Você está em: Universidade Paulista / Pós-Graduação / Programas de Mestrado e Doutorado / Comunicação / Apresentação

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

APRESENTAÇÃO

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática, objetiva gerar e difundir conhecimentos no âmbito da comunicação, promovendo reflexões teóricas e estudos de técnicas avançadas referentes aos processos de concepção, elaboração, veiculação, recepção do produto comunicativo e sua interação entre grupos sociais.

Público Alvo

Profissionais formados em comunicação social e áreas afins.

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação busca constituir condições favoráveis ao desenvolvimento de pesquisas vinculadas à Área de Comunicação, especialmente aquelas relativas a temas cujo foco se apresenta a partir de problemas culturais, seja no que diz respeito aos fenômenos midiáticos, seja com relação às condições ou manifestações sociais às quais estão vinculados. Tal esforço se traduz em resultados crescentes sob o ponto de vista da avaliação promovida pela CAPES, redundando na aprovação do curso de Doutoramento, implantado a partir de 2012.
Dentre as ações realizadas, destacam-se a organização de seminários avançados, encontros científicos e intercâmbios de pesquisa, realizados por docentes e discentes, com outros Programas do Brasil e do exterior, cujo resultado é observável na produção acadêmica traduzida em artigos publicados em periódicos qualificados e livros, sobretudo.
Os frutos dessas experiências e das avaliações da CAPES evidenciam-se no aperfeiçoamento das definições das linhas de pesquisa, na reformulação da estrutura curricular e na qualidade de muitos dos trabalhos publicados ou selecionados em congressos. Além disso, o Programa deu impulso à criação de Grupos de Pesquisa nos termos estabelecidos pelo CNPq, levando em conta a produtividade e o fortalecimento de suas atividades.
Tendo como objetivo, de um lado, consolidar os componentes fundamentais da estrutura de um curso de pós-graduação stricto sensu e, de outro, atingir os níveis de excelência, o Programa, durante o último quadriênio, tem trazido, com o apoio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP e da FAPESP, vários professores visitantes e, ao mesmo tempo, intensificou seus intercâmbios com universidades estrangeiras para estabelecer convênios e pesquisas com importantes universidades, como a Complutense de Madrid e a Universidade de Valência, por exemplo.
Este processo redunda, ainda, na frequente presença de docentes atuando em importantes fóruns da área, como a Compós, Intercom, Socine, SBPJor e outros, seja por meio de trabalhos submetidos e aprovados pela coordenação de Grupos de Trabalho, ou mesmo participando em cargos diretivos de tais associações.
Concluindo, a gestão do Programa, de acordo com o Regimento Interno, é realizada por órgão Colegiado, constituído por cinco professores, dentre os quais um exerce a função de Coordenador, e um representante discente, sendo secretariado pelo Secretário(a) da Pós-Graduação. No momento, o Colegiado do Curso está assim constituído:

Coordenador: Prof. Dr. Maurício Ribeiro da Silva
Membros do Colegiado: Profa. Dra. Barbara Heller, Profa. Dra. Carla Reis Longhi e Profa. Dra. Heloísa de Araújo Duarte Valente.
Suplente: Prof. Dr. Gustavo Souza da Silva
Secretário: Marcelo Rodrigues
Representante discente: Heloísa Castro (doutoranda)

Área

Comunicação

Áreas de Conhecimento:

  • Comunicação
  • Comunicação Visual e Impressa
  • Rádio e Televisão
  • Radiodifusão
  • Jornalismo
  • Teoria da Mídia
  • Teoria da Imagem e do Imaginário Mediático

Área de Concentração:

Comunicação e Cultura Midiática

Linhas de Pesquisa:

O Programa conta, atualmente, com duas linhas de pesquisa:

  • Linha 1 - Configuração de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
    Congrega pesquisas sobre os modos, formas e procedimentos midiáticos por meio dos quais são (re) codificados e (re) estruturados os recursos e estratégias visuais, sonoros e/ou audiovisuais das linguagens utilizadas em produtos da cultura contemporânea.

  • Linha 2 - Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais
    Congrega pesquisas sobre os processos de mediação das linguagens que dinamizam modalidades comunicativas em grupos sociais, com ênfase nos efeitos que elas causam nos atos de recepção de mensagens midiáticas.

Infraestrutura

A UNIP disponibiliza para o Programa:

  1. Salas para aulas teóricas e seminários: salas climatizadas, com microcomputadores, data shows, áudio, DVDs, telas, mesas e cadeiras, acesso à internet de alta velocidade, incluindo o sistema wireless.
  2. Sala de alunos e grupos de pesquisa: salas para reunião e estudos, climatizadas, com mesas, cadeiras, microcomputadores com acesso a internet de alta velocidade, incluindo o sistema wireless, scanner e impressora.
  3. Sala dos professores: os docentes do Programa contam, individualmente, com sala de trabalho, equipada com mesa, cadeira e computador com acesso à internet de alta velocidade, incluindo o sistema wireless, scanner, impressora e climatização ambiente na qual desenvolvem atividades de pesquisa e orientação de alunos e outras compatíveis e necessárias ao bom andamento de suas atividades. Contam, também, com sala de reunião na qual são desenvolvidas atividades de planejamento e avaliação, atividades de colegiado e comissões internas, dentre outras.
  4. Salas para Qualificações e Defesas: são duas salas climatizadas, com data shows, microcomputadores, telas, cadeiras estofadas, mesa de cinco lugares destinada à Banca, acesso à internet de alta velocidade, incluindo sistema wireless.
  5. Secretaria de Pós-Graduação que dá suporte aos alunos e professores do Programa.
  6. Auditórios: no prédio da Pós-Graduação há três auditórios com capacidade de 50, 150 e 600 lugares, com toda a infraestrutura para a realização de cursos e eventos.
  7. Laboratórios e Estúdios: Estúdio e Laboratório Fotográfico, de Rádio, de Televisão, Multimídia (softwares para edição e tratamento de imagens, produção de vídeo, elaboração de efeitos gráficos, sonoros e criação de programas).

Recursos de Informática
O laboratório de informática, salas de alunos e de professores estão equipados com computadores interligados à rede de informática da UNIP, com acesso à internet de alta velocidade, incluindo o sistema wireless, correio eletrônico e rede da biblioteca, o que permite o acesso a todo o acervo bibliográfico da Universidade.
A UNIP disponibiliza para os alunos de Pós-Graduação um laboratório de informática que contém 20 microcomputadores, 01 impressora e técnico de informática à disposição.
Todos os computadores possuem softwares de última geração para a realização de análises estatísticas, confecção de material didático, banco de dados e editores de texto.

Biblioteca
A biblioteca da Universidade conta com acervos atualizados e que atendem às bibliografias recomendadas, além de assinaturas de periódicos e revistas.
A organização das bibliotecas da UNIP tem como objetivo atender às necessidades dos cursos e demais atividades da Universidade, dando suporte ao ensino e à pesquisa. No cumprimento desse objetivo, destaca-se a disponibilização do Portal de Periódicos da CAPES para toda a comunidade acadêmica.
Alunos e professores podem consultar livros, monografias, teses, vídeos, CD-ROMs e periódicos por intermédio de um sistema totalmente revolucionário, pois as bibliotecas já estão estruturadas de forma a dar suporte ao ensino e à pesquisa, dentro de uma organização multicampi.
As bibliotecas setoriais (uma em cada campus) são controladas por uma unidade central de informações via Intranet (rede privada que utiliza os mesmos recursos da Internet).
Todas as bibliotecas da instituição são interligadas on-line pela Internet, possibilitando o uso pleno dos serviços e recursos por um universo maior de usuários, durante 24 horas por dia, e respeitando a descentralização dos acervos, necessária devido às diferentes localizações dos campi.
A Universidade possui, para consultas de seus usuários, bases de dados nacionais e internacionais, assim como outros recursos de informática, que agilizam os serviços de levantamento e comutação bibliográfica. Atualmente, contamos com 1.170.943 exemplares dos mais variados títulos.

Parcerias Institucionais, Intercâmbios, Convênios e Auxílios à Pesquisa

Intercâmbios Nacionais
Todos os docentes do Corpo Permanente do Programa participam continuamente de bancas de mestrado e doutorado de outros Programas do Estado de São Paulo, bem como de outros Estados, além de realizar intercâmbio com Grupos de Pesquisa sediados em outras instituições nacionais. Como exemplo, indicamos as atividades abaixo relacionadas:

Barbara Heller

  • Pesquisadora associada do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM).
  • Vice-coordenadora do GT Memória nas Mídias, do Encontro Anual da Compós, Goiânia (2016). Eleita coordenadora para o Encontro Anual de 2017.
  • Em 2015, consolidou parceria de pesquisa junto ao Grupo Memória e Imaginário em novos contextos da comunicação, liderado pela Profa. Dra. Priscilla Ferreira Perazzo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Carla Montuori Fernandes

  • Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política – NEAMP - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Gustavo Souza da Silva

  • Pesquisador do CineMídia – Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais, liderado pelos professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Samuel Paiva, Suzana Reck Miranda e Flávia Cesarino Costa.

Heloísa de Araújo Duarte Valente

  • Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos sobre Entretenimento, Comunicação e Consumo - GECCO. Participação, como pesquisadora colaboradora, no projeto de Mônica R. F. Nunes (ESPM): “Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis”.

Jorge Miklos

  • Pesquisador e vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura – MIRE – (PPGCOM UMESP).

Malena Segura Contrera

  • Intercâmbio com Prof. Dr. Norval Baitello Júnior (PPGCOM PUC-SP) e Christoph Wulf (Universidade Livre de Berlim), que resultou na realização do seminário “Sapientiae – Arqueologia de um saber esquecido”, com a participação de Muniz Sodré, Renato Janine Ribeiro, Bettina Schmidt (Universidade de Wales), Birgit Althans  (Universidade Lüneburg), dentre outros convidados nacionais e internacionais.
  • Vice-líder do Grupo de Pesquisa Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia, da PUC-SP.

