Sobre EaD - Educação a Distância

A UNIVERSIDADE PAULISTA VAI ATÉ VOCÊ.

Você aprende a partir da troca de informações, ao realizar atividades e exercícios formulados pelo professor. Participa de fóruns e/ou chats, cujos arquivos ficam disponíveis para futuras consultas, e integra grupos de alunos, com áreas próprias para trocas de arquivos e e-mails, painel de discussão e sala virtual.

Além da avaliação presencial obrigatória, você dispõe da forma on-line, com correção automática dos testes e exercícios. Você também é avaliado por meio de questões discursivas, trabalhos e outras atividades.

Os conteúdos de cada curso, bem como as teleaulas, estão disponibilizados aos alunos para acesso a qualquer momento via internet, possibilitando a você a organização de seu ritmo de estudo.

As teleaulas são produzidas e gravadas na sede da UNIP em São Paulo.

Formatos dos Cursos

Os cursos da UNIP na modalidade de Educação a Distância (EaD) são oferecidos por meio de diferentes formatos e com uso de tecnologias variadas.

O conteúdo curricular é disponibilizado em plataforma digital. A interação com a tutoria será efetivada via internet e/ou por outro meio de comunicação.

SISTEMA DE ENSINO INTERATIVO - DIGITAL/SEI

O Sistema de Ensino Interativo – Digital/SEI privilegia o ensino no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), prevendo momentos presenciais que devem perfazer 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso.

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO – FLEX/SEPI

O Sistema de Ensino Presencial Interativo – Flex/SEPI prevê momentos presenciais e momentos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Este sistema privilegia as atividades presenciais, prevendo dinâmicas acadêmicas com os estudantes. Os encontros presenciais são coordenados por tutores presenciais e/ou professores consultores.

Certificação

  • Diploma igual ao do presencial.
  • Com cursos reconhecidos pelo MEC.
  • TOP no mercado de trabalho (segundo Ranking Universitário Folha – RUF).

Dúvidas Frequentes

É o sistema de Educação a Distância da UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA, uma instituição de ensino com mais de 30 anos de existência, com sede em São Paulo e atuação em todo o Brasil. Reconhecida pela excelência dos serviços que presta, a UNIP é uma das mais conceituadas instituições de ensino da atualidade.

Sim. A legislação brasileira sobre EaD é composta, além da constituição, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, resoluções, portarias e normas do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação. No site do MEC poderão ser encontradas mais informações.

Sim. A UNIP está devidamente credenciada pelo MEC para ofertar cursos a distância, conforme as seguintes portarias: Cursos Superiores a Distância – Portaria Nº. 3.633, de 9 de novembro de 2004; Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância – Portaria Nº. 3.475, de 22 de outubro de 2004.

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio (2º grau) está apta a participar do processo seletivo para ingresso no curso de graduação.

Qualquer pessoa que tenha concluído algum curso superior está apta a participar do processo seletivo para ingresso no curso de pós-graduação.

Os alunos que concluírem os cursos da UNIP EaD receberão o mesmo diploma dos alunos formados em cursos presenciais.

Sim. O diploma de graduação da UNIP EaD tem a mesma validade de um curso presencial e possibilita fazer a Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) ou Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

Os documentos listados devem ser entregues no polo escolhido ou postados na Secretaria Virtual para que você possa renovar a sua rematrícula:

  1. Comprovante de residência;
  2. Certificado de conclusão do Ensino Médio (para ser postado na Secretaria Virtual o documento deve ser autenticado em cartório). *Estudantes que concluíram o ensino médio no Estado do Rio de Janeiro necessitam apresentar a cópia do Diário Oficial e certidão de escolaridade para escolas cassadas/extintas;
  3. Histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente (para ser postado na Secretaria Virtual o documento deve ser autenticado em cartório);
  4. Certidão de nascimento ou de estado civil;
  5. CPF;

O aluno tem as seguintes opções de canais de atendimento:
• Atendimento no polo em que está matriculado;
• Atendimento por telefone: 0800-010-9000;
• Atendimento pelo Central de atendimento: Área do aluno;
• Atendimento pela Secretaria Virtual:  Área do aluno;
• Bot (assistente virtual UNIP - Lucas): https://www.unip.br (parte inferior da página);
• Whatsapp: (11) 94303-5000.

É o local onde o aluno realizará suas atividades de tutoria presencial, avaliações (provas, exames, etc.), receberá atendimento e entregará os documentos. No polo, o aluno poderá utilizar toda a infraestrutura tecnológica para contato com a Instituição.

