização da mulher e Cuidado com a higiene das mãos, e as participantes receberam também orientações sobre dietas alimentares e beleza, como limpeza de pele e vários tipos de massagens corporais (mãos, facial e Quick). Já a prevenção e orientação em saúde foram realizadas por meio de exames de hepatite C, urina tipo I, cultura bacteriana, glicemia capilar, pressão arterial, índice de massa corpórea (IMC) e relação cintura/quadril.

A atividade contou com a participação das docentes Camila Pietro, Cintia Milani, Dulci Vagenas, Juliana Casagrande, Olivia Beloto e Renata Dias, além de 50 alunos dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Estética e Nutrição, que atenderam mais de 100 mulheres.

]]>
DATA09/10/2017
<![CDATA[09/10/2017 - Campus Tatuapé realiza divulgação em Ferraz de Vasconcelos ]]> Por Chefia de Campus

De 5 a 7 de outubro, a equipe de divulgação do campus Tatuapé e o polo da UNIP EAD de Ferraz de Vasconcelos participaram da Feira do Estudante e do Jovem Empreendedor que ocorreu na cidade de Ferraz de Vasconcelos, SP.

Os divulgadores apresentaram informações sobre os cursos disponíveis no campus, distribuíram materiais de divulgação e realizaram inscrições gratuitas do vestibular.

 

]]>
DATA09/10/2017
<![CDATA[09/10/2017 - Alunos de Educação Física realizam atividades de recreação em Escola Estadual ]]> Por Débora Barbosa

No dia 4 de outubro, o curso de Educação Física do campus São José do Rio Preto realizou uma ação social recreativa, organizada pelos alunos do primeiro ano diurno, sob orientação da professora Cleide Monteiro e do coordenador do curso, Hugo Celso Forti.

A dinâmica foi para os alunos de 7 a 12 anos da Escola Estadual Daud Jorge Simão e contou com a participação de 300 crianças entre os períodos matutino e vespertino. Na oportunidade, foram desenvolvidas atividades de ginástica artística, futebol, danças e brincadeiras de rua, como bola queimada.

O intuito da ação foi mostrar para as crianças, de maneira divertida, a importância do controle corporal do movimento e como a recreação pode estimular o interesse pela prática de esportes e atividades físicas.

 

]]>
DATA09/10/2017
<![CDATA[09/10/2017 - Campus Alphaville promove palestra sobre perícia criminal ]]> Por Cintia Milani

Com o objetivo de apresentar uma das áreas de atuação do biomédico, o curso de Biomedicina do campus Alphaville promoveu a palestra A importância da perícia criminal em um processo, proferida pelo professor Ricardo Calasans no dia 6 de outubro.

O palestrante esclareceu que, para se tornar um perito criminal da polícia científica, o graduado deve estar devidamente registrado em seu conselho de classe e prestar concurso público. Destacou ainda que a polícia científica de São Paulo é considerada a melhor da América Latina.

Com relação ao exercício da profissão em si, o professor salientou que o perito não pode acusar nem defender suspeitos, mas, sim, levantar evidências, provas e apontar erros. Outro apontamento interessante foi que, entre os vestígios, nem sempre as amostras biológicas (sangue para identificação do DNA, por exemplo) aparecem como os de maior relevância em uma perícia. Segundo Ricardo, “tudo depende do caso”.

Com mais este evento, o curso de Biomedicina do campus Alphaville mantém sua tradição de trazer a cada semestre novos temas para a complementação da formação dos alunos. Este ano foram realizadas também as palestras Desafios da Inteligência Emocional e Despertando um líder em você, ambas com a gestora de recursos humanos Alessandra Colossetti.

Para a coordenadora do curso, Cintia Milani, “Não se conduz a formação, o saber, somente na sala de aula, é preciso garantir um ambiente extraclasse e complementar favorável para o desenvolvimento do futuro profissional.” A professora Karina Oliveira, por sua vez, destaca que eventos como esses estimulam a interação e uma maior coesão entre alunos de diferentes semestres, que constituirão a classe biomédica do futuro.

 

]]>
DATA09/10/2017
<![CDATA[07/10/2017 - Alunos de Fisioterapia e Enfermagem participam da Primeira JAFAC ]]> Por Divulgação

No dia 7 de outubro, alunos dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem do campus Assis colaboraram na realização da Primeira Jornada de Animação da Família Cristã (JAFAC). O evento, aberto à comunidade local, ocorreu na Capela Sagrada Família da cidade, localizada na Vila São Cristóvão, com a presença de membros da Igreja.

Os participantes contaram com diversas atividades de recreação – brincadeiras infantis, pintura de rosto, apresentações musicais, praça de alimentação etc. –, palestras e orientações para a família, planejamento familiar, confissões, além de estandes de outras igrejas. Os alunos dos referidos cursos realizaram testes de flexibilidade e força, aferição da pressão arterial e deram instruções sobre a prática do autoexame de mama. Atendimentos que contribuem para os cuidados que se deve ter com a saúde da família.

Uma missa campal, em comemoração da Plenária do Ano Mariano, encerrou as atividades.

 

]]>
DATA07/10/2017
<![CDATA[07/10/2017 - Campus Paraíso promove Um Dia no Campus ]]> Por Vânia/Gerson

O campus Paraíso/Vergueiro promoveu, no dia 7 de outubro, o evento Um Dia no Campus. Voltada para os alunos do Ensino Médio e comunidade em geral, a atividade é realizada em todos os campi da UNIP com o intuito de ajudar o estudante na difícil escolha de sua futura profissão.

 

Visitando os estandes do evento, os estudantes puderam obter informações sobre os cursos oferecidos na unidade, bem como participar de diversas ações programadas, como palestras e visitas aos laboratórios das áreas de Exatas, Humanas e Saúde. Houve ainda exposições de trabalhos, testes vocacionais, testes de glicemia, medição de pressão arterial, avaliação postural e atividades de recreação, proporcionando aos presentes um contato mais próximo com a vida acadêmica.

 

Os coordenadores, professores, funcionários e alunos dos diversos cursos do campus colaboraram ativamente na organização do evento e nas diversas atividades.

 

]]>
DATA07/10/2017
<![CDATA[07/10/2017 - Campus Araçatuba participa de evento sobre prevenção da obesidade ]]> Por Hélio Negri

Em parceria com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o campus Araçatuba participou, no dia 7 de outubro, do evento Obesidade: Eu Trato com Respeito, realizado no hipermercado Muffato da cidade.

Sob a supervisão de professores e coordenadores dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, os alunos desenvolveram o trabalho com a comunidade, conciliando teoria e prática, a convite do endocrinologista Antônio Mendes Fontanelli, idealizador do projeto e membro das entidades citadas.

Os clientes do hipermercado puderam aferir a pressão, medir índice de massa corporal e de flexibilidade corporal, serviços que foram oferecidos gratuitamente. Além do endocrinologista, os interessados puderam consultar ainda a médica generalista e acupunturista Regina Tani e a nutricionista Isa de Pádua Cintra Sampaio, especialista em obesidade em crianças e adolescentes.

Os coordenadores Milena Menezes Cornacini (Nutrição), Neuza Alves Bonifácio (Enfermagem) e Rubens dos Santos Souza (Fisioterapia) também estiveram presentes orientando o atendimento e as ações dos alunos, que consideraram altamente positivas. Responsável pela Enfermagem e com larga experiência hospitalar, Neuza Alves ressaltou que procedimentos como esses podem servir de alerta e, em alguns casos, motivar a pessoa a procurar ajuda médica rapidamente. Já a nutricionista Milena Cornacini lembrou que, segundo dados da ABESO, há atualmente, no mundo, 92 milhões de crianças com risco para sobrepeso e obesidade e mais de 42 milhões de crianças menores de 5 anos estão acima do peso, das quais 35 milhões são de países em desenvolvimento.

A campanha deflagrada pelo Departamento de Obesidade da SBEM, com apoio da Associação, chama a atenção para os riscos do sobrepeso e da obesidade, que já atingem quase 60% da população brasileira, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013, divulgados em 2015. Para os coordenadores, são razões mais que suficientes para que a Universidade atendesse ao convite do doutor Antônio Fontanelli.

O objetivo do evento, segundo Fontanelli, foi o de conscientizar a população de que a obesidade é uma doença e tem tratamento por meio da endocrinologia. O médico explicou que a obesidade leva a outros problemas de saúde, como diabetes, hipertensão, colesterol alto e até mesmo vários tipos de câncer, entre eles, o de mama e o de colo de útero. Falando aos presentes, salientou ainda que 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados por meio de alimentação saudável e prática de exercícios e que “é preciso tratar a pessoa obesa com respeito, pois muitas delas têm baixa autoestima por se sentirem culpados, quando, na verdade, são vítimas da obesidade.” Há uma preocupação maior com o crescimento da obesidade infantil, visto que uma criança nessa situação tende a se tornar um adulto obeso com probabilidade maior de adquirir diabetes.

O evento antecipou o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado em 11 de outubro, aproveitando a grande concentração de pessoas no local, um espaço já utilizado pelo hipermercado Muffato em outras parcerias com o campus Araçatuba. Para o gerente geral da loja, Ronaldo Gouvêa, essas iniciativas são socialmente significativas e possibilitam que as pessoas, de maneira gratuita e espontânea, façam uma avaliação e sejam aconselhadas sobre temas tão importantes.

 

]]>
DATA07/10/2017
<![CDATA[05/10/2017 - Promotor de Justiça realiza palestra no campus Cidade Universitária ]]> Por Célia Rosenthal Zisman.

