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faculdade de químia a distância

Química (Licenciatura)

Autorização Resolução CONSUNI n. 151.218/1 de 18/12/2015 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)

Objetivos

A Química é uma ciência essencial para o progresso da humanidade, lidando com as leis naturais que regem a transformação da matéria. A decorrente tecnologia química agrega conhecimentos que permitem o controle e a utilização dos fenômenos que obedecem a essas leis.
O profissional de Química pode atuar no magistério, na indústria, auxiliando no controle e desenvolvimento de processos, na assistência técnica, no tratamento de efluentes e resíduos e, também, em Institutos de Pesquisas e Universidades.
O curso de Química ministrado pela UNIP visa a proporcionar aos estudantes uma base extensa e equilibrada de conhecimentos e habilidades na área da Química. A sólida formação em Química, Matemática e Física, aliada à forte componente de disciplinas de cunho didático-pedagógico da licenciatura, permite a integração dos egressos num mercado de trabalho cada vez mais exigente.
O curso oferecido pela UNIP tem como objetivo principal, formar professores para o exercício do magistério em Química e contribuir para a melhoria de qualidade do ensino da mesma. Por meio de métodos e técnicas apropriadas ao ensino da Química, o curso possibilita o ingresso na carreira profissional ou o prosseguimento em estudos de pós-graduação ou atividades de investigação científica.

Atividades Principais

• Lecionar no ensino fundamental e no ensino médio;
• Trabalhar na implantação e assessoria de laboratórios técnico-científicos;
• Avaliar criticamente materiais didáticos, como livros, kits, modelos, programas computacionais e materiais alternativos;
• Preparar e desenvolver recursos didáticos e instrucionais relativos à prática de ensino;
• Trabalhar em laboratórios didáticos, utilizando a experimentação em Química como recurso de ensino e aprendizagem.

Mercado de Trabalho

O licenciado em Química é um profissional que atua como educador nos ensinos fundamental e médio. Seu papel se estende a buscar alternativas educacionais, planejar e organizar laboratórios para o ensino de Química, escrever e analisar criticamente livros didáticos e elaborar programas para o ensino da mesma.
Os profissionais poderão, também, desenvolver atividades associadas a laboratórios responsáveis pela garantia da qualidade de produtos e pelo controle de processos industriais, desempenhar funções na investigação e desenvolvimento de técnicas e produtos e prosseguir estudos em pós-graduação, que permitirão o acesso ao exercício de funções docentes no ensino superior ou a carreira de pesquisa.

Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-B. A avaliação da aprendizagem dos estudantes na modalidade de educação a distância será realizada de modo compatível com o conteúdo ministrado e em quantidade suficiente para avaliar, de forma concreta, toda a aprendizagem prevista para as disciplinas e atividades dos cursos, preservando-se os dispositivos aplicáveis e já previstos nos artigos 71 a 79 do presente Regimento.

Art. 79-C. O aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas ou às atividades programadas para a disciplina.

Art. 79-D. O aluno será submetido à Avaliação Presencial (AP) de cada disciplina, que poderá ser composta de questões objetivas e questões discursivas, de sorte que, havendo questões discursivas, estas tenham peso igual a 50% (cinquenta por cento) do valor da AP, excetuando-se o Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, estágios supervisionados e as disciplinas práticas.
Durante o curso será oferecido, ao critério da UNIP, um elenco de unidades de estudo: optativas ou eletivas. Cada unidade de estudo corresponde ao conteúdo curricular equivalente a uma disciplina. O aluno deverá selecionar aquela que deseja cursar. A Avaliação desta disciplina ocorrerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Art. 79-E. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:

a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina; caso contrário,
b) Para cada disciplina será calculada a Média da Disciplina (MD) por meio da expressão:
MD=(9 x AP+1 x AVA)/10
Se MD for igual ou superior a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina.
Neste caso, a Média Final é igual à (MF = MD), sem necessidade de realizar o Exame;
c) Se MD for inferior a 6,0 (seis), o aluno deverá submeter-se ao Exame da disciplina, ao qual será atribuída a nota EX.
A Média Final (MF) da disciplina para o aluno que realiza o Exame é a média aritmética:
MF=(MD+EX)/2
c1) Se MF for igual ou superior a 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina;
c2) Se MF inferior a 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
I - O Exame de cada disciplina será composto de modo similar à Avaliação Presencial, excetuando-se o Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, estágios supervisionados e as disciplinas práticas.
II - A Avaliação Substitutiva de cada disciplina será composta de modo similar à Avaliação Presencial.

Art. 79-F. Para incentivar o uso pelo aluno das novas tecnologias de comunicação, interação e informação indispensáveis para uma formação de qualidade em um curso da EAD, as avaliações virtuais terão 10% (dez por cento) de sua composição atribuídos a título de participação e interação no ambiente virtual de aprendizagem.

Grade Curricular

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 200
Atuação Junto ao Idoso (Optativa) 20
Biologia Geral 30
Bioquímica 60
Cálculo Diferencial e Integral  de Várias Variáveis 60
Cálculo Diferencial e Integral de Funções de uma Variável 90
Ciências Sociais 30
Comunicação e Expressão 30
Desenvolvimento Sustentável (Optativa) 20
Didática Específica - Química 30
Didática Geral 30
Direitos Humanos 30
Educação Ambiental 30
Estágio Curricular Supervisionado 400
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 30
Estudos Disciplinares 60
Físico-Química 60
Fluídos e Termodinâmica 60
Geometria Analítica e Algebra Linear 60
História da Ciência 30
Homem e Sociedade 30
Informática 60
Interpretação e Produção de Textos 30
Introdução à Educação a Distância 20
Lingua Brasileira de Sinais (Libras) 30
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Matemática 90
Mecânica Clássica 90
Metodologia do Trabalho Academico 30
Métodos de Pesquisa 30
Monografia de Conclusão de Curso 30
Planejamento e Políticas Públicas da Educação 30
Prática Como Componente Curricular 400
Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade 30
Prática de Ensino: Introdução a Docência 30
Prática de Ensino: Observação e Projetos 30
Prática de Ensino: Reflexões 30
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis 30
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo 30
Probabilidade e Estatística 60
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 30
Química Ambiental 60
Química Analítica 60
Química Geral 60
Química Inorgânica 60
Química Integrada 30
Química Interdisciplinar 30
Química Orgânica 90
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Tópicos de Atuação Profissional - Química 30
Carga Horária Total 2.900 horas

Coordenadora: Cidade Universitária/Marginal Pinheiros: Sabrina Martins Boto

Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial.

Processo Seletivo

Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Deverá ser realizada no polo de apoio presencial escolhido pelo candidato, com agendamento prévio. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência.
Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas.
Resultado: Será divulgado em nosso site 48 horas após a realização da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.

Matrícula

Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.unip.br/ead. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá se matricular posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas. A critério dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um polo de apoio presencial diferente daquele frequentado no semestre anterior.

Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
   • histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
   • certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
   • certidão de nascimento ou casamento;
   • cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
   • título de eleitor;
   • prova de quitação do serviço militar;
   • cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
   • comprovante de residência.

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SISTEMA DE ENSINO

O formato on-line privilegia o ensino por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), espaço em que o aluno pode acessar todo o conteúdo do curso disponibilizado a qualquer momento pela internet. O aluno também realiza encontros programados no polo presencial, além das suas avaliações, atividades e os encontros determinados pela legislação.

DURAÇÃO

3 anos.

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