O tutor é um profissional que atua sanando as dúvidas dos alunos, identificando suas dificuldades e mediando todo o processo de aprendizagem. Há dois tipos de tutores: tutor a distância, atende por telefone ou pela central de Atendimento, e tutor presencial, atende no polo em horários pré-determinados.

É uma ferramenta, disponível em seu polo de matrícula, que possibilita diálogos em tempo real. O chat é utilizado como ferramenta de suporte à aprendizagem a distância e é realizado conforme cronograma de seu curso.

É uma ferramenta, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possibilita discussões coletivas.

Algumas atividades como palestras, aulas inaugurais e demais atividades programadas, entre elas as avaliações, são obrigatoriamente presenciais e serão realizadas no polo em que o aluno está matriculado, de acordo com data e horário previamente estabelecidos no calendário acadêmico.

A frequência dos alunos será computada levando-se em consideração a presença nos encontros presenciais obrigatórios (quando houver) e a realização das atividades propostas no ambiente acadêmico. Para aprovação, além de obtenção da média final mínima, o aluno deve ter 75% de presença na disciplina.

A qualquer hora, porém, obedecendo o cronograma estabelecido em seu calendário para a realização das atividades.

O calendário das principais atividades das disciplinas está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para consultá-lo, o aluno deverá efetuar o login no AVA -> Conteúdos Acadêmicos -> Calendário Acadêmico (lateral direita) -> selecionar o país -> selecionar a turma desejada -> selecionar o curso.

O AVA é o ambiente de estudo em que o aluno deverá responder a questionários, acessar fóruns, verificar avisos pedagógicos, consultar calendário, acessar biblioteca e muito mais.

Para entrar em contato com o coordenador do curso, o aluno deverá abrir uma solicitação através da Central de Atendimento: http://atendimento.unip.br/Alunos. A nova solicitação deverá ser aberta no item Pedagógico.

A Secretaria Virtual é um ambiente que permite acesso às informações acadêmicas e financeiras, solicitação e consulta de serviços. O aluno pode consultar uma apresentação sobre a Secretaria Virtual em: https://www.unip.br/aluno

As notas podem ser consultadas na Secretaria virtual, na Central de notas da área do aluno, no AVA e no ambiente de postagens acadêmicas.

As avaliações nas disciplinas serão obtidas por meio de provas presenciais, trabalhos e outros componentes, em conformidade com o respectivo plano de ensino.

Algumas disciplinas têm provas on-line realizadas no AVA. As provas presenciais são realizadas no polo de matrícula.

Atividades complementares são atividades extracurriculares que possibilitam ao aluno adquirir conhecimentos de interesse para sua formação pessoal e profissional. São obrigatórias para todos os cursos de graduação.

O estágio, quando obrigatório, deverá ser realizado em instituições conveniadas com a Universidade e sua carga horária varia de acordo com o curso.

O aluno deve emitir o boleto na Secretaria Virtual. O pagamento também pode ser feito por cartão de crédito.

A UNIP concede descontos individualizados e a título de antecipação.
Também concede os seguintes tipos de descontos e bolsas (não cumulativos):

PROUNI
Bolsa do governo pré-selecionada pelo próprio PROUNI e classificada de acordo com a nota obtida no ENEM. Para candidatar-se ao PROUNI o candidato deve acessar a página https://www.unip.br/prouni para obter informações detalhadas. O estudante que tiver concessão da bolsa poderá acessar o Manual do Bolsista na página em https://www.unip.br/prouni.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Modalidade de bolsas da UNIP financiadas pelo CNPq, pelo banco Santander e pela própria UNIP.

CONVÊNIO EMPRESA
Modalidade de desconto graças à parcerias com mais 5 mil empresas conveniadas. Verifique no site https://www.unip.br/universidade/empresa_conveniada_relacao.aspx quais as empresas que têm convênio com a UNIP.

ATLÉTICA
Oferece bolsas aos atletas que participam das modalidades da FUPE – Federação Universitária Paulista de Esportes e JUBA – Jogos Universitários Brasileiros.

FUNCIONÁRIOS
Funcionário e dependentes de funcionários da ASSUPERO, após o período de experiência, conforme convenção coletiva de cada estado.

PROGRAMA DE DESCONTO ESPECIAL PELO ENEM
Programa que concede desconto nas mensalidades de ingressantes em 2023/2 pelo aproveitamento da nota do ENEM, nos cursos de graduação.

