Odontologia

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

INDIANÓPOLIS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
GOIÂNIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
MANAUS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Brasília Odontologia 2016 3
Campinas Odontologia 2016 5
Goiânia Odontologia 2016 3
Indianópolis Odontologia 2016 5
Manaus Odontologia 2016 4
Sorocaba Odontologia 2016 5

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

  • Formar o cirurgião-dentista generalista com uma visão humanista, crítica ereflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, baseado no rigor técnico-científico e com autonomia intelectual.
  • Propiciar ao estudante possibilidades de atividades voltadas à promoção da saúde, diagnóstico e tratamento, reabilitação, saúde pública, ensino, pesquisa e extensão.
  • Capacitar o estudante a desenvolver raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas relacionados às habilitações específicas.
  • Possibilitar o futuro profissional a uma rápida inserção no mercado de trabalho em setores de atividade profissional de saúde e de tecnologia.
  • Criar condições aos estudantes para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicomotoras, comportamentais de aplicação prática e profissional dos conhecimentos adquiridos por meio das atividades de extensão e estágios.

2. Atividades Principais

  • Proporcionar conhecimento das estruturas anatômicas, funcionais e estéticas;
  • Tornar o estudante um promotor de saúde, atuando na prevenção e controle das doenças;
  • Diagnosticar patologias que acometem o sistema estomatognático e suas estruturas adjacentes por meio de exames clínicos, laboratoriais e radiográficos;
  • Tratar e controlar doenças, instituindo correta terapêutica clínica e medicamentosa;
  • Capacitar o profissional a reabilitar o paciente utilizando técnicas e conhecimentos científicos atuais;
  • Formar um profissional generalista, pluralista, crítico, reflexivo e com autonomia intelectual.
  • Integração entre a graduação e pós-graduação. Os estudantes terão a possibilidade de estagiar nos diferentes cursos de Pós-graduação Lato Sensu realizados nos períodos diurno e noturno, pois a grande maioria dos professores do programa de mestrado são professores do curso de graduação em Odontologia.

3. Mercado de Trabalho

O caráter multidisciplinar do curso de Odontologia da UNIP confere ao estudante amplo domínio da prática clínica, permitindo gerar e disseminar novos conhecimentos dentro da sua área de atuação.

O profissional estará apto a utilizar novas técnicas e materiais odontológicos, e capacitado a praticar a odontologia, tanto em consultórios particulares como nas instituições públicas.

O egresso estará preparado para atuar em equipes multiprofissionais, nível local, regional ou nacional, planejando, implantando, coordenando e executando programas relacionados à Saúde Pública.

4. Práticas

  • Clínicas Odontológicas
  • Centro Cirúrgico
  • Centro de Odontologia Preventiva
  • Centro de Radiologia
  • Laboratório de Anatomia
  • Laboratório de Dentística
  • Laboratório de Informática
  • Laboratório de Microscopia
  • Laboratório de Ortodontia
  • Laboratório de Prótese
  • Laboratório de Radiologia
  • Laboratório Multidisciplinar
  • Semana Odontológica
  • Programa de Iniciação Científica
  • Monitoria
  • Estágio
  • Unidade Móvel de atendimento
  • Trabalho de Conclusão de Curso

5. Duração

4 anos

6. Coordenador

Carlos Eduardo Allegretti

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas
Anatomia com Ênfase na Cabeça e no Pescoço
Anatomia Dental
Anatomia e Neuroanatomia com Ênfase na Cabeça e no Pescoço
Anestesiologia
Atividades Complementares
Atividades Práticas Supervisionadas
Bioestatística
Biologia (Citologia e Histologia)
Biologia Oral
Biomateriais
Bioquímica
Bioquímica Aplicada
Biossegurança, Ergonomia e Bioética
Ciências Sociais
Cirurgia 
Cirurgia (Técnicas)
Cirurgia Avançada
Cirurgia Maxilo Facial
Clínica Integrada Atendimento Clínico
Clínica Integrada Planejamento 
Comunicação e Expressão
Dentística Operatória (Restaurações)
Dentística Operatória (Técnicas)
Dentística Restauradora
Dentística Restauradora Indireta
Dentística Restauradora - Técnica
Direitos Humanos (Optativa)
Educação Ambiental (Optativa)
Educação em Saúde e Ambiental - Estágio
Embriologia e Genética
Endodontia Avançada
Endodontia Clínica
Endodontia Laboratorial
Epidemiologia 
Escultura Dental
Estágio Obrigatório
Estomatologia
Estomatologia Aplicada
Estudos Disciplinares
Farmacologia
Farmacologia Aplicada
Fisiologia
Fisiologia do Sistema Regulador
Gestão e Planejamento em Odontologia / Odontologia Legal
Homem e Sociedade
Imaginologia Dento-Maxilo-Facial (Diagnóstico)
Imaginologia Dento-Maxilo-Facial (Técnicas)
Implante
Interpretação e Produção de Textos
Língua Brasileira de Sinais (Optativa)
Marketing Pessoal (Optativa)
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Métodos de Pesquisa
Microbiologia Oral
Microbiologia, Imunologia e Parasitologia
Oclusão
Odontologia - Diagnóstico - Estágio
Odontologia em Saúde Coletiva 
Odontologia em Saúde Preventiva
Odontologia Integrada
Odontologia Interdisciplinar (Estágio)
Odontologia Social e Ética
Odontopediatria: Diagnóstico e Abordagem Preventiva
Odontopediatria: Tratamento Clínico Integral
Odontopediatria: Tratamento Integral 
Odontopediatria: Tratamento Preventivo
Ortodontia - Diagnóstico Integrado
Ortodontia Avançada
Ortodontia e Ortopedia Facial
Ortodontia e Ortopedia Facial - Diagnóstico
Patologia Bucal
Patologia Geral
Periodontia Diagnóstico
Periodontia Exame Diagnóstico Clínico e Radiográfico
Periodontia Orientação Execução e Integração da Terapêutica Periodontal
Periodontia Técnica Laboratorial
Produção Técnico-Científica Interdisciplinar
Projeto Técnico-Científico Interdisciplinar
Prótese Dental Fixa Clínica
Prótese Dental Fixa Laboratorial
Prótese Dental Removível Clínica
Prótese Dental Removível Laboratorial
Prótese Total Clínica
Prótese Total Laboratorial
Relações Étnico-Raciais e afrodescendência (Optativa)
Saúde Coletiva - Estágio
Saúde Pública - Estágio
Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros
Tópicos de Atuação Profissional - Odontologia 

Carga Horária Total: 4.800 horas-aula (4.000 horas)

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