Processos Escolares

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
CIDADE UNIVERSITÁRIA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
INDIANÓPOLIS Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
MARQUÊS Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
NORTE Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
PARAÍSO Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
PAULISTA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
PINHEIROS Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
TATUAPÉ Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
ARAÇATUBA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
ARARAQUARA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
ASSIS Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
BAURU Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
CAMPINAS Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
JUNDIAÍ Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
LIMEIRA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
RIBEIRÃO PRETO Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SANTANA DE PARNAÍBA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SANTOS Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS AAutorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SOROCABA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
BRASÍLIA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
GOIÂNIA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
MANAUS Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Escolares da UNIP desenvolve habilidades e competências tecnológicas relacionadas aos processos de planejamento, coordenação, controle e operacionalização das atividades de apoio pedagógico e administrativo integradas ao contexto do ensino em diferentes espaços educativos. Ao final do curso, o Tecnólogo em Processos Escolares estará apto a lidar com crianças, jovens e adultos, além de ter uma visão ampla e sistêmica da escola e da educação como um todo.

2. Atividades Principais

  • Acompanhamento de processos acadêmicos e fluxos organizacionais.
  • Participação em equipes técnicas e desenvolvimento da ação educativa intra e extra-escolar.
  • Acompanhamento do setor administrativo da escola em espaços como: secretaria escolar, bibliotecas, manutenção de infra-estruturas, cantinas, recreios, portarias, laboratórios, oficinas, instalações esportivas, almoxarifados, jardins, hortas, brinquedotecas e outros espaços requeridos pela educação formal e informal.
  • Produção e organização da oferta de serviços e tecnologias de multimeios para o ensino estimulando a incorporação na cultura escolar, das novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação. 
  • Organizar, supervisionar e executar processos de aquisição, preparação e distribuição da alimentação escolar, verificando o cardápio escolar e controlando o estoque de alimentos utilizando-se de meios eletrônicos.

3. Mercado de Trabalho

O campo de trabalho deste profissional é bastante amplo, uma vez que, as instituições educacionais absorvem uma gama considerável de pessoas para atuar como agentes de apoio nos segmentos de serviços pedagógico-administrativos. A organização curricular deste curso contempla estudos de ética, normas técnicas e de segurança, princípios legais relacionados à educação, elaboração de documentos técnicos, raciocínio lógico, além da capacidade de trabalhar em equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Processos Escolares atua em escolas de educação básica de natureza pública e privada; em instituições de educação formal e informal; em ONGs e em órgãos públicos do Sistema de Ensino.

4. Duração do Curso

2 anos e meio

5. Coordenador

Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-A. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.

I - Rendimento Escolar
A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina, conforme as atividades curriculares, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento.
Assim, o aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades programadas para a disciplina.

II - Critérios de Promoção
Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão feitas avaliações, assim distribuídas:

  • duas Notas do Professor (NP1 e NP2) para as atividades curriculares, com peso 4 (quatro) cada uma, na composição da nota semestral de cada disciplina;
  • uma nota referente ao Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), com peso 2 (dois) no cálculo da Média Semestral (MS) de cada disciplina. O aluno deverá entregar, obrigatoriamente, um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) por semestre e a sua avaliação poderá ser consi­derada como parte da nota de uma ou mais disciplinas.

A Média Semestral (MS) será: MS = NP1 x 4 + PIM x 2 + NP2 x 4 / 10

I - se a MS for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre.
II - se a MS for menor que 5,0 (cinco), o aluno será reprovado.
III - quando a MS for maior ou igual a 4,75 (quatro-­vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MS será arredondada para 5,0 (cinco). O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).

c) a nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas. Para estas disciplinas, a MS será calculada pela média aritmética simples entre NP1 e NP2.
d) o aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
e) se a média final do PIM for inferior a 5,0 (cinco), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das 100 horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no semestre cursado.
f) Para as Atividades Complementares (AC), Estudos Disciplinares (ED) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).

Atenção: A reprovação em uma ou mais disciplinas não impede o aluno de continuar seus estudos nos períodos seguintes.
Os casos omissos serão analisados por uma comissão especialmente indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CONSEPE.

III - Estudos Disciplinares
Os Estudos Disciplinares (ED) são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de graduação da Universidade Paulista – UNIP, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos.
A carga horária dos ED é definida no projeto pedagógico de cada curso, considerando suas especificidades.
Os ED utilizam a resolução sistemática de exercícios, indutores do desenvolvimento das competências e habilidades para sua área de formação.
Os Estudos Disciplinares são desenvolvidos com recursos educacionais combinados do ensino presencial e da educação a distância, utilizando, entre outros, a plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação da UNIP.
A avaliação de desempenho dos alunos nos Estudos Disciplinares resultará da combinação do seu aproveitamento nas diferentes atividades.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2019

Disciplinas Carga Horária
Almoxarifado e Controle de Materiais 60
Aspectos Psicológicos do Processo de Aprendizagem 60
Atividades Complementares 250
Biblioteca Escolar: Criação e Funcionamento 60
Comunicação Empresarial 60
Contabilidade Geral e Escolar 30
Desenvolvimento de Projetos Escolares 60
Desenvolvimento Sustentável 30
Dinâmica das Relações Interpessoais 30
Direito Administrativo e Trabalhista 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Educação Inclusiva 60
Educação, Sociedade e Trabalho no Século XXI 60
Equipamentos Escolares: Hidráulicos, Elétricos e Eletrônicos 30
Espaço Educativo: Teoria e Vivência 60
Estatística Aplicada  30
Estudos Disciplinares 410
Ética, Moral e Cidadania  60
Gestão da Educação em Espaços Escolares e Não-Escolares 60
Gestão de Documentos e Materiais 60
Gestão de Processos e Fluxos Escolares 30
Informática Aplicada à Educação 60
Laboratórios e Audiovisuais 30
Legislação Aplicada à Educação 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Planejamento e Organização de Cantinas/Cozinhas Escolares 60
Plano de Negócios  30
Política de Alimentação Escolar: Merenda e Cantina 60
Política, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 60
Português Instrumental 30
Projeto Integrado Multidisciplinar 700
Rede de Computadores e Telecomunicações 60
Relação Educadores e Educandos no Ambiente Escolar 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência  30
Segurança e Higiene no Ambiente Escolar 30
Trabalhadores da Educação: Cidadãos, Educadores e Gestores  60

Carga Horária Total: 2.880 horas-aula (2.400 horas)

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