BOLSA EX-ALUNO
O estudante que é ex-aluno da UNIP poderá gozar de um desconto nas mensalidades de seu curso. Após efetivação da matrícula, deverá informar o setor Tesouraria, registrando um chamado na Central de Atendimento: https://atendimento.unip.br/alunos.

BOLSA 2ª GRADUAÇÃO
O estudante que já cursou uma graduação em outra instituição de ensino poderá gozar de um desconto nas mensalidades de seu curso. Após efetivação da matrícula, deverá informar o setor Tesouraria, registrando um chamado na Central de Atendimento: https://atendimento.unip.br/alunos

Todos os contratos do aluno ficam disponíveis para consulta na Secretaria Virtual.

Os pagamentos podem ser realizados através de boleto bancário e cartão de crédito.

As mensalidades em atraso podem ser pagas através de um acordo realizado na Secretaria Virtual.

Os valores podem ser consultados em https://www.unip.br/cursos

Após efetuar a matrícula, o aluno poderá requerer na Secretaria Virtual a reopção de curso/polo/metodologia. Os pedidos de transferência serão avaliados e poderão ser deferidos ou indeferidos de acordo com os critérios estabelecidos pela UNIP. O aluno deve acompanhar, pelo site da UNIP EaD, os prazos de solicitação desse serviço.

O aluno pode consultar o calendário dos prazos da Secretaria em: https://www.unip.br/aluno
Orientações quanto aos serviços disponíveis podem ser consultadas em: https://www.unip.br/aluno

Sim. O curso credencia o aluno a solicitar transferência para qualquer instituição, devendo sempre observar as exigências desta.

Os candidatos que desejam ingressar nos cursos da UNIP EaD por meio do Programa Universidade para Todos – Prouni – devem acessar a página https://www.unip.br/prouni para obter informações detalhadas.

O estudante que tiver a concessão da bolsa deverá acessar o Manual do Bolsista através da página https://www.unip.br/prouni.

A UNIP EaD não oferta financiamento estudantil por meio do programa FIES.

O aluno que tiver interrompido seu curso por abandono ou trancamento pode solicitar seu retorno à Universidade via Secretaria Virtual, menu serviços, solicitando o serviço reabertura de matrícula, obedecendo os prazos estipulados pela secretaria. A solicitação é analisada pelo Coordenador do curso que indicará a série em que o aluno deverá ser matriculado. Se esta série não estiver sendo oferecida, o aluno deverá retornar no período letivo seguinte e fazer nova solicitação. O retorno aos estudos obrigará o aluno a cumprir o currículo vigente para a turma na qual está ingressando.
O aluno deverá acompanhar na Secretaria Virtual o deferimento de sua solicitação.

Para retornar aos estudos na UNIP é necessário solicitar a reabertura de matricula.

A carteirinha é emitida eletronicamente e fica disponível na área do aluno após a matrícula.

Sim, o aluno poderá realizar consultas nas bibliotecas da instituição, porém deverá portar a Carteirinha Escolar para se identificar na biblioteca desejada.

É a disciplina a ser cursada pelo aluno que ingressou por meio de transferência ou reabertura ou que teve sua grade curricular alterada. Essa disciplina é da série anterior a atual, porém que ainda não foi cursada pelo aluno.

É a disciplina que foi cursada, porém, o aluno foi reprovado.

O serviço de dispensa de disciplina destina-se a estudantes que cursaram disciplinas em outro curso superior e desejam dispensá-las do curso atual por aproveitamento de estudos, após analise do Coordenador do curso atual.

Após realizar a matrícula é possível solicitar o aproveitamento de estudos de disciplinas que já foram estudadas em outro curso de Ensino Superior de outra Instituição ou da própria UNIP. Esta solicitação só pode ser realizada para alunos ingressantes nas turmas de janeiro e julho e dentro do prazo de disponibilidade para a solicitação.

Após a entrega do conteúdo programático das disciplinas estudadas anteriormente e do histórico escolar será realizada a validação e análise dos documentos.

O contrato do aluno detalha as regras de cobrança das disciplinas de dependência, adaptação e dispensa. Todos os contratos ficam disponíveis para consulta na Secretaria Virtual.

Não. O ambiente virtual e conteúdos ficam disponíveis para o aluno enquanto estiver regularmente matriculado.

Não. O ambiente acadêmico fica disponível apenas para alunos regularmente matriculados.

Não. O diploma será confeccionado e registrado após a colação de grau.

Não. A colação de grau será realizada automaticamente após o fechamento das médias no término do curso.