No dia 25 de setembro, o campus Cidade Universitária recebeu o promotor de justiça do estado de São Paulo e professor de Direito Penal na UNIP, José Carlos Blat, que proferiu palestra e discussão sobre Organizações Criminosas no Brasil. A apresentação contou com a participação de alunos e professores dos cursos de Direito, Administração, Fotografia e Publicidade e Propaganda.

Compuseram a mesa o presidente do DCE da UNIP, Márcio Bico, os professores do curso de Direito Thiago Pedroso e Paulo Ricardo Cursino de Moura, o professor do curso de Administração Thiago Ramos e a diretora e coordenadora do curso de Administração do campus, Sandra Kuka Mutarelli.

 

]]>
DATA05/10/2017
<![CDATA[05/10/2017 - Campus São José do Rio Preto realiza a Décima Nona Jornada Acadêmica Farmacêutica ]]> Por Débora Barbosa

Em comemoração do Dia Internacional do Farmacêutico, nos dias 25 e 26 de setembro, no auditório do campus São José do Rio Preto, foi realizada a Décima Nona Jornada Acadêmica Farmacêutica. Promovendo palestras nos períodos diurno e noturno, a Jornada contou com a presença dos alunos de todos os semestres do curso de Farmácia, da coordenação, dos professores e de palestrantes renomados.

No primeiro dia do evento, data oficial da efeméride, a coordenadora do curso de Farmácia, Lya Bueno, fez o discurso de abertura, agradecendo à comissão organizadora pela realização. Nesse mesmo dia houve ainda as palestras HPV: do câncer à vacina, com a doutora em Bioquímica Tatiana Rabachini, que desenvolveu suas pesquisas no Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer; e Aplicação da genética no âmbito das ciências forenses, com a ex-aluna do curso de Biomedicina da UNIP, especialista em Biologia Molecular e membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, Maria Eduarda Lopes Baitello.

Finalizando os trabalhos, no dia 26 de setembro, a diretora do campus, Simone Buchala, abriu as atividades parabenizando também a comissão organizadora pela Jornada, entre coordenação e professores. E foram apresentadas as palestras Depressão: conhecer para prevenir, ministrada pela psicóloga, especialista em Psicologia Jurídica e coordenadora do curso de Psicologia da unidade, Rosana Garcia; e Uso da Homeopatia na recuperação da saúde, proferida pela farmacêutica homeopata Camila Cristina de Souza.

Participaram também do evento, além dos alunos do curso de Farmácia, estudantes do primeiro ano do curso de Psicologia e do primeiro e terceiro anos do curso de Biomedicina.

 

]]>
DATA05/10/2017
<![CDATA[05/10/2017 - A Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa comunica as defesas de setembro de 2017 ]]> Por Pós

Data da defesa: 12/09/2017

Autor: Antonio Sérgio Brejão

Orientador: Prof. Dr. Oduvaldo Vendrametto

Programa: Doutorado em Engenharia de Produção

Título: Reaproveitamento de resíduos da área de semicondutores na indústria de telhas de concreto

Resumo: A literatura especializada apresenta estudos sobre o reaproveitamento na indústria da construção civil dos resíduos “água e lodo” do processo de lapidação e polimento das lâminas (wafer) de silício e de corte individualizado de chips, do setor de semicondutores. O presente estudo se deu por meio de experimentos empíricos – confecção de protótipo de telhas de concreto como oportunidade de negócios –, por meio dos quais foi viável analisar a possibilidade de reutilização do lodo e da água residuários como coprodutos para artefatos de concreto. Esses resíduos compõem um interessante agregado à massa de concreto devido a determinadas propriedades, verificadas em testes executados em laboratório. Mediante análise do comportamento mecânico e dos testes de resistência dos corpos de prova construídos seguindo a mistura para produção de argamassa de concreto, especificamente telhas de concreto, os resultados indicaram que os artefatos compostos por argamassa contendo o coproduto água residuária apresentaram resistência à flexão em torno de 4,8% superior à observada em telhas padrão de mercado. Já na produção de telhas com o coproduto lodo residuário, os testes de resistência à flexão ficaram em torno de 6,6% abaixo do recomendado pela norma ABNT NBR 13858-2/97. Contudo, tais artefatos apresentaram redução da massa podendo implicar em ganhos na estrutura do telhado quanto à redução do carregamento. Outro resultado é que os coprodutos não apresentaram toxicidade quando submetidos a ensaios com Eisenia andrei, Raphidocelis subcapitata e Allium cepa. A proposta sugere a continuidade das pesquisas com o lodo residuário para obtenção da mistura ideal e a formação de parceiros num processo de simbiose industrial entre os setores da construção civil e de semicondutores para a reutilização dos resíduos, constituindo, assim, uma oportunidade de negócios.

 

 

Data da defesa: 15/09/2017

Autor: André Luis Seferian Obice

Orientador: Profa. Dra. Suzana Peres Pimentel

Programa: Mestrado em Odontologia

Título: Impacto do tratamento de superfície do pilar intermediário de implantes do tipo cone Morse no processo inicial de reparo ósseo. Estudo clínico, prospectivo, controlado, randomizado e de boca dividida

Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar prospectivamente o impacto do tratamento de superfície do pilar intermediário de implantes tipo cone Morse no processo inicial de reparo ósseo, por meio da avaliação da liberação de marcadores relacionados ao osteoblasto/vasculogênese e reparo de tecido mole no fluido peri-implantar. Para o estudo controlado, randomizado, duplo cego e de boca dividida, foram selecionados 15 pacientes que necessitavam de implantes unitários em áreas posteriores de mandíbula bilateralmente. Os implantes foram aleatoriamente divididos em dois grupos: Usinado – implante instalado no mínimo 1 mm infraósseo, com pilar intermediário convencional de superfície usinada; e Tratado – implante instalado no mínimo 2 mm infraósseo, com pilar intermediário com colar de 1,5 mm de superfície tratada. Para a avaliação do processo inicial de reparo ósseo após a instalação do pilar intermediário, foram realizadas coletas do fluido peri-implantar 3, 14, 30 e 60 dias após a inserção dos implantes, para avaliação, por meio de plataforma Luminex/MAGPIX, dos níveis de marcadores relacionados ao osteoblasto/vasculogênese e à formação de tecido mole: fator de crescimento epidérmico (EGF), proteína óssea morfogenética-9 (BMP-9), endotelina-1 (ET-1), fator de crescimento fibroblástico (FGF), fator de crescimento placentário (PlGF) e fator de crescimento endotelial (VEFG). Após a obtenção dos níveis de cada marcador, os dados foram submetidos à análise estatística, considerando-se o nível de significância de 5%. A análise dos resultados demonstrou diferença significativa entre os grupos, com maiores níveis de EGF, BMP-9, ET-1, FGF e PlGF no grupo tratado, aos 30 dias após a instalação do implante (p<0.05). Além disso, os níveis de PlGF apresentaram-se mais elevados no grupo tratado também no tempo de 60 dias (p<0.05). Na análise intragrupo, foi possível verificar diferença significativa nos níveis de ET-1 e FGF entre os tempos de 3 e 30 dias e entre 3 e 60 dias, no grupo tratado (p<0.05). Além disso, houve diferença nos níveis de VEFG no grupo tratado entre os dias 3 e 60 (p<0.05). Para o grupo usinado, observou-se diferença significativa nos níveis de ET-1, FGF, PlGF e VEGF entre o tempo de 3 e 60 dias (p<0.05). Adicionalmente, observou-se diferença significativa na concentração de PlGF entre os tempos de 14 e 60 dias, para o grupo usinado (p<0.05). Pode-se concluir que o tratamento de superfície do pilar com TiO2 influenciou significativamente a liberação de marcadores relacionados à formação óssea, à angiogênese e ao reparo tecidual durante o reparo peri-implantar inicial.

 

 

Data da defesa: 15/09/2017

Autor: Henrique Túzzolo Neto

Orientador: Prof. Dr. Alfredo Mikail Melo Mesquita

Programa: Mestrado em Odontologia

Título: Análise comparativa da resistência de implantes extraestreitos e estreitos de corpo único e de implantes tipo cone Morse estreitos e convencionais

Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar uma análise comparativa da resistência de implantes utilizando como parâmetro a norma ISO 14801, avaliando os implantes de corpo único extraestreitos, de corpo único estreitos, implantes cone Morse estreitos e implantes cone Morse regulares. Metodologia: foram avaliados 4 grupos com 15 implantes cada um. Grupo 1: implantes extraestreitos de corpo único (Ø2,5mm); grupo 2: implantes estreitos de corpo único (Ø3,0mm); grupo 3: implantes estreitos cone Morse com pilar sólido (Ø3,5mm); grupo 4: implantes convencionais cone Morse com pilar sólido (Ø4,0mm). Os implantes foram testados em uma máquina de ensaio universal. Os testes estatísticos de Shapiro-Wilk, ANOVA e Tukey (p· 0.05) foram, então, aplicados. Após esses testes, amostras foram analisadas por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e os grupos 3 e 4 foram analisados em um perfilômetro. Resultados: os grupos se comportaram diferentemente entre si. Houve diferença estatística significante no teste de variância ANOVA 1 fator, teste Tukey (p· 0.05). Grupo 1 – 134,29N (10,27); Grupo 2 – 300,61N (24,26); Grupo 3 – 360,64N (23,34); Grupo 4 – 419,10N (18,87). Conclusão: quanto maior o diâmetro dos implantes, maior sua resistência. Implantes extraestreitos e estreitos podem ser indicados para reabilitação de incisivos.

