Você está em: Universidade Paulista / Graduação / Cursos tecnológicos / Construção de Edifícios

Construção de Edifícios

Faça sua inscrição!

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O profissional que se forma no Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios pela UNIP visa a suprir, com mão-de-obra qualificada, o vazio existente entre o engenheiro civil responsável pela construção do edifício e os trabalhadores que compõem a equipe de execução do empreendimento.

2. Atividades Principais

O profissional em Construção de Edifícios atua no gerenciamento, planejamento e execução de obras de edifícios. Ele é o profissional que orienta, fiscaliza e acompanha o desenvolvimento de todas as etapas desse processo, desde o planejamento e acompanhamento de cronogramas físico-financeiros até o gerenciamento de resíduos das obras, objetivando, em todas essas etapas, que haja segurança, otimização de recursos e respeito ao meio ambiente. Elabora o planejamento e o projeto básico do Canteiro de Obras de edifícios a serem construídos para aprovação final do engenheiro civil responsável; gerencia e supervisiona o Canteiro de Obras sob orientação do engenheiro civil responsável; elabora relatórios de desempenho da evolução da obra; gerencia as atividades dos laboratórios tecnológicos de controle de qualidade dos materiais de construção da obra; assessora o engenheiro responsável na compra de materiais; elabora relatórios periódicos de desempenho dos equipamentos de construção (gruas, bombas de concretagem, betoneiras, caminhões basculantes, balancins, elevadores de serviço, sistemas de fôrmas e cimbramentos, vibradores etc.). Atua, também, na restauração e manutenção de edificações, comercialização e logística de materiais de construção..

3. Mercado de Trabalho

O profissional em Construção de Edifícios assessora o engenheiro civil responsável pelo edifício no projeto, construção, fiscalização de obras, perícia, planejamento e manutenção nas seguintes áreas e aplicações respectivas:

  • de materiais: indústrias de concreto, na produção de pré-moldados e pré-fabricados, e indústrias de estruturas metálicas voltadas para a construção de edificações;
  • de estruturas: edifícios residenciais, industriais ou comerciais, pontes e viadutos, túneis, barragens, muros de contenção etc.;
  • de hidráulica e saneamento: sistemas de tratamento e de distribuição de água,  sistemas de tratamento de esgotos, tratamento de resíduos residenciais, industriais e hospitalares, e sistemas de drenagem em geral;
  • de transportes e geotecnia: estradas, portos, aeroportos, hidrovias, sistemas viários urbanos, metrôs, obras de terra, fundações etc.;
  • de meio ambiente: impactos ambientais, reciclagem de resíduos, otimização energética, fontes alternativas de energia e sustentabilidade ambiental.

Esse profissional pode, ainda, assessorar o engenheiro civil responsável em instalações elétricas de pequeno porte, administração e gerência, informática e pequenos projetos arquitetônicos.

O profissional formado pela UNIP encontra-se perfeitamente habilitado a trabalhar em escritórios de construção civil, indústrias, empresas construtoras, laboratórios tecnológicos, serviços públicos e instituições específicas ligadas à engenharia civil. O campo de trabalho é bem amplo e promissor, sempre vinculado diretamente à situação econômica do País. Hoje, as especializações ligadas à qualidade, à segurança, à proteção e à durabilidade estão em crescimento. Além disso, o surgimento de planos habitacionais populares para a compra de imóveis financiados pelas construtoras implica um aumento do número de obras, de novas tecnologias e, consequentemente, de uma maior demanda desse profissional.

4. Duração do Curso

3 anos

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de Atendimento.

© 1999-2017 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.