Notícias
Você está em: Universidade Paulista / Notícias / Professora da UNIP ganha Prêmios Internacionais

Professora da UNIP ganha Prêmios Internacionais

A professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Irenilza de Alencar Nääs foi premiada, em julho deste ano, pela Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (ASABE - American Society of Agricultural and Biological Engineers) e, em junho do ano passado, pela Comissão Internacional de Engenharia Agrícola e de Biossistemas (CIGR - International Commission of Agricultural and Biosystems Engineering).

 

O ASABE Grade of Fellow é a maior honra concedida pela referida Sociedade e homenageia membros por realizações e contribuições extraordinárias para o campo da Engenharia de Sistemas Agrícolas, Alimentares ou Biológicos. A ASABE define como realização profissional meritória quem possui um mínimo de 20 anos de prática ativa relacionada à profissão de Engenharia, ou experiência com ensino, pesquisa e extensão relacionados à Engenharia, e um mínimo de 20 anos como membro engenheiro ou membro ativo da ASABE. A premiação ocorreu durante cerimônia realizada no Encontro Internacional Anual da ASABE, em Spokane, Washington, Estados Unidos, no período de 16 a 19 de julho de 2017.

 

Já o Prêmio CIGR Merit Award foi concedido à professora Irenilza Nääs por sua destacada liderança em construções rurais e pelo impacto significativo de sua carreira na Engenharia Agrícola. A CIGR concede o mérito a um profissional por sua contribuição internacional para o avanço do conhecimento científico em relação à Engenharia e Ciência em prol da agricultura, do meio ambiente, da indústria ou do setor rural na Europa. O vencedor do prêmio deve ter perfil de cientista líder, com forte publicação ou registro de patentes, ter uma compreensão clara dos desafios científicos ante a agricultura, o meio rural e a indústria, além de ter contribuído para a inovação científica ou avanço da Engenharia e ser reconhecido internacionalmente. O prêmio foi entregue durante a 4ª Conferência Internacional de Engenharia Agrícola (CIGR-AgEng2016), realizada em Aarhus, Dinamarca, no período de 26 a 29 de junho de 2016.

 

Breve biografia de Irenilza de Alencar Nääs

 

Irenilza Alencar Nääs é, atualmente, professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (mestrado e doutorado) da UNIP, professora visitante no Mestrado em Zootecnia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem sido homenageada por sua liderança internacional em programas de pesquisa, ensino e extensão na produção animal.

 

Nääs teve uma carreira notável, particularmente como mulher pioneira nas ciências: primeira engenheira civil da Unicamp a receber diploma de mestrado em Engenharia Agrícola na California Polytechnic State University e primeira mulher a obter doutorado em Engenharia Agrícola na Michigan State University. Foi líder em associações profissionais em todo o Brasil e América Latina e atuou como presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, da Associação Latino-Americana e do Caribe de Engenharia Agrícola e da Comissão Internacional de Engenharia Agrícola. Hoje, é diretora e presidente da Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícola (FACTA, Brasil).

 

Depois de completar seu trabalho de pós-graduação, introduziu pesquisas sobre ambiência e construções rurais na produção animal, proporcionando, por meio de publicação de artigos e consultoria em todo o Brasil e países da América Latina, grandes melhorias nas condições e técnicas de instalações de animais. Como educadora, orientou muitos estudantes de pós-graduação e pós-doutorado.

 

Membro há 40 anos da ASABE, Nääs atua em vários comitês, incluindo o grupo Facility and Systems e a comunidade técnica ASABE Plant and Animal Facility Systems. É ex-membro do Comitê de Animal Welfare and Care e do Comitê de Environment of Animal Structures; e membro da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Internacional de Engenharia Agrícola. Faz parte ainda da Comissão Internacional de Engenharia Agrícola e de Biossistemas (CIGR) e da Associação Mundial de Ciências Avícolas.

 

Nääs é autora e coautora de mais de 100 artigos revisados por pares, capítulos de livros e ensaios. Tem uma patente mecânica e quatro patentes de software em seu nome. Sua carreira foi marcada por inúmeros prêmios. Além dos já destacados, em 2015 foi nomeada um dos 100 profissionais mais influentes da produção brasileira de aves e suínos. Recebeu um prêmio especial pelas suas realizações como diretora na escola de extensão da Unicamp. Também recebeu muitos prêmios LAMAS, da FACTA, pelos melhores artigos sobre produção avícola. Em 2009, foi nomeada Mulher do Ano pela Academia de Artes e Ciências de Campinas.



© 1999-2017 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.