 

 

Data da defesa: 18/09/2017

Autor: Elaine Nogueira Dias

Orientador: Prof. Dr. Antonio Adami

Programa: Doutorado em Comunicação

Título: Realismo social na telenovela inglesa: elementos de representação em Coronation Street

Resumo: A telenovela é um produto televisivo que simboliza uma das mais relevantes expressões da cultura popular em todo o mundo, despertando há décadas o interesse acadêmico especialmente quanto ao seu impacto social no que diz respeito às massas de telespectadores. Nesta pesquisa, a intenção é explorar o lugar representativo da teledramaturgia no Reino Unido, tendo como objeto de estudo a telenovela inglesa Coronation Street, em produção desde 1960, cuja trama retrata a vida das famílias de classe operária de uma comunidade fictícia do norte da Inglaterra. O fato de uma telenovela ser produzida e transmitida continuamente por quase seis décadas constitui um fato pouco comum e pouco conhecido entre as produções seriadas ao redor do mundo e, por essa razão, desperta curiosidade e o especial interesse em sua história e sobrevivência. Portanto, por meio da contextualização histórica sobre as bases da TV britânica e sobre a essência narrativa de Coronation Street, verificamos que um dos principais fatores que elucidam o êxito e a longevidade dessa telenovela é a sua capacidade de se manter relevante em sua representação do cotidiano. Fato que pode ser compreendido não apenas nos moldes do Realismo Social mas também no diálogo entre o entretenimento e o serviço de interesse público, entre o poder da televisão como meio de comunicação de massa e gerador de conteúdos de entretenimento dirigido às massas e o lugar representativo de Coronation Street na sociedade inglesa em decorrência de sua narrativa e temáticas.

 

 

Data da defesa: 22/09/2017

Autor: Denise Nishii

Orientador: Profa. Dra. Fernanda Vieira Ribeiro

Programa: Mestrado em Odontologia

Título: Efeito clínico do uso sistêmico do resveratrol associado ou não à antibioticoterapia no tratamento periodontal não cirúrgico da periodontite agressiva generalizada

Resumo: O objetivo do presente estudo clínico, randomizado, placebo-controlado, duplo cego e paralelo foi avaliar o efeito da administração sistêmica do resveratrol (RESV), associado ou não à antibioticoterapia, no tratamento periodontal não cirúrgico de pacientes com periodontite agressiva generalizada (PAG). Para tanto, selecionou-se 32 indivíduos com PAG, que foram aleatoriamente alocados em dois grupos: a) RSV – debridamento ultrassônico de boca toda em sessão única, associado à administração sistêmica de 500 mg de RESV por 180 dias, e administração de placebo a cada 8 horas por 7 dias; b) RSV+ANTI – debridamento ultrassônico de boca toda em sessão única, associado à administração sistêmica de 500 mg de RESV por 180 dias, e administração sistêmica de amoxicilina 500 mg e metronidazol 400 mg a cada 8 horas por 7 dias. Avaliações clínicas foram realizadas nos períodos baseline, 30 dias e 3 e 6 meses após o tratamento, para mensuração dos seguintes parâmetros: índice de placa (IP) e sangramento (IG), sangramento à sondagem (SS), posição da margem gengival (PMG), profundidade de sondagem (PS) e nível clínico de inserção (NIC). A avaliação do compliance ao tratamento foi realizada, em consultas mensais, por meio da contagem das cápsulas remanescentes no frasco, verificação da tabela em que foram anotadas as cápsulas ingeridas e preenchimento dos questionários referentes à ocorrência de reações adversas relacionadas ao uso de medicamentos e à dor/desconforto durante os 7 dias após o debridamento. Posteriormente, os dados foram submetidos ao teste de normalidade (Teste de Kolmogorov-Smirnov) para escolha dos métodos estatísticos paramétricos e não paramétricos indicados. Para todas as avaliações, foi adotado um nível de significância de 5%. Nas análises de bolsas gerais, foi observada redução na PS e ganho de NIC em ambos os grupos aos 30 dias de acompanhamento, que se mantiveram ao longo dos 6 meses de acompanhamento, sem diferenças estatísticas entre os grupos em nenhum período do estudo. Considerando as análises das médias estratificadas para bolsas inicialmente moderadas e profundas, houve redução da PS e ganho de NIC em ambos os grupos aos 30 dias de acompanhamento, que se mantiveram ao longo dos 6 meses de acompanhamento. Na análise intergrupos para bolsas inicialmente moderadas e profundas, em relação à PS, houve diferença estatística em todos os tempos; quanto ao NIC, para bolsas inicialmente moderadas, houve diferença estatística aos 6 meses de acompanhamento, enquanto para bolsas inicialmente profundas houve diferença estatística aos 30 dias de acompanhamento, que se manteve até os 6 meses de acompanhamento. A administração sistêmica do RESV isoladamente promoveu redução na PS e ganho de NIC, fornecendo benefícios clínicos similares ao uso do RESV associado à antibioticoterapia no tratamento periodontal não cirúrgico de pacientes com PAG.

 

]]>
DATA05/10/2017
<![CDATA[03/10/2017 - Aluno apresenta trabalho em Congresso da Intercom ]]> Por Elvis Wanderley

O estudante do curso de Jornalismo do campus Chácara Santo Antônio, Kaique Santos, apresentou o artigo Cultura participativa: uma análise sobre os polêmicos comentários do G1 no Quadragésimo Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado pela Intercom entre os dias 4 e 9 de setembro, na Universidade Positivo, em Curitiba, PR. O trabalho foi desenvolvido em conjunto com as alunas Ana Paula Rodrigues Roseno, Dayanne Dinisio de Souza, Janaína de Lima Góes, Jaqueline Silva Alves da Rocha, Juliana Lopes dos Santos, Steffani Martins Costa.

A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – vem promovendo, desde 1977, o fomento e a troca de conhecimento entre pesquisadores, profissionais e estudantes da área de Comunicação. A entidade realiza diversos encontros com os quais estimula a produção científica não só de professores e especialistas mas também entre graduandos e recém-formados.

Para Kaique Santos, participar do evento “foi uma experiência muito importante, que nos faz perder o medo de seguir com a produção de pesquisa e conhecimento. Agora tenho vontade de terminar a graduação e já ingressar numa pós-graduação”.

O trabalho, produzido na disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico do curso, teve orientação da professora Clarice Greco, que também esteve presente no Congresso. Clarice observa que a participação em encontros científicos como esse contribui muito para a troca de conhecimento e para o currículo do aluno. “É um aproveitamento extraclasse do trabalho desenvolvido na disciplina, que muitas vezes acaba na gaveta”, salientou.

O texto foi publicado nos Anais do Congresso 2017.

 

]]>
DATA03/10/2017
<![CDATA[03/10/2017 - Campus Chácara Santo Antônio celebra o Dia do Nutricionista ]]> Por Mônica Teixeira

No dia 4 de setembro, o curso de Nutrição do campus Chácara Santo Antônio, em comemoração do Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, promoveu o evento Ciência e Tecnologia de Alimentos e sua Interface – International Life Sciences Institute do Brasil (ILSI).

Na ocasião, as palestras A alimentação de hoje e A tecnologia a serviço da alimentação foram proferidas, respectivamente, pela nutricionista, membro da Câmara Técnica de Comunicação e Marketing do Conselho Regional de Nutricionistas da Terceira Região e da Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), Lara Cristiane Natacci; e pela ex-aluna do campus, engenheira de alimentos e mestre em Tecnologia de Alimentos, Geórgia Álvares de Castro.

Participaram do evento mais de 200 alunos do curso de Nutrição, além de estudantes do curso de Enfermagem. Ao final, foram sorteados vários livros e revistas da área de Nutrição.

 

 

]]>
DATA03/10/2017
<![CDATA[03/10/2017 - Campus São José do Rio Preto realiza SIPAT ]]> Por Cristiane Fedrigo

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do campus São José do Rio Preto, realizada pela atual gestão, aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro, com o objetivo de estimular uma consciência crítica e observadora em todos os funcionários que compõem a organização, bem como motivá-los ao conhecimento teórico e prático das ações necessárias para o resultado do cumprimento das normas, que tornam seu trabalho um ambiente mais seguro, digno e em constante melhora.

O ciclo de palestras apresentou temas diversificados de grande importância para o dia a dia do funcionário tanto na empresa como no seu desenvolvimento pessoal. Dinâmicas – Relações interpessoais foi o assunto discutido pelo professor da unidade e especialista em Comércio Exterior e Negócios Internacionais, Rodney Ribeiro. Na sequência, a fisioterapeuta Juliana Zancanella proferiu palestra sobre Ginástica laboral. Em sua apresentação, além de tratar de questões teóricas, ela realizou uma série de exercícios práticos, chamando a atenção para a necessidade do preparo físico, um componente indispensável para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar do trabalhador.

O professor Aldino Palla, por sua vez, apresentou o tema Economia descomplicada, com exemplos práticos de como organizar a vida financeira no cotidiano. E a enfermeira da Clínica de Enfermagem do campus Danyara Assumpção, junto com sua equipe, apresentou a palestra DST/aids.

Durante a SIPAT, os membros da diretoria da CIPA recepcionaram todos os participantes com um coffee break e sorteio de brindes. O encerramento foi realizado pela diretora do campus, Simone Buchala, que agradeceu a presença de todos e apresentou a nova gestão.

