Campus São José do Rio Preto promove Semana do Design Gráfico

A sétima edição da Jornada do curso de Tecnologia em Design Gráfico do campus São José do Rio Preto ocorreu entre os dias 26 e 29 de agosto, no teatro da Universidade, com o tema Design aqui, ali e acolá!

Organizado pela coordenadora auxiliar do curso, Patrícia Lemos Fochi, juntamente com a comissão formada por alunos e professores, o evento foi dividido em dois dias de palestras e dois dias de oficinas. No primeiro dia, no hall do teatro, o público pôde apreciar de início uma mostra de projetos e videoclipes desenvolvidos por estudantes do curso. A diretora do campus, Simone Azevedo Buchala, realizou a abertura do evento, ao lado da coordenadora Patrícia Fochi e dos alunos Paulo Adriano da Silva Moureira e Lucas Barbosa da Silva, mestres de cerimônia, a quem agradeceu o desempenho e o importante apoio da comissão organizadora.

Em seguida, foram ministradas as palestras O papel dos papéis: uma abordagem ecológica no meio gráfico, com o coordenador do curso de Ciências Biológicas do campus São José do Rio Preto e sócio da ID4 Arquitetura e Soluções Sustentáveis , Augusto Azevedo da Silva; e Criatividade: um exercício diário, com o docente do curso, produtor cultural e diretor criativo da empresa Casa de Criar, Juny Kp.

No segundo dia, os temas discutidos foram Cidade humana: fomentos públicos e a produção artístico cultural na fotografia, com o jornalista e fotógrafo Santiago Naliato Garcia; e Design e subjetividade: entre o tangível e o sensível dos objetos, com a doutora em Design e mestre em Comunicação e Educação, Camila Olivia Melo.

Na terceira e na quarta noite do evento, os alunos de todos os semestres do curso participaram de oficinas exclusivas realizadas em salas de aula, nos laboratórios de informática do campus e no Núcleo de Criação. Em um total de cinco oficinas, os temas abordados foram Práticas em lettering, com o designer e artista Reider Pereira; Photoshop – Técnicas de manipulação e ambientação de imagens, com o proprietário da empresa Athus Comunicação Visual, Luís Gustavo Brunieri; Efeitos visuais – VFX, com os diretores do Studio Cosmo, André Gallego e Miguel Sacomano; Design e Dadaísmo, com Camila Olivia Melo; e Técnicas de aquarela e encadernação, com os alunos segundo ano do curso de Arquitetura e Urbanismo, Evelyn Pereira e Renilson de Morais.

Os participantes apresentaram suas criações durante as oficinas, expondo os conhecimentos adquiridos e discutidos durante toda a Jornada sobre assuntos essenciais da área, tanto para o período acadêmico como para o mercado de trabalho.