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faculdade de matématica a distância

Matemática

Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 913 de 28/12/2018.

Objetivos

Esta é a ciência que pretende desenvolver nas pessoas a capacidade lógica do pensamento. Geralmente, suas teorias têm aplicação prática em todas as áreas do conhecimento humano.
O matemático é o cientista que ajuda a equacionar e resolver os problemas de pesquisa e desenvolvimento da eletrônica, energia nuclear, ciência espacial e de diversas outras áreas científicas. 
O curso ministrado na Universidade Paulista tem como meta o estudo e o desenvolvimento das estruturas algébricas e lógicas. Procura também capacitar o aluno a entender e desenvolver as estruturas dos equipamentos das organizações, do mundo físico e da própria sociedade, permitindo-lhe atuação profissional rápida e eficiente.

Atividades Principais

Lecionar no Ensino Fundamental e Médio.
Solucionar problemas concretos, utilizando os conceitos matemáticos, nas áreas tecnológica, econômica e administrativa.
Criar sistemas e modelos teóricos de todos os campos da pesquisa, procurando solucionar problemas práticos.
Atuar como elemento de suporte nas áreas tecnológicas, principalmente na engenharia.
Atuar na parte administrativa das empresas.
Efetuar planejamento e organização estatística das empresas.

Mercado de Trabalho

O profissional pode atuar em escolas, empresas de consultoria, companhias de engenharia, empresas de pesquisa operacional, institutos de pesquisa, empresas do setor de informática e processamento de dados.
Atualmente a tendência é mesclar cada vez mais a matemática com a informática, oferecendo assim uma ótima qualidade profissional ao mercado, que, cada vez mais, tem absorvido estes especialistas.

Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-B. A avaliação da aprendizagem dos estudantes na modalidade de educação a distância será realizada de modo compatível com o conteúdo ministrado e em quantidade suficiente para avaliar, de forma concreta, toda a aprendizagem prevista para as disciplinas e atividades dos cursos, preservando-se os dispositivos aplicáveis e já previstos nos artigos 71 a 79 do presente Regimento.

Art. 79-C. O aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas ou às atividades programadas para a disciplina.

Art. 79-D. O aluno será submetido à Avaliação Presencial (AP) de cada disciplina, que poderá ser composta de questões objetivas e questões discursivas, de sorte que, havendo questões discursivas, estas tenham peso igual a 50% (cinquenta por cento) do valor da AP, excetuando-se o Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, estágios supervisionados e as disciplinas práticas.
Durante o curso será oferecido, ao critério da UNIP, um elenco de unidades de estudo: optativas ou eletivas. Cada unidade de estudo corresponde ao conteúdo curricular equivalente a uma disciplina. O aluno deverá selecionar aquela que deseja cursar. A Avaliação desta disciplina ocorrerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Art. 79-E. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:

a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina; caso contrário,
b) Para cada disciplina será calculada a Média da Disciplina (MD) por meio da expressão:
MD=(9 x AP+1 x AVA)/10
Se MD for igual ou superior a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina.
Neste caso, a Média Final é igual à (MF = MD), sem necessidade de realizar o Exame;
c) Se MD for inferior a 6,0 (seis), o aluno deverá submeter-se ao Exame da disciplina, ao qual será atribuída a nota EX.
A Média Final (MF) da disciplina para o aluno que realiza o Exame é a média aritmética:
MF=(MD+EX)/2
c1) Se MF for igual ou superior a 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina;
c2) Se MF inferior a 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
I - O Exame de cada disciplina será composto de modo similar à Avaliação Presencial, excetuando-se o Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, estágios supervisionados e as disciplinas práticas.
II - A Avaliação Substitutiva de cada disciplina será composta de modo similar à Avaliação Presencial.

Art. 79-F. Para incentivar o uso pelo aluno das novas tecnologias de comunicação, interação e informação indispensáveis para uma formação de qualidade em um curso da EAD, as avaliações virtuais terão 10% (dez por cento) de sua composição atribuídos a título de participação e interação no ambiente virtual de aprendizagem.

Grade Curricular

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Álgebra 80
Análise Matemática 40
Atividades Complementares 200
Atuação Junto ao Idoso (Optativa) 20
Cálculo Diferencial de Uma Variável 60
Cálculo Diferencial e Integral de Várias Variáveis 80
Cálculo Integral de Uma Variável 80
Ciências Sociais 40
Complementos de Álgebra Linear 80
Complementos de Análise Matemática 40
Complementos de Física 80
Comunicação e Expressão 40
Desenvolvimento Sustentável (Optativa) 20
Didática Específica - Matemática 20
Didática Geral 20
Direitos Humanos 40
Educação Ambiental 40
Estágio Curricular Supervisionado 400
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 20
Estudos Disciplinares 80
Física Geral 80
Geometria Analítica e Algebra Linear 60
Geometria Espacial 60
Geometria Plana 60
História da Matemática 40
Homem e Sociedade 40
Informática 80
Interpretação e Produção de Textos 40
Introdução à Educação a Distância 20
Língua Brasileira de Sinais (Libras) 20
Lógica Matemática 40
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Matemática 80
Matemática Integrada 40
Matemática Interdisciplinar 40
Metodologia do Trabalho Acadêmico 40
Métodos de Pesquisa 40
Monografia de Conclusão de Curso 40
Planejamento e Políticas Públicas de Educação 20
Prática Como Componente Curricular 400
Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade 20
Prática de Ensino: Introdução a Docência 20
Prática de Ensino: Observação e Projeto 20
Prática de Ensino: Reflexões 20
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis 20
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo 20
Probabilidade e Estatística 40
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 40
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Teoria dos Números 40
Tópicos de Atuação Profissional - Matemática 40
Tópicos de Cálculo Numérico 20
Carga Horária Total 3.000 horas

Coordenadora: Valéria de Carvalho

Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial.

Processo Seletivo

Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Deverá ser realizada no polo de apoio presencial escolhido pelo candidato, com agendamento prévio. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência.
Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas.
Resultado: Será divulgado em nosso site 48 horas após a realização da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.

Matrícula

Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.unip.br/ead. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá matricular-se posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas. A critério dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um polo de apoio presencial diferente daquele frequentado no semestre anterior.

Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
   • histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
   • certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
   • certidão de nascimento ou casamento;
   • cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
   • título de eleitor;
   • prova de quitação do serviço militar;
   • cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
   • comprovante de residência.

Conceito do Curso

CAMPUS: São Paulo

CURSO: Matemática

ANO DA AVALIAÇÃO: 2014

CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO – A PARTIR DE 2007: 3

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SISTEMA DE ENSINO

O formato on-line privilegia o ensino por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), espaço em que o aluno pode acessar todo o conteúdo do curso disponibilizado a qualquer momento pela internet. O aluno também realiza encontros programados no polo presencial, além das suas avaliações, atividades e os encontros determinados pela legislação.

DURAÇÃO

3 anos.

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