 

]]>
DATA03/10/2017
<![CDATA[03/10/2017 - Jovens do Projeto Pescar visitam o campus São José do Rio Preto ]]> Por Cristiane Fedrigo

No dia 29 de setembro, o campus São José do Rio Preto recebeu aproximadamente 20 jovens, com idade entre 16 e 19 anos, do Projeto Pescar mantido pela Guarani, empresa da Tereos Açúcar & Energia Brasil, unidade Cruz Alta, Olímpia, SP. A turma foi acompanhada pela analista de desenvolvimento de Recursos Humanos Alyne Louise da Silva Tavares e pela estagiária da Tereos, Letícia de Oliveira Ferreira.

Os visitantes realizaram teste vocacional e conheceram toda a estrutura do campus, como biblioteca, laboratórios de informática, laboratórios da área da Saúde e as Clínicas de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia, que prestam atendimento à comunidade.

Como incentivo à formação profissional e pessoal de jovens, a Tereos Açúcar & Energia Brasil mantém, desde 2013, o Projeto Pescar. Os jovens têm aulas semanais, conhecem e contribuem para o dia a dia da empresa, recebendo ainda bolsa-auxílio, vale alimentação, transporte e atendimento odontológico, além de kit uniforme. O Projeto, que existe há 41 anos no país, foi criado pelo empresário gaúcho Geraldo Tollens Linck, já tendo sido implantado em 115 empresas no Brasil e outras 25 no exterior, com o intuito de promover oportunidades de desenvolvimento pessoal, cidadania e iniciação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

]]>
DATA03/10/2017
<![CDATA[29/09/2017 - Odontologia marca forte presença nos Encontros Científicos da UNIP ]]> Por Pós

Entre os dias 12 e 14 de setembro, ocorreram o Décimo Sétimo Encontro Científico, o Décimo Nono Encontro de Iniciação Científica e o Quarto Encontro de Iniciação Tecnológica da UNIP, eventos promovidos simultaneamente nos campi Indianópolis, Cidade Universitária, Tatuapé, Santos, Brasília, Goiânia e Manaus, com a participação de todos os alunos de Iniciação Científica (IC) da Universidade.

 

Nos Encontros, importantes pesquisadores das mais diversas áreas (Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Humanas e Sociais e Comunicação) e níveis estiveram presentes. Destaque pode ser dado para a presença do coordenador adjunto da área de Odontologia da Capes, professor Marcelo José Strazzeri Bönecker, que proferiu a conferência A Odontologia brasileira: destaque no cenário mundial da pesquisa e da pós-graduação para representantes do corpo docente e discente (alunos de mestrado, doutorado e IC) da Odontologia. Em sua apresentação, Bönecker abordou temas relacionados ao posicionamento da pesquisa no cenário mundial e o desenvolvimento dos cursos de pós-graduação em Odontologia no Brasil.

 

Nos dias subsequentes, ocorreram as apresentações dos painéis referentes às pesquisas realizadas na Universidade. Ao final, um ponto expressivo para o curso de Odontologia foi a escolha da pesquisa realizada pelo pós-graduando Marcos Vinícius de Oliveira Salvador como melhor trabalho da área de Ciências da Saúde.

Intitulado Influência de diferentes sistemas de iniciação de polimerização nas propriedades químico-físicas de cimentos resinosos experimentais, o estudo é orientado pelo docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Adriano Lima.

 

Esse resultado é reflexo do empenho e dedicação de todo o corpo docente do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia, com pesquisas de ponta que se destacam nacional e internacionalmente.

]]>
DATA29/09/2017
<![CDATA[29/09/2017 - Alunos de Direito apresentam artigo em Congresso Acadêmico ]]> Por Pedro Paulo de Morais

De 24 a 28 de julho, os alunos do sexto e sétimo semestres do curso de Direito do campus Brasília participaram do Décimo Quarto Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional, que ocorreu na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, RJ.

Os estudantes Douglas Lopes Ferreira dos Santos Junior, Eduardo D'Avila Bitencourt Silva, Natália Oliveira Oliveira Costa, Rodrigo Oliveira Carvalho Torres e Sara de Sousa Santiago apresentaram o artigo intitulado As políticas de defesa nacional e seus desdobramentos no Brasil e no contexto sul-americano. Durante os quatro dias do evento, os alunos participaram ainda de palestras, atividades e discussões entre instituições de Ensino Superior civis e militares sobre assuntos referentes à segurança e defesa nacional.

O Congresso é uma iniciativa do Ministério da Defesa e visa estimular tanto a pesquisa a respeito do tema quanto a interação dos pesquisadores civis e militares. Realizado anualmente, leva alunos de todo o Brasil para as principais instituições de formação das forças armadas brasileiras, incentivando, assim, a prática de atividades acadêmicas.

A seleção dos artigos é de responsabilidade do Ministério da Defesa, que convoca os alunos por meio de edital. Essa foi a primeira participação do campus Brasília no evento e, em decorrência do êxito obtido, deverá tornar-se parte das atividades dos alunos do curso nos próximos anos.

]]>
DATA29/09/2017
<![CDATA[29/09/2017 - Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza exposição de maquetes ]]> Por Katia Luli e Adriana Dias

Os alunos do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Chácara Santo Antônio promoveram uma exposição de maquetes desenvolvidas na disciplina de Projeto Arquitetônico (Espaço e Forma).

A mostra, que ficou de 16 a 21 de setembro, no pátio da unidade, faz parte de uma atividade baseada em estudos de fotos dos pavilhões da Serpentine Gallery, em Londres, com a finalidade de proporcionar aos estudantes os conhecimentos necessários para desenvolverem a percepção de proporção e introdução à escala dos edifícios e sua relação com a escala humana. Desde 2000, a Serpentine Gallery convida a cada ano um renomado arquiteto para projetar e construir um pavilhão temporário especial, propondo novas formas arquitetônicas, que fica aberto ao público apenas durante o verão daquele ano. Entre os arquitetos que já participaram do programa, estão o brasileiro Oscar Niemeyer e a iraquiana Zaha Hadid.

A atividade foi desenvolvida sob orientação dos professores Carolina Oukawa, Clarissa Paulillo, Cláudio Ottoni, Regina Gomes, Maria Zarria Dubena, e das coordenadoras auxiliares Adriana Dias e Katia Luli Nakashigue.

 

]]>
DATA29/09/2017
<![CDATA[29/09/2017 - Parceria viabiliza estágio prático para os alunos de Biomedicina ]]> Por Cintia Milani

Com o intuito de promover estágio de qualidade para os estudantes, o curso de Biomedicina do campus Alphaville firmou parceria com a CientíficaLab, empresa com vasta experiência em medicina diagnóstica e líder no mercado de atendimento ao setor público.

O objetivo do acordo é proporcionar as melhores alternativas no processo de busca por estágios para os alunos, fazendo com que eles sejam alocados de modo estratégico nas áreas em que estejam estudando, além de incentivar uma possível contratação pela empresa onde estiverem atuando durante seu processo de aprendizado.

Os representantes do curso reuniram-se com os responsáveis do laboratório para discutir os futuros projetos. Entre os pontos firmados, destacam-se a capacitação dos novos profissionais, que poderão ingressar no mercado com uma relevante carga de experiência, o desenvolvimento das habilidades específicas de cada um e a possibilidade de contratação de estagiários.

Colocando em prática a parceria, treze alunos do curso de Biomedicina já estão trabalhando no laboratório sob o regime de estágio. “Eles estão cumprindo os estágios I e II. Acredito que seja o tempo ideal para que tenham a oportunidade de passar por todos os setores e saírem daqui mais completos para futuras oportunidades”, relatou a responsável pelos estagiários no laboratório, Carolina Oliveira.

O estágio fortalece o caminho do aprendizado prático, incrementa a teoria e proporciona o contato direto com uma gama de processos e tecnologias, que visam a melhoria contínua dos alunos durante o curso. Com a oportunidade, os estudantes podem ter maiores chances de se inserir no mercado, sobretudo em tempos de crise, e as empresas de estar em contato com novos profissionais devidamente capacitados. Delineando essas expectativas, pode-se citar o exemplo de Lucas Jacintho Lavrador, ex-aluno da UNIP e hoje um dos funcionários da CientíficaLab. Logo após sua colação de grau, Lucas foi contratado pela empresa para o setor de Microbiologia.

 

]]>
DATA29/09/2017
<![CDATA[28/09/2017 - Campus Paulista sedia mostra de aniversário do SBT ]]> Por Profº Haroldo de Souza

De 28 de agosto a 26 de setembro, o campus Paulista sediou a exposição Grand Circo SBT, em celebração dos 35 anos da emissora de televisão SBT.

A mostra foi desenvolvida por figurinistas da emissora e trouxe ao público sete figurinos idealizados dentro de um contexto circense e lúdico, que representaram a trajetória do SBT e alguns personagens de sua programação, além, é claro, do lendário apresentador Silvio Santos.

As peças foram expostas inicialmente no SBT para, depois, percorrerem faculdades que oferecem o curso de Moda. Três ex-alunos do curso de Moda do campus Paulista participaram ativamente do projeto: Luiz Fernando Godoy foi responsável pela concepção e criação; Luciano Amorim e Daniela Stancampiano, pela execução.

