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Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro

Autorização Resolução CONSUNI n. 171219/2 de 19/12/2017 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)

Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro tem por objetivo capacitar o aluno para atuar por meio de métodos, técnicas, práticas e linguagem adequada, na administração de conhecimento e de pessoas em setores jurídicos públicos e privados.

Atividades Principais

Organizar e gerir equipes administrativas em setores de atividade jurídica, notarial e de registro;
Gerir fluxo de prazos processuais e administrativos de setores de atividade jurídica, notarial e de registro;
Gerir pagamentos de custas processuais, emolumentos e despesas de setores de atividade jurídica, notarial e de registro;
Organizar e gerir bancos de dados em setores de atividade jurídica, notarial e de registro;
Executar práticas preliminares para preparação e organização de setores de mediação, conciliação, negociação e arbitragem;
Organizar práticas para realização de acordos judiciais e extrajudiciais;
Atender setores financeiros e administrativos de clientes e usuários;
Realizar análise preliminar de documentos jurídicos para organização do fluxo de trabalho da equipe;
Assessorar a equipe jurídica em suas principais atividades com domínio da linguagem apropriada e com conhecimento técnico de fundamentos de direito.

Mercado de Trabalho

Gerente Administrativo em Setores Jurídicos (escritórios, departamentos jurídicos de bancos, consórcios, financeiras, seguradoras, planos de saúde, indústria e comércio; setores jurídicos de imobiliárias, escritórios de contabilidade, construtoras, administradoras de condomínio, cobrança ou clubes; cartórios de protesto, de notas e de registro);
Assistente Administrativo e Financeiro em Setores Jurídicos;
Gestor em Departamento de Recursos Humanos;
Gestor em Departamento de Compliance;
Assistente em áreas empresariais de relacionamento com o poder público (licitações e contratos; preparação de documentos para obtenção de alvarás e licenças)

Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-G. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.
A Média da Disciplina (MD) será calculada por meio da expressão:
MD=(7 x AP+2 x PIM+1 x AVA)/10
sendo PIM a nota bimestral obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar.
a) se MD for igual ou superior que 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina.
Neste caso, a Média Final é igual à (MF = MD), sem necessidade de realizar o Exame.
b) se MD for inferior que 6,0 (seis), o aluno deverá submeter-se ao Exame da disciplina, ao qual será atribuída a nota EX.
A Média Final (MF) da disciplina para o aluno que realiza o Exame é a média aritmética:
MF=(MD+EX)/2
b1) Se MF for igual ou superior a 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina;
b2) Se MF inferior a 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
I - A nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação.
II - O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
III - Se a média final do PIM for inferior a 6,0 (seis), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no bimestre cursado.
IV - Para as Atividades Complementares (AC) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).

Grade Curricular

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Atividades Complementares 120
Atuação Junto ao Idoso (Optativa) 20
Criatividade e Inovação 30
Desenvolvimento Sustentável (Optativa) 20
Dinâmica das Relações Interpessoais 30
Direito Constitucional 60
Direito de Propriedade E Sucessões 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Economia e Mercado 60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estudos Disciplinares 120
Formação para a Prática Processual 60
Fundamentos da Administração 60
Fundamentos de Direito Administrativo 60
Fundamentos de Direito Civil 30
Fundamentos de Direito Empresarial 60
Gerenciamento de Pessoas 60
Gerenciamento de Serviços Jurídicos 60
Gestão de Banco de Dados 60
Introdução à Educação Aa Distância 20
Lingua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Linguagem e Comunicação Jurídica 60
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Mediação, Conciliação, Negociação e Arbitragem 30
Normas do Direito Brasileiro 30
Organização do Estado e Instituições Judiciárias 60
Práticas de Gestão Financeira 60
Práticas do Processo Civil e Processo do Trabalho 60
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Protesto de Letras e Títulos 30
Registro de Imóveis 60
Registro de Pessoas Naturais, Jurídicas e de Títulos e Documentos 60
Relações Étnico-Raciais e Afro descendência (Optativa) 20
Teoria Geral Do Direito I 30
Teoria Geral Do Direito II 30
Carga Horária Total 1.880 horas

Coordenadora: Elizabeth Nantes Cavalcante

Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial.

Processo Seletivo

Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Deverá ser realizada no polo de apoio presencial escolhido pelo candidato, com agendamento prévio. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência.
Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas.
Resultado: Será divulgado em nosso site 48 horas após a realização da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.

Matrícula

Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.unip.br/ead. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá se matricular posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas. A critério dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um polo de apoio presencial diferente daquele frequentado no semestre anterior.

Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
   • histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
   • certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
   • certidão de nascimento ou casamento;
   • cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
   • título de eleitor;
   • prova de quitação do serviço militar;
   • cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
   • comprovante de residência.

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SISTEMA DE ENSINO

O formato on-line privilegia o ensino por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), espaço em que o aluno pode acessar todo o conteúdo do curso disponibilizado a qualquer momento pela internet. O aluno também realiza encontros programados no polo presencial, além das suas avaliações, atividades e os encontros determinados pela legislação.

DURAÇÃO

2 anos.

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