Inventário para a Identificação precoce de alunos Superdotados - Programa de Incentivo à Publicação

Obra: Inventário para a Identificação precoce de alunos Superdotados
Autor: Christina M. B. Cupertino

Resumo

Essa pesquisa faz parte de uma investigação internacional, coordenada pelo Ministério da Educação da Espanha, através do Centro Huerta del Rey, em Valladolid. Insere-se no Brasil através do Programa Objetivo de Incentivo ao Talento - POIT, programa de cooperação entre a UNIP e o Colégio Objetivo para o atendimento de crianças portadoras de altas habilidades. O principal objetivo do trabalho foi verificar o potencial para identificação precoce de superdotados, no Brasil, de um inventário sobre o ritmo de desenvolvimento de crianças de 4 a 6 anos, criado por Senito e Moro, e aplicado na Espanha. Além disso, a pesquisa avaliou os procedimentos de identificação de superdotados conduzidos pelo Programa Objetivo de Incentivo ao Talento, através de comparações entre os diferentes resultados obtidos pelos sujeitos nas várias provas solicitadas. A análise dos resultados mostrou que o inventário avaliado não pode ser considerado um instrumento confiável para identificação precoce de superdotados, provavelmente por questões culturais que envolvem a escolha das respostas consideradas seletivas. Apontou também a necessidade de estudos atuais que reavaliem a possibilidade de uso do Teste de Matrizes Progressivas de Raven para identificação dos alunos que serão encaminhados para a programação extracurricular do POIT.