 

]]>
DATA28/09/2017
<![CDATA[28/09/2017 - Ex-alunos participam de Jornada de Moda no campus Paulista ]]> Por Profº Haroldo de Souza

Nos dias 21 e 22 de setembro, o campus Paulista promoveu a Jornada de Moda – Círculo da Moda: Encontros e Reencontros, Segmentação e Mercado de Trabalho. A atividade contou com a presença da designer de produto no segmento infantil Vanessa Machado Krüguér e do figurinista do SBT Luciano Amorim, ambos ex-alunos do curso de Moda.

Organizado pela equipe de professores e pelo coordenador geral do curso, Haroldo de Souza, com apoio da chefia de campus, o evento propôs a interação entre profissionais do mercado da moda e o corpo docente e discente do curso, reafirmando a necessidade da troca de experiências para a preparação do aluno e sua futura integração ao mercado de trabalho.

 

]]>
DATA28/09/2017
<![CDATA[28/09/2017 - Executivo da Totvs fala sobre transformação digital aos alunos de Administração ]]> Por Alexandre Paglia

O curso de Administração do campus Chácara Santo Antônio promoveu, nos dias 11 e 14 de setembro, a palestra Transformação digital e sua carreira, ministrada pelo executivo de soluções e negócios da Totvs, Cezar Bellini.

Na apresentação, o tema foi dividido em duas partes, sendo a primeira sobre a evolução dos negócios da empresa Totvs, a transformação digital, o uso do balanced scorecard, do business intelligence, big data e indicadores; já na segunda parte, o foco do palestrante foi nas carreiras e coaching.

Estiveram presentes, nas duas datas, os alunos do curso noturno de Administração, professores e a coordenação do curso.

 

]]>
DATA28/09/2017
<![CDATA[28/09/2017 - Professor de Educação Física realiza palestra em centro da OMS em São Paulo ]]> Por Sergio H. F de Carvalho

O professor do curso de Educação Física Sérgio de Carvalho, do campus Paraíso, proferiu a palestra Atividade física, nutrição e saúde durante a Semana do Bem-Estar, realizada na Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), em São Paulo. A BIREME é um centro especializado da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), orientado à cooperação técnica em informação científica em saúde.

Na palestra, Sérgio Carvalho analisou as diretrizes mais atualizadas da OMS sobre a prática de atividade física e nutrição voltadas para a saúde. Segundo ele, “a prática de atividade física diária é crucial para manutenção da qualidade de vida das pessoas, e recomendações como incluir na rotina diária atividades de lazer e de deslocamento são formas bastante viáveis para se chegar aos 150 minutos semanais de atividade física moderada, conforme as recomendações da OMS. No entanto, se a pessoa conseguir atingir 300 minutos semanais, irá desfrutar de ainda mais benefícios para a saúde.”

Dados da própria OMS apontam que indivíduos fisicamente ativos têm menor chance de desenvolver obesidade, diabetes, alguns tipos de câncer, hipertensão, AVC, depressão e fraturas por queda. A atividade física reduz em 20% a 30% o risco de mortalidade de um indivíduo.

 

]]>
DATA28/09/2017
<![CDATA[28/09/2017 - Coordenadora de Letras promove o evento Noite com Palestras ]]> Por Mônica Oliveira Santos

A coordenadora auxiliar do curso de Letras do campus Campinas, Mônica Oliveira Santos, promoveu o Noite com Palestras. Realizado no dia 25 de setembro, o evento trouxe instigantes discussões com a apresentação de três palestras proferidas para alunos, ex-alunos e professores.

Na palestra Onde foi parar o encantamento do mundo?, a professora, psicóloga e contadora de histórias Suzana Montauriol e o contador de histórias e palhaço Ulisses Ângelo Junior compartilharam suas trajetórias de vida e de trabalho. Eles falaram sobre contos, mitos, lendas e seus elementos simbólicos e arquetípicos que ganham o brilho todo especial de um mundo fantástico na contação de histórias. Já o tema O poder da alegria foi apresentado pela professora Claudia Cruz, que contou sua experiência pessoal na luta contra o câncer, enfatizando o alerta aos primeiros sinais, a importância do autoexame, a preocupação e o cuidado de si e sobre como faz diferença enfrentar o processo da doença com autoestima, confiança e alegria. Por último, em palestra intitulada A vila dos pecados: trajetória de uma escritora, a escritora Soraya Abuchaim apresentou seu mais novo livro, o romance A vila dos pecados, e refletiu sobre sua trajetória como escritora, dando dicas aos alunos dos percursos e percalços para se chegar à publicação de uma obra.

Segundo Mônica Santos, “Noite com Palestras é um momento de reflexão e aprofundamento que nos tira um pouco das discussões planejadas no currículo de aulas e das discussões acadêmicas de eventos mais teóricos do curso, nos possibilitando pensar em temas mais transversais e paralelos que perpassam a nossa vida social.”

 

]]>
DATA28/09/2017
<![CDATA[27/09/2017 - Alunos da UNIP são pré-selecionados para o Programa Fórmula Santander ]]> Por Pós

A UNIP pré-selecionou três alunos para participar do Programa Fórmula de Bolsas de Mobilidade Internacional Santander Universidades 2017. Os escolhidos e seus respectivos países de destino foram:

·         Bianca Menezes e Silva – Chile

·         Celso Affonso Couto – Espanha

·         Jeferson Fernando de Paula – Peru

Os estudantes passarão ainda por seleção final nas universidades de destino. A parceria prevê a isenção das mensalidades durante um semestre letivo.

O setor de Internacionalização Acadêmica da UNIP parabeniza os alunos pela oportunidade.

Para mais informações sobre o Programa, acesse o site. ]]>
DATA27/09/2017
<![CDATA[27/09/2017 - Alunos de Fisioterapia participam de evento esportivo da Polícia Militar ]]> Por Débora Barbosa

No dia 24 de setembro, os alunos do último ano do curso de Fisioterapia do campus São José do Rio Preto participaram da Primeira Corrida de Rua do 17º Batalhão de Polícia Militar do Interior (Rio Preto, SP), promovida em comemoração do aniversário de 53 anos do Batalhão.

Sob orientação dos fisioterapeutas Aline de Menezes Oliveira, Amanda Passetti, Bruna Burin e Diogo Araújo, os estudantes se instalaram na entrada da corporação e colaboraram com a ação prestando orientações aos atletas, realizando trabalho de alongamento pré e pós-corrida, aferição e monitoramento de pressão arterial e frequência cardíaca.

Aproximadamente 300 competidores participaram da corrida de cinco quilômetros. O evento foi aberto ao público e a inscrição se deu mediante doação de um pacote de fralda infantil ou geriátrica, que foram destinados a instituições sociais.

O intuito da ação foi incentivar a prática de esportes e as pessoas a terem um estilo de vida saudável, além da troca de experiências que um evento assim pode oferecer.

 

 

]]>
DATA27/09/2017
<![CDATA[27/09/2017 - Coordenador do curso de Engenharia Elétrica participa de debate promovido pela AEAMC ]]> Por Cássio Eduardo Pereira Magalhães

No dia 27 de setembro, o coordenador do curso de Engenharia Elétrica do campus Santos, Cássio Eduardo Pereira Magalhães, participou da palestra e debate sobre o tema Redes de distribuição de energia subterrânea: como atender esta demanda?, evento organizado pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (AEAMC). Na oportunidade, o coordenador falou sobre o crescimento das solicitações de redes subterrâneas de energia e as formas de atender esta demanda.

Cássio Eduardo é engenheiro eletricista, com mais de 25 anos de experiência no setor de distribuição de energia, atuando em empresas como Eletropaulo, EDP Bandeirante e CPFL Energia. Atualmente, é sócio da CPM Consultoria, empresa voltada ao segmento de projetos e instalações elétricas.

 

]]>
DATA27/09/2017
<![CDATA[26/09/2017 - Professora e ex-aluna do curso de Farmácia publicam artigo em revista de Saúde ]]> Por Cristiane Fedrigo

A professora do curso de Farmácia Tatiana Elias Colombo junto com a ex-aluna Thainá Rocha Sossolote e as médicas Isabela de Souza Colombo e Márcia Wakai Catelan, do Hospital de Base de São José do Rio Preto, realizaram um estudo que deu origem ao artigo Perfil clínico, epidemiológico e laboratorial das infecções de corrente sanguínea em neonatos, publicado na edição de abril da Arquivos de Ciências da Saúde.

Resultado da parceria entre o curso de Farmácia do campus São José do Rio Preto e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital da Criança e Maternidade local, o objetivo do estudo foi identificar as infecções de corrente sanguínea laboratorialmente confirmadas, o perfil de suscetibilidade antimicrobiana e os fatores associados ao óbito na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em um hospital de referência do interior de São Paulo.

A Arquivos de Ciências da Saúde é a revista oficial da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), importante órgão especializado em divulgação científica nacional nas áreas de saúde e ciências, com circulação trimestral.

]]>
DATA26/09/2017
<![CDATA[26/09/2017 - Atividade em supermercado de São José do Rio Preto faz alerta sobre o uso de automedicação ]]> Por Débora Barbosa

Alunos de todos os semestres do curso de Farmácia do campus São José do Rio Preto, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF), participaram de uma ação no Super Muffato da cidade. A atividade ocorreu no dia 16 de setembro, ocasião em que realizaram uma pesquisa sobre automedicação com os clientes do supermercado. A iniciativa contou com a presença do diretor local do CRF-SP, Anderson José de Almeida, junto com outros membros da diretoria local.

