Ciências Biológicas (Licenciatura)

Atos Regulatórios

SANTOS Reconhecimento Portaria n. 295 de 07/07/16 publicada em 11/07/16 
GOIÂNIA Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
MANAUS Autorização Resolução CONSUNI n. 180329/3 de 29/03/2018 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
SANTANA DE PARNAÍBA Reconhecimento Portaria n. 1.340 de 15/12/2017 publicada em 18/12/2017
JUNDIAÍ Reconhecimento Portaria n. 915 de 14/08/2017 publicada em 15/08/2017
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 763 de 21/07/2017 publicada em 24/07/2017
BRASÍLIA Reconhecimento Portaria n. 574 de 09/06/2017 publicada em 12/06/2017
ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
ARAÇATUBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
ASSIS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
BAURU Reconhecimento Portaria n. 135 de 27/07/12 publicada em 30/07/12
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
RIBEIRÃO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 286 de 21/12/2012 publicada em 27/12/2012
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Ciências Biológicas (Licenciatura) 2014
Araçatuba Ciências Biológicas (Licenciatura) 2014 4
Assis Ciências Biológicas (Licenciatura) 2014 5
Bauru Ciências Biológicas (Licenciatura) 2011 5
Brasília Ciências Biológicas (Licenciatura) 2014
Campinas Ciências Biológicas (Licenciatura) 2014 4
Ribeirão Preto Ciências Biológicas (Licenciatura) 2011 4
Santos Ciências Biológicas (Licenciatura) 2014
São José do Rio Preto Ciências Biológicas (Licenciatura) 2014 4
São José dos Campos Ciências Biológicas (Licenciatura) 2014 5
São Paulo Ciências Biológicas (Licenciatura) 2014 4
Sorocaba Ciências Biológicas (Licenciatura) 2014 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Paulista promove a formação de Professores de Ciências Biológicas e Biologia; este profissional recebe formação geral sólida, capacidade de relacionar conhecimentos teóricos com a prática cotidiana, ressaltando uma visão comprometida com valores voltados para a ética e a cidadania, adquire ainda conhecimentos relativos à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, além de educação ambiental. O Licenciado em Ciências Biológicas deve ainda relacionar a educação à defesa da vida em todos os sentidos vinculando, por exemplo, saúde, biodiversidade e preservação do meio ambiente, de forma a conscientizar seus alunos em busca da melhoria da qualidade de vida de todos os seres vivos em nosso planeta.

2. Atividades Principais

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIP qualifica o profissional para a docência em Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Cabe ao Licenciado em Ciências Biológicas promover a educação ambiental, a saúde, a preservação da biodiversidade, a conservação, o saneamento e melhoramento do meio ambiente, deve ainda atuar, interdisciplinarmente, em áreas afins apresentando-se capacitado para resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro dos diversos saberes que compõem a formação em Ciências Biológicas. Este curso busca formar professores autônomos, responsáveis, e profissionalmente competentes, capazes de atender as demandas do mercado educacional sempre em evolução.

3. Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional Licenciado em Ciências Biológicas abrange os Ensinos Fundamental com Ciências e Ensino Médio com Biologia. Este profissional é capaz de atuar tanto no setor público quanto no privado, ou em quaisquer outros locais onde seja necessário o ensino aprendizagem de Ciências e ou Biologia. O Licenciado pode ainda atuar em projetos ou pesquisas científicas que se relacionem à educação ou a desenvolvimento de material didático pedagógico.

4. Práticas

As práticas ofertadas nas diferentes disciplinas permitem integrar os diversos saberes em Ciências Biológicas:

  • Zoologia de Vertebrados e Invertebrados
  • Química
  • Citologia
  • Histologia
  • Embriologia
  • Botânica – Criptógamas e Fanerógamas
  • Morfologia e Fisiologia Vegetal
  • Microbiologia
  • Parasitologia
  • Imunologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia Animal Comparada 
  • Ecologia
  • Ecossistemas Terrestres e Aquáticos
  • Geologia e Paleontologia
  • Genética e Citogenética
  • Biologia Molecular
  • Estágio de Licenciatura
  • Práticas de Ensino
  • Iniciação Científica
  • Monitoria
  • Trabalho de Conclusão de Curso

5. Duração

3 anos (Licenciatura)

6. Coordenadora

Dra. Cristiane Jaciara Furlaneto

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Anatomofisiologia 60
Atividades Complementares 200
Atividades Práticas Supervisionadas 560
Bioética em Saúde 30
Biologia Molecular 60
Bioquímica 60
Bioquímica Metabólica 60
Biossegurança 30
Botânica (Criptógamas) 60
Botânica (Fanerógamas)  60
Ciências Biológicas Interdisciplinar  30
Ciências Sociais 30
Citologia  60
Comunicação e Expressão  30
Didática Específica - Ciências Biológicas 30
Didática Geral 30
Direitos Humanos 30
Ecologia 60
Ecossistemas Aquáticos  60
Ecossistemas Terrestres 60
Educação Ambiental 30
Embriologia  30
Estágio Curricular 400
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 30
Estudos Disciplinares 140
Evolução 60
Física e Biofísica 60
Fisiologia Animal Comparada 30
Fisiologia Vegetal 30
Genética e Citogenética 60
Geologia e Paleontologia 60
Histologia 60
Homem e Sociedade 30
Imunologia e Parasitologia 60
Interpretação e Produção de Textos  30
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS 20
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Matemática 30
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Microbiologia 30
Morfologia Vegetal 30
Planejamento e Políticas Públicas de Educação 30
Pratica de Ensino: Integração Escola e Comunidade 30
Pratica de Ensino: Introdução à Docência 30
Prática de Ensino: Observação e Projetos 30
Pratica de Ensino: Reflexões 30
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis 30
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo 30
Princípios de Zoologia de Vertebrados 60
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem 30
Química Geral 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa)  20
Tópicos em Invertebrados 60
Zoologia de Invertebrados 60
Zoologia de Vertebrados 60

Carga Horária Total: 3.440 Horas-Aula (2.867 horas)

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