Simone Luci Pereira

  • Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa sobre Comunicação, Narrativas e Imaginários do Consumo – NICO – ligado ao PPG Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM/SP.
  • Atua como Curadora do Memorial do Consumo ESPM (museu virtual interativo que reúne narrativas, depoimentos, materialidades e ensaios sobre o tema do consumo).
  • Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Música Urbana no Brasil, ligado ao PPG Música da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

Intercâmbios Internacionais

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, visando ao fortalecimento de suas pesquisas, tem trabalhado no sentido de estabelecer parcerias com instituições e pesquisadores internacionais, compreendendo que esta ação é consequência do fortalecimento das Linhas de Pesquisa e da formalização dos convênios interinstitucionais. Neste contexto, destacamos as seguintes ações:

Antônio Adami

  • Professor visitante da Universidade Complutense de Madrid (Espanha); faz parte do quadro docente do Programa de Doutorado em Periodismo por meio do convênio estabelecido entre os Grupos de Pesquisa “Mídia, Cultura e Memória” (UNIP) e “MEDIACOM” (UCM).
  • Coorientador de tese de Doutorado na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, juntamente com Madalena Oliveira. Aluna: Tereza Costa Alves, do curso de Comunicação Social. Tese: Os sons da Lusofonia - Contextos multiculturais do serviço público de rádio em Portugal e no Brasil.

Jorge Miklos

  • Professor visitante na ECOSUR (El Colegio de La Frontera Sur), universidade mexicana localizada em San Cristóbal de Las Casas, Chiapas, desenvolvendo as seguintes atividades: (1) minicurso sobre Ecologia da Comunicação; (2) participação em Seminário Avançado (doutorado) sobre Epistemologias da Interculturalidade e Diversidade, no Programa de Doutorado em Ecologia e Desenvolvimento; (3) apresentação de trabalho em evento científico denominado “Ecologia de la Comunicación y Devenir”.

Malena Segura Contrera

  • Participação, a convite do Prof. Manuel de la Fuente, da Universidade de Valência, em atividades do Programa de Pós-Graduação em Comunicação daquela universidade.

Simone Luci Pereira

  • Em continuidade à parceria estabelecida desde 2013 com as organizadoras do Grupo de Trabalho "Música e Migração" (como parte do X Congresso Alemão de Lusitanistas na Universidade de Hamburgo - Alemanha), participou da elaboração da proposta de projeto de pesquisa conjunto entre Brasil e Alemanha (Universidade de São Paulo e Universidade de Munique), com Christina Märzhäuser (Universidade de Munique), sobre mídias, migrações, interculturalidade, música popular e identidades.
  • Participação em livro-coletânea, organizado por Christina Märzhäuser, sobre música lusófona, migrações e identidades, lançado em 2015 na Alemanha, como fruto dos trabalhos do GT Música e Migração.

Auxílios Recebidos

Projeto: Personagens em deslocamento no documentário contemporâneo brasileiro
Professor Responsável: Gustavo Souza da Silva
Órgão de Fomento: CNPq - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas
Processo: 470372/2014-1
Vigência: dez/2014 a dez/2016
Valor: R$ 8.000,00

Projeto: Uma vereda tropical: a suave e morna batida do bolero: memória e nomadismo da canção hispânica no Brasil
Professor Responsável: Heloísa de Araújo Duarte Valente
Órgão de Fomento: CNPq - Bolsa produtividade em pesquisa PQ
Processo: 303872/ 2013
Vigência: Mar/2014 a Fev/2017
Valor: R$ 1.100,00 mensais (R$ 13.200,00 por ano)

Projeto: A canção romântica italiana: Paisagem sonora, consumo cultural e imaginário do Brasil nos “anos de chumbo”.
Professor Responsável: Heloísa de Araújo Duarte Valente
Órgão de Fomento: CNPq - MCT Ciências Humanas e Sociais
Processo: 409440/2013-2 e 445008/2014-1
Vigência: Dez/2013 a dezembro/2016
Valor: R$ 12.000,00

Projeto: Uma vereda tropical: a suave e morna batida do bolero memória e nomadismo da canção hispânica no Brasil
Professor Responsável: Heloísa de Araújo Duarte Valente
Órgão de Fomento: CNPq - UNIVERSAL 2014
Processo: 445308/2014
Vigência: Dez/2014 a Nov/2017
Valor: R$ 20.000,00

Projeto: Com Som. Sem Som: Liberdades políticas; liberdades poéticas
Professor Responsável: Heloísa de Araújo Duarte Valente
Órgão de Fomento: FAPESP - PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: LIVRO NO BRASIL
Processo: 2015/21852-0
Vigência: 01/03/2016 a 28/02/2017
Valor: R$ 1.600,00

Projeto: A ação de padrões miméticos na constituição de processos de teleparticipação na mídia eletrônica.
Professor Responsável: Malena Segura Contrera
Órgão de Fomento: CNPq - Bolsa produtividade em pesquisa PQ
Processo: 305257/2013-7
Vigência: 2012 a 2016
Valor: R$ 1.100,00 mensais (R$ 13.200,00 por ano)

© 1999-2017 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.