Os estudantes Adilson Jacomin, Ana Letícia de Sá, André Pereira Fazan, Ana Carolina de Brito, Bruno Fidêncio, Flávia Jamogischi, Gabriel Pedro, Helen Cristina Neves, Jéssica Guchardo, Jéssica da Silva, João Vitor de Souza, Jonas Ferreira, Juliana Ramos, Lucas Henrique Rossi, Marlol Rodrigues, Mayara Kuwahara, Talles da Silva, Tatiane Costa Genari e Thainara Hipolotito, foram orientados pela coordenadora do curso, Lya Bueno, durante toda a ação.

A atuação visou instruir sobre o uso racional de medicamentos e o risco da automedicação, bem como sobre a diferença entre medicamentos genéricos, similares e de referência. Foram distribuídos folders com informações relevantes para a prevenção de doenças, além de dicas sobre a utilização correta de medicamentos, destacando sempre que o farmacêutico é o profissional mais indicado para fornecer tais orientações.

 

]]>
DATA26/09/2017
<![CDATA[25/09/2017 - Estudantes do Ensino Médio visitam o campus São José do Rio Preto ]]> Por Cristiane Fedrigo

O curso de Ciências Biológicas do campus São José do Rio Preto recebeu, no dia 21 de setembro, quinze alunos do Ensino Médio, acompanhados pela coordenadora Renata Martelo Gulineli, do Colégio Coração Imaculado de Maria da cidade de José Bonifácio.

A visita foi guiada pelo professor Pierre Sebastião da Silva e pela coordenadora do curso, Sandra Marchesin, que mostraram aos visitantes toda a estrutura que a instituição oferece aos seus alunos: biblioteca, laboratórios de informática, o Museu Darwin e os laboratórios da área da Saúde, como os de Anatomia, Microscopia e Multidisciplinar, entre outros espaços.

Os estudantes realizaram teste vocacional e também participaram de uma dinâmica de biologia, com sorteio de brindes.

 

]]>
DATA25/09/2017
<![CDATA[25/09/2017 - Cursos do campus São José do Rio Preto participam de palestra motivacional ]]> Por Cristiane Fedrigo

O campus São José do Rio Preto promoveu, no dia 21 de setembro, uma palestra motivacional para os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Pedagogia e Educação Física.

A diretora do campus, Simone Buchala, realizou a abertura do evento nos períodos diurno e noturno, agradecendo aos alunos pela participação e pelo interesse. Em seguida, o mestre em Comunicação, professor e coordenador do curso de Comunicação Social no campus Chácara Santo Antônio, Elvis Wanderley dos Santos, proferiu a palestra.

O objetivo foi possibilitar aos discentes refletir sobre questões de fundamental importância para a sua formação pessoal e profissional, como comprometimento, iniciativa, criatividade e foco.

Elvis dos Santos realiza palestras motivacionais para os alunos dos últimos anos dos cursos de graduação da UNIP nos estados de São Paulo, Brasília, Goiânia e Manaus.

 

]]>
DATA25/09/2017
<![CDATA[25/09/2017 - O papel da escola é discutido em Jornada de Pedagogia ]]> Por Débora Barbosa

Entre os dias 18 e 20 de setembro, no campus São José do Rio Preto, foi realizada a Jornada de Pedagogia, que abordou o tema O papel da escola. A diretora do campus e coordenadora do curso de Pedagogia, Simone Buchala, fez a abertura agradecendo à comissão organizadora do evento, composta por alunos do terceiro e quarto semestres, sob coordenação da professora Kethi Squecola, pelo trabalho.

Após a abertura, houve um debate sobre O papel da escola na atualidade: enfrentando desafios, cuja mesa foi composta pela pedagoga e especialista em didática do Ensino Superior, Cenira Blanco Fernandes Lujan; pela pedagoga e especialista em sistematização do ensino na infância, Deli Pomaro; e pela doutora em Educação, Karina Perez Guimarães.

No dia 19, foram proferidas as palestras: Futuro em Perspectiva, com o  promotor de Justiça e especialista em didática do ensino, Eli Roberto Costa Neves Buchala; e Caminhos para o diálogo cooperativo entre pais e escola, com a professora especialista em Psicologia e gestora do Conselho Regional de Psicologia, subsede de Rio Preto, Claudia Cristina Lofrano.

Para o encerramento da Jornada, teve exibição de ballet com a presença da aluna do sexto semestre do curso Tatiane Garcia. Em seguida, as formandas em Pedagogia Maria Fernanda Costa e Cheyenne de Lima Zambom apresentaram sua pesquisa de iniciação científica sobre o tema O gênero textual, teatro na alfabetização: uma aprendizagem significativa, sob orientação do professor Adalberto Pinheiro.

Finalizando a noite, a life coach e especialista em análise comportamental, Valquíria Pardo, proferiu a palestra Os alunos e o mundo mudaram. E a escola?. E houve ainda diversas atividades, exposição de trabalhos dos estudantes do terceiro e quarto semestres, apresentação de dança em tecido acrobático com a aluna do sexto semestre Laila Bertolin e convidadas, sorteio de brindes e entrega de certificados.

O evento foi aberto aos familiares, convidados, egressos, professores e alunos de todos os semestres do curso de Pedagogia, contribuindo, assim, para a formação profissional e pessoal de todos como futuros pedagogos.

 

]]>
DATA25/09/2017
<![CDATA[22/09/2017 - Alunos do campus Sorocaba participam de Encontro de Iniciação Científica da UNIP ]]> Por Éder F. Prado - Assistente de Chefia de Campus

No dia 13 de setembro, alunos dos cursos de Psicologia, Odontologia, Arquitetura, Ciências Biológicas, Enfermagem e Farmácia do campus Sorocaba tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos acadêmicos no Décimo Nono Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC-CNPq, realizado no campus Indianópolis.

Lista dos alunos participantes: 

·         Claudia Franciele da Costa – Ciências Biológicas – oitavo semestre

·         Natália Ferreira Vieira – Ciências Biológicas – oitavo semestre

·         Natália Rossetti – Ciências Biológicas – oitavo semestre

·         Ingrid Thainá Bruno Teixeira – Ciências Biológicas – oitavo semestre

·         Marcus Vinícius França – Ciências Biológicas – sexto semestre

·         Jéssica Camila Leocádio – Arquitetura e Urbanismo – oitavo semestre

·         Mariana Midori Santos Hayashi – Arquitetura e Urbanismo – nono semestre

·         Jessica Rosangela Silva – Farmácia – oitavo semestre

·         Maria Carolina Rodrigues Leme Biran – Odontologia – quarto semestre

·         Maria Elisa Vergennes da Silva – Enfermagem – oitavo semestre

·         Thiago Roberto Manttuane Alves de Almeida – Enfermagem – sétimo semestre

·         Daniele Alvares Vergilio – Psicologia – décimo semestre

 

]]>
DATA22/09/2017
<![CDATA[22/09/2017 - Alunos de Fisioterapia prestam atendimento a peregrinos ]]> Por Divulgação

No dia 22 de setembro, 19 alunos do sexto, sétimo e oitavo semestres do curso de Fisioterapia do campus Assis prestaram atendimento a cerca de 600 devotos de São Miguel Arcanjo, que deixaram Assis, às 6 horas da manhã, em direção ao Santuário, localizado na cidade de Bandeirantes, Paraná.

Os peregrinos fizeram uma primeira parada no distrito de Santo Antônio do Paranapanema (Balneário de Porto Almeida), que pertence à comarca de Cândido Mota. Durante o descanso, os alunos realizaram massagens e alongamentos nos romeiros. Foram 32 quilômetros de caminhada nessa etapa, o que desgastou muito os participantes, que no dia seguinte seguiram por mais 29 quilômetros até o destino final, o Santuário São Miguel Arcanjo.

A equipe de estudantes trabalhou sob a supervisão da coordenadora do curso, Cássia Regina Saade Pacheco, e das fisioterapeutas Fernanda Campana, Iraci Paiano e Adriane Salles Navas.

 

]]>
DATA22/09/2017
<![CDATA[22/09/2017 - Alunos de Fisioterapia participam de caminhada pela inclusão social ]]> Por Divulgação

Os alunos do sexto semestre do curso de Fisioterapia do campus Assis participaram da Terceira Caminhada da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. O evento aconteceu no dia 21 de setembro, como parte da campanha Setembro Verde promovida pela APAE, e contou com a participação de entidades sociais do município, além de clubes de serviço e várias escolas.

Saindo da Praça da Catedral de Assis, os alunos e demais participantes subiram a Avenida Rui Barbosa, levando bexigas verdes e cartazes em apoio à inclusão de pessoas com deficiência, até a Praça Arlindo Luz, onde as atividades foram encerradas.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, Cássia Regina Saade Pacheco, a participação dos alunos em eventos dessa magnitude é muito importante, pois “o desenvolvimento do olhar para o outro vai além da recuperação da função e da capacidade, faz enxergar e refletir sobre as reais necessidades que virão pela frente, que serão as novas condições de seus pacientes.”

 

]]>
DATA22/09/2017
<![CDATA[22/09/2017 - Campus Assis promove Jornada de Administração ]]> Por Divulgação

Em comemoração do Dia do Administrador, celebrado em 9 de setembro, o curso de Administração do campus Assis promoveu a Jornada de Administração. O evento foi realizado no Clube Kaikan, entre os dias 18 e 20 de setembro, com a presença de alunos da UNIP e aberto à comunidade assisense. O tema abordado nesta edição foi Gestão de Pessoas e Equipes, uma das principais áreas do curso.

