Campus Goiânia realiza Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas

A Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas do campus Goiânia, realizada entre 29 e 30 de agosto e organizada pela coordenação do curso, contou com a participação de alunos do curso, presencial e EaD, bem como de alunos de Farmácia e Biomedicina. O evento teve como objetivo divulgar os principais avanços científicos nas diferentes áreas de atuação do biólogo, além de possibilitar o contato entre estudantes e profissionais para possíveis parcerias em estágios, projetos e cursos de pós-graduação.

Na manhã do dia 29, após a entrega dos kits aos inscritos, a farmacêutica Nathália Pedroso Barbosa ministrou a primeira palestra da Jornada, discorrendo sobre Aproveitamento de resíduos com aplicação na indústria farmacêutica e cosméticos. Na sequência, os biólogos Nayane Peixoto Soares e Rodrigo Fernandes de Lima abordaram os temas Cúrcuma não é apenas um tempero e O poluente ambiental do plástico que o olho não vê, mas o corpo sente, respectivamente. No período da tarde, foram ministrados os minicursos Técnicas anatômicas – Angiotécnica, com o biólogo Rodrigo Fernandes de Lima, e Identificação das principais bacterioses de importância clínica, com os biomédicos Laura Raniere Borges dos Anjos e Michel Gentile Lima.

As atividades do dia 30 iniciaram-se com a palestra RNA´s de transferência e câncer, proferida pelo biólogo Cesar Augusto Sam Tiago Vilanova Costa. Em seguida, a palestra Aspectos da implementação de metodologias alternativas ao uso de animais na avaliação de toxicidade foi ministrada pela farmacêutica Thaís Rosa Marques dos Santos.

Ainda nesse dia, o biólogo Werther Pereira Ramalho falou sobre Estratégias multidisciplinares para a conservação da biodiversidade no bioma Cerrado e, por fim, o biólogo André Luís Elias Moreira e a biomédica Ana Clara Correia Melgaço ministraram o minicurso Métodos de isolamento e diagnóstico das principais micoses de importância clínica.