Produção Multimídia

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Reconhecimento Portaria n. 321 de 28/12/2012 publicada em 31/12/2012
CIDADE UNIVERSITÁRIA Reconhecimento Portaria n. 321 de 28/12/2012 publicada em 31/12/2012
PAULISTA Reconhecimento Portaria n. 321 de 28/12/2012 publicada em 31/12/2012
TATUAPÉ Reconhecimento Portaria n. 321 de 28/12/2012 publicada em 31/12/2012

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia tem por finalidade a formação de profissionais com sólidas competências na produção de websites para Internet, Intranet e Extranet. Proporciona ao aluno uma visão abrangente do mercado e das atividades ligadas à Internet e à produção de páginas para Web.

2. Atividades Principais

  • Conhecer os processos e linguagens derivados das novas tecnologias de comunicação;
  • relacionar e aplicar conhecimentos teóricos e metodológicos da comunicação social na identificação e solução de problemas de Produção Multimídia;
  • capacitar, para análise e crítica dos processos, produtos e serviços de Produção Multimídia e propor caminhos alternativos e inovadores;
  • caracterizar e diferenciar as linguagens das diferentes mídias e suas inter-relações;
  • pesquisar, analisar e interpretar idéias, fatos, expectativas e cenários para a produção de diferentes produtos de comunicação em websites;
  • respeitar as normas e leis pertinentes ou que regulamentam as atividades da área;
  • desenvolver uma visão inter, multi e transdisciplinar, passível de ser aplicada ao campo da comunicação;
  • gerenciar a produção, manutenção e atualização de conteúdos estáticos e dinâmicos em websites, utilizando ferramentas de controle, tais como navegadores, editores de textos, editores de páginas, editores de imagem, editores de animação, editores de áudio e vídeo, focando o mercado e o usuário da Internet;
  • desenvolver e adequar linguagens de programação estruturadas específicas para websites e gerenciar o acesso de páginas a bancos de dados, por meio de programas desenvolvedores, editores de página e editores de textos;
  • criar ilustrações, desenhos, infografia e animações 2D e 3D para websites, para melhor exemplificar e valorizar o conteúdo e o design de páginas Web;
  • produzir, adequar e gerenciar áudio e vídeo, incluindo locuções, efeitos e trilhas sonoras, para melhor agregar a compreensão ao conteúdo visual de páginas Web;
  • elaborar a programação visual de websites com relação a logomarcas, ícones, botões, cores, textos, criando uma identidade baseada em um projeto de comunicação visual para o website;
  • reconhecer e analisar as plataformas de suporte a websites existentes no mercado com relação a Sistemas Operacionais de Servidores Web e redes que utilizam ambiente Web e protocolo de hipertexto, tais como Internet, Intranet e Extranet;
  • elaborar projetos tecnológicos de websites abordando tecnologias empregadas, sistemas de atualização, mecanismos de segurança de transações e confiabilidade e estabilidade do website;
  • utilizar recursos de integração de bases de dados com websites, criando mecanismos de atualização da base de dados em ambiente Web;
  • compreender o funcionamento da arquitetura Web e seus protocolos de comunicação e mecanismos de segurança, tais como criptografia, chaves públicas e privadas e certificação digital.

3. Mercado de Trabalho

  • Gerente de Projeto – responsável pela coordenação da produção, manutenção e atualização de conteúdos em websites;
  • Programador Visual – responsável pelo desenvolvimento e aplicação de fontes, logotipos, botões, ícones, banners, imagens e demais elementos gráficos, bem como pela criação de modelos gráficos e adequação deles às páginas Web;
  • Arte-finalista Web – responsável pela inserção e adequação de conteúdo gráfico em páginas Web;
  • Ilustrador Web – responsável pela criação de ilustrações, desenhos, infografia e animações 2D e 3D para websites;
  • Arquiteto de Informação – responsável pela hierarquização das informações e estrutura do website;
  • Coordenador de Design para Internet – responsável pelo gerenciamento da produção visual de websites;
  • Desenvolvedor de Soluções Web na Área de Comunicação Visual, que atua na implantação de projetos gráficos em ambiente Web;
  • Gerente de Conteúdo – responsável pela coordenação da produção, manutenção e atualização de conteúdo em websites;
  • Prototipador de Websites – responsável pela criação de protótipos gráficos de websites para apresentação,
    aprovação, estudo e desenvolvimento de projetos de websites;
  • Web Designer autônomo ou com vínculo empregatício em agências de comunicação, assessoria de imprensa, agência de publicidade ou empresas com websites na Internet ou Intranet, que atuará na criação gráfica e visual de websites.

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenador

Rodrigo Matarazzo

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de Atendimento.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Análise da Imagem em Movimento e Animação 2D 60
Animação 3D 60
Aplicações Web e Banco de Dados 60
Arquitetura da Informação 60
Atividades Complementares 100
Autoria para Web 60
Composição e Projeto Gráfico 60
Comunicação Aplicada 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Empreendedorismo 60
Estudos Disciplinares 300
Ética e Legislação 60
História da Arte 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Metodologia Científica 60
Oficina de Textos 60
Princípios de Sistemas de Informação 60
Produção de Animação para Hipermídia 60
Produção de Design em Multimídia 60
Produção de Vídeo Digital 60
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Registro Visual e Sonoro 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Suporte e Plataforma Multimídia 60
Técnicas de Fotografia Digital 60
Teorias e Técnicas da Comunicação 60

Carga Horária Total: 2.020 horas-aula (1.683 horas)

INSCREVA-SE!