No dia 18, o coordenador do curso de Administração, Jobel Cândido Venceslau Junior, fez a abertura do evento. Em seguida, o público pôde assistir à palestra da administradora Tamires Camargo Soares, autora do livro: Estratégias que agregam valor nos seguimentos do agronegócio no Brasil. Também proferiram palestras o vice-presidente da empresa Multi-Ar, Tiziano Giordano Pravato Filho, e o empreendedor e coaching Rodnei Granero.

Na data seguinte, as palestras ficaram por conta do diretor comercial da Rede Avenida, Kiko Binato, e do palestrante credenciado pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo, professor Fábio Luís Nogueira.

Para encerrar o evento, no dia 20, foram realizadas três oficinas no campus: a Humanus - Assessoria e Consultoria em Gestão de Pessoas, empresa júnior da Unesp, abordou o tema Treinamento e desenvolvimento do administrador; o diretor executivo da Agência Penze, Éder Pires da Fonseca, por sua vez, ministrou atividades sobre Planejamento de mídia digital; e o advogado Marcelo Arruda sobre o tema Inovação.

Durante os três dias do evento, os alunos do curso arrecadaram mais de 700 litros de leite, que foram doados a uma instituição de caridade do município de Assis.

]]>
DATA22/09/2017
<![CDATA[22/09/2017 - Campus Assis promove Jornada Jurídica ]]> Por Divulgação

O curso de Direito do campus Assis promoveu, entre os dias 20 e 22 de setembro, a Décima Jornada Jurídica. O evento, realizado no Clube Kaikan, contou com a presença de alunos da Instituição. O tema deste ano foi Repensando o Direito, que propôs uma reflexão no sentido de manter os alunos atualizados.

No dia 20, a abertura oficial ficou a cargo da coordenadora do curso de Direito, Maria Aparecida Domingos. Em seguida, o público acompanhou a sessão solene de entrega do título de Cidadão Assisense ao desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), José Carlos Ferreira Alves, que proferiu ainda uma palestra sobre Mediação e Conciliação.

Já no dia 21, a palestra Reforma Trabalhista foi realizada pelo mestre em Teoria do Direito e do Estado, consultor e parecerista jurídico Guilherme Domingos de Luca. No encerramento da Jornada, no dia 22, os alunos assistiram à peça teatral Rádio BR Imparcial, apresentada pelo Grupo de Teatro Matulão.

Para participar do evento, cada aluno doou duas caixas de leite, somando aproximadamente 2 mil litros, que foram entregues a instituições do município de Assis.

 

]]>
DATA22/09/2017
<![CDATA[21/09/2017 - Curso de Design Gráfico levanta dados para projeto de intervenção visual ambiental ]]> Por Débora Barbosa

No dia 2 de setembro, os alunos do quarto semestre do curso de Design Gráfico do campus São José do Rio Preto desenvolveram atividades no Bosque Municipal da cidade, em cujo complexo funciona também o zoológico local.

Acompanhados pela professora responsável, Ana Leticia Perosa Ravagnani, os estudantes visitaram o espaço para reconhecimento da área onde será desenvolvido um projeto de intervenção visual ambiental. Foi feito um percurso por toda a área do bosque para identificação e delimitação dos temas predefinidos no projeto.

O objetivo da ação foi realizar pesquisa de campo para levantamento de dados que irão possibilitar a compreensão do espaço e suas necessidades, bem como levantamento fotográfico e iconográfico do local e identificação do público usuário.

 

]]>
DATA21/09/2017
<![CDATA[20/09/2017 - Membros da OAB SP discutem temas atuais no campus Cidade Universitária ]]> Por Célia Rosenthal Zisman.

Professores e alunos dos cursos de Direito, Administração e Comunicação Digital participaram, entre os dias 12 e 15 de setembro, do ciclo de palestras jurídicas organizado pela coordenadora do curso de Direito, Célia Rosenthal Zisman, no campus Cidade Universitária. O evento abordou os temas: Reforma Trabalhista; Direito Político, Partidário e Eleitoral; Direitos Humanos e Direito de Família.

O ciclo contou com palestrantes conselheiros e membros de comissões da OAB SP, como o presidente da Comissão de Direito Material do Trabalho, Eli Alves da Silva; o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Martim de Almeida Sampaio; e o presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral, Silvio Salata. A palestra sobre Direito de Família foi proferida pelo mestre em Direito Civil, Vital Alberto Almeida.

 

]]>
DATA20/09/2017
<![CDATA[20/09/2017 - Festival de Videoclipe no campus Rio Preto ]]> Por Débora Barbosa

O curso de Publicidade e Propaganda do campus São José do Rio Preto promoveu, no dia 13 de setembro, o Festival de Videoclipe UNIPCLIP, organizado pelo professor José Ricardo Villani e pelos estudantes do sexto semestre.

O evento contou com a participação de todas as turmas de Comunicação Social, professores, além de alunos dos cursos de Arquitetura e Design Gráfico. A abertura foi realizada pela diretora da unidade, Simone Buchala, e pelo coordenador do curso, Givaldo dos Reis.

No total, vinte vídeos foram inscritos e avaliados por mestres e doutores da área de comunicação, músicos e publicitários da área de produção. Os vencedores, em suas respectivas categorias, foram:

·         Melhor Tema 2000 - Agência Lumus

·         Melhor Adaptação - aluna Nathieli Silva

·         Melhor Fotografia - aluna Nathieli Silva

·         Melhor Edição - Agência Arazul

·         Melhor Produção - Agência Arazul

·         Melhor Videoclipe - aluna Nathieli Silva

·         Melhor Grand Prix - Agência Zebu

·         Melhor Júri Popular - Agência Apis

·         Melhor Banda Garagem - Agência Arazul

Todos receberam troféus e foram aplaudidos pela plateia, que reuniu professores, familiares e convidados. Houve apresentação de dança da Cia X One Style, sorteio de vários brindes e um coffee break.

O objetivo do festival foi incentivar e ampliar a técnica e o potencial criativo dos acadêmicos, além de promover integração e entretenimento entre todos os alunos.

 

]]>
DATA20/09/2017
<![CDATA[20/09/2017 - Cursos de Saúde do campus São José do Rio Preto participam da SIPAT na TOK & STOK ]]> Por Débora Barbosa

Professores, alunos e técnicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia do campus São José do Rio Preto realizaram palestras e atividades na Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da loja TOK & STOK. O evento, direcionado aos colaboradores da loja, ocorreu de 11 a 15 de setembro, no período da tarde, nas dependências do estabelecimento.

No dia 11, a palestra Segurança no trabalho e ergonomia foi proferida pela supervisora de estágio de Fisioterapia, Aline Menezes, que contou com o suporte das alunas Daiane Carmona, Marcela Hernandes e Patrícia Forni. No dia 12, o tema Primeiros socorros foi abordado com demonstração de procedimentos de emergência, com a enfermeira responsável do curso de Enfermagem, Danyara Garcia, juntamente com as alunas Aderlene Gurian, Camila de Abreu, Liliana Vilerá, Marindia da Silva, Natalia de Oliveira, Samia de Paula e Sandra Machado.

Na data seguinte, o assunto em questão foi Diabetes, ministrado pela professora do curso de Biomedicina Ana Regina Fernandes. Na ocasião, foi realizada medição de glicemia com apoio do técnico Lucas Bocchini, das alunas do curso de Farmácia Gabriela Oberg e Taynara Menegueli, e também dos alunos do curso de Biomedicina Ana Lara Pavevi, Gabriela Pavanelli e Leonardo da Rocha.

Já no dia 14, a enfermeira Danyara Garcia expôs sobre o tema Hipertensão arterial e alimentação, e, ao final, houve aferição de pressão, com a colaboração das alunas Aderlene Gurian, Camila de Abreu, Liliana Vilerá, Marindia da Silva, Natalia de Oliveira, Samia de Paula e Sandra Machado. E fechando o ciclo de palestras, no último dia, Danyara Garcia falou sobre as DST e o mesmo grupo de alunas que a acompanha distribuiu preservativos.

O intuito da participação dos alunos nesta ação foi o de ampliar seu conhecimento e orientar o colaborador sobre a relevância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

 

]]>
DATA20/09/2017
<![CDATA[20/09/2017 - Projeto de Pedagogia é premiado em Encontro de Iniciação Científica ]]> Por Profa. Cláudia Cristina Haddad

O aluno do sexto semestre do curso de Pedagogia do campus Araraquara, Mauro Gomes de Camargo, foi premiado em segundo lugar no Décimo Nono Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC-CNPq, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro no campus Indianópolis. Intitulada Filosofia para crianças: a percepção do medo, a pesquisa foi orientada pela professora Sônia Aparecida Belletti Cruz.

 

Em seu trabalho, o aluno aborda o sentimento que atormenta tanto crianças quanto adultos e é fator de defesa, de proteção, e uma das principais forças motivadoras da conduta humana: o medo. A pesquisa mostrou a capacidade das crianças de reconhecer seus medos, tidos como reais e/ou imaginários, e de buscar recursos internos e externos para enfrentá-los, o que ficou demonstrado quando, em uma das etapas do trabalho de campo do projeto, tiveram que redigir uma carta despedindo-se do “elemento” causador do medo.

 

O estudo revelou certa evolução entre as atitudes e respostas finais das crianças quando comparadas com as dos primeiros encontros, em que demonstraram insegurança ao falar sobre seus medos. Os resultados sugeriram, portanto, que elas passaram a perceber que são capazes de expor seus sentimentos com maior naturalidade, sem temor de serem repreendidas por isso, já que não existiria mais o receio de “errar” ao falar sobre seus medos.

 

Ainda no evento, o aluno graduado em junho Eduardo Fernando Rigo também apresentou seu projeto intitulado Filosofia para crianças: reflexão crítica para percepção das emoções, que abordou as emoções e as formas de controle emocional das crianças diante das adversidades e dos conflitos que enfrentam no dia a dia. Eduardo também foi autor da pesquisa Filosofia para crianças: olhar reflexivo sobre o juízo moral segundo Piaget, desenvolvido na vigência 2015/2016. Ambos os trabalhos foram orientados pela professora Sônia Belletti Cruz.

 

As três pesquisas originaram-se de temas do Projeto de Extensão Universitária Filosofia para crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental da escola pública estadual: perspectivas para o pensar reflexivo, coordenado pela professora entre 2010 e 2014, com o objetivo de possibilitar aos universitários uma observação mais próxima do cotidiano escolar, bem como um maior envolvimento nos estudos teórico-metodológicos para o planejamento das aulas de Filosofia. Nas aulas de Extensão, por meio de estratégias pedagógicas e afetivas, visou-se proporcionar momentos reflexivos para o desenvolvimento da habilidade de pensar, repensar e refletir sobre assuntos de interesse das crianças.

]]>
DATA20/09/2017
<![CDATA[20/09/2017 - Coordenadora de Letras fala sobre trajetória para elaborar livro de crônicas ]]> Por Mônica Oliveira Santos

No dia 15 de setembro, a coordenadora auxiliar do curso de Letras do campus Campinas, Mônica Oliveira Santos, ministrou a palestra Trajetória de elaboração de um livro de crônicas: sobre a experiência de ser linguista e mãe, durante a Vigésima Segunda Jornada de Pedagogia, que nesta edição abordou o tema Literatura: um mundo repleto de oportunidades. Voltado para o mundo encantado da literatura infantil e do papel da leitura para as crianças, o evento foi realizado no auditório do campus.

Mônica apresentou reflexões sobre seu livro Digo, logo existo – conversas, pitacos e opiniões de uma menininha faladeira, publicado em coautoria com sua filha Beatriz Félix, hoje com 7 anos. O livro, lançado em 2016, traz 118 crônicas com histórias e conversas da mãe (autora) com sua filha (coautora), desde os quase 2 até os 6 anos e meio de idade da pequena Beatriz. Mesclando prosa poética com um estilo bem-humorado, os textos apresentam diversas situações cotidianas entre adultos e crianças, abrindo-nos a percepção de que elas, as crianças, devem sempre ser ouvidas, pois têm muito a nos dizer.

Mônica é pesquisadora na área de Linguística e a maternidade lhe despertou um olhar poético sobre o cotidiano da relação das crianças com a linguagem, da sua aquisição até o desenvolvimento de estratégias mais elaboradas e argumentativas nas diversas práticas de linguagem. Surpreendida pelo desenrolar da linguagem na própria filha, realizou as crônicas nesse formato de conversas buscando, além de eternizar a materialidade linguística em forma de livro, enfatizar a importância de ouvirmos e darmos voz às crianças, observando com maior cuidado o seu encantatório processo de aquisição da linguagem.

 

]]>
DATA20/09/2017
<![CDATA[19/09/2017 - UNIP e município visam mudança da prática alimentar ]]> Por Jornal Folha da Cidade

Parceria entre o campus Araraquara e a prefeitura local inaugurou, no dia 5 de setembro, no Centro de Educação e Recreação Maria José Pahim da Porciúncula, o Programa Educação Alimentar e Nutricional.

O projeto visa oferecer melhora na qualidade da prática alimentar às crianças e pais que residem no Residencial dos Oitis, no Jardim Iguatemi. Proposto pelo prefeito Edson Antônio da Silva, o projeto prevê atender as cerca de 250 famílias do conjunto habitacional, que irão receber instruções sobre alimentação saudável e higiene pessoal, entre outros comportamentos domésticos. Ministrado pela Coordenadoria de Segurança Alimentar, ligada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o programa será realizado também em escolas estaduais do entorno do residencial.

A ideia é apresentar o trabalho sempre de maneira lúdica, utilizando teatro para as crianças e promovendo palestras e rodas de conversas para jovens e adultos. Para os pais dos alunos, as orientações serão debatidas nos fins de semana. No dia 12 de setembro, foi realizado o primeiro trabalho na Escola Estadual Profa. Luisa Rolfsen Petrilli.

Segundo o coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazeta Lucas, “o objetivo da parceria é provocar a efetiva mudança da prática alimentar e melhorar os hábitos de saúde da população.” E a professora do curso de Nutrição do campus Araraquara, Paula Barbosa de Oliveira Sígoli, destaca que “a parceria oferece oportunidade para o debate prático sobre segurança alimentar entre alunos da rede escolar e da própria Universidade.”

]]>
DATA19/09/2017
<![CDATA[19/09/2017 - Pesquisas de Patologia da UNIP em Simpósio Internacional ]]> Por pos

A professora do Programa de Pós-Graduação em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP, Leoni Bonamin, apresentou trabalhos de pesquisa desenvolvidos por sua equipe no XXXI GIRI Meeting, realizado na Cracóvia, Polônia, entre os dias 6 e 8 de setembro. Foram duas comunicações orais e dois banners sobre os mecanismos de ação da homeopatia e das altas diluições.

As pesquisas envolveram a participação das seguintes alunas: Carolina Schultz (Iniciação Científica, bolsista Santander), Renata Palombo Pedro (Mestrado, bolsista PROSUP/Capes), Mirian Nagai (Mestrado, bolsista PROSUP/Capes), Thayná Cardoso (Doutorado, bolsista e docente UNIP) e Sandra Pinto (Mestrado, bolsista UNIP).

]]>
DATA19/09/2017
<![CDATA[18/09/2017 - Alunos visitam exposição de artista plástica mineira ]]> Por Débora Barbosa

No dia 14 de setembro, os alunos do segundo e do quarto semestre do curso de Design Gráfico do campus de São José do Rio Preto visitaram a exposição Avulsas Inoportunas, da artista plástica mineira Alessandra Cunha. A mostra faz parte da #expolatada 3.0, realizada na Casa de Criar, escritório de arte independente dirigido pelo professor do curso Juny Biassi de Almeida, em parceria com a também artista Carolina Manzato.

Alessandra Cunha, que também usa o nome artístico Ropre, nasceu em Uberlândia e graduou-se em Artes Plásticas na Universidade Federal de Uberlândia. Já participou de mais de cem exposições entre coletivas nacionais, internacionais e mostras individuais. A artista destaca-se por realizar uma vasta pesquisa sobre as artes urbanas, coordenando e participando dos eventos conhecidos como Free Art Fest. Atualmente, desenvolve imagens que permeiam técnicas de pinturas contemporâneas e de gravuras tradicionais em criações híbridas e contrastantes.

Para ler as obras de Avulsas Inoportunas, o espectador deve ficar de costas para elas e, com o auxílio de um espelho ou celular, procurar desvendar os segredos expostos nos textos invertidos das treze pinturas, que compilam momentos, pensamentos e análises pessoais da artista. A exposição é uma experiência inusitada, iniciada com a criação de “diários” em tecidos, nos quais a artista expõe em texto e desenho seus instintos e sentimentos. Nas composições, as palavras estão ao extremo, formando textos, contando histórias. O figurativo traduz os cotidianos possíveis em símbolos, linhas e rabiscos aleatórios.

O intuito da ação foi oferecer oportunidade ímpar para que os estudantes do curso de Design Gráfico pudessem fruir arte, ampliando, assim, suas noções estéticas e do mundo. Na ocasião, as professoras Ana Letícia Ravagnani e Tatiana Tolentino, junto com a coordenadora do curso, Patrícia Fochi, acompanharam os alunos.

 

]]>
DATA18/09/2017
<![CDATA[18/09/2017 - Jornada das Engenharias reúne profissionais e empresas de Sorocaba ]]> Por Prof. Coord. Richardson Luz

Entre os dias 4 e 6 de setembro, a coordenação dos cursos de Engenharia do campus Sorocaba promoveu a Jornada Acadêmica das Engenharias 2017. O evento garantiu visibilidade às diversas atuações na área da Engenharia, constituindo-se em um espaço dinâmico para o compartilhamento de experiências acadêmicas e profissionais.

Com a finalidade de aproximar a comunidade acadêmica do futuro contexto profissional, o evento reuniu cerca de mil inscritos e mais de 12 empresas parceiras da região metropolitana de Sorocaba. Além de palestras com o representante do Parque Tecnológico de Sorocaba e representantes de empresas de destaque, tais como Ford, Siemens, CPFL, CCR SPVias, Lap Power, SMC Pneumáticos, Souza Filho impermeabilizantes, Luiz Yabiku Engenharia Ltda. e Holec, foram abertas sessões temáticas que discutiram sobre a ergonomia e o papel da Engenharia na otimização de processos; estratégias de internacionalização de carreira para Engenharia; e atuação profissional em Engenharia: ética, legislação e responsabilidade.

Houve ainda, no pátio principal do campus, uma exposição das Atividades Práticas Supervisionadas e TCC desenvolvidos pelos estudantes de Engenharia nos semestres passados.

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) esteve presente para cadastrar os currículos dos alunos da unidade. Ao término da Jornada Acadêmica, os alunos de Engenharia lançaram a Associação Acadêmica Atlética Engenharia VI de Setembro do campus Sorocaba.

 

]]>
